Índice de Conteúdo
Não se fala em outra coisa no Brasil e no mundo. Estamos vivendo sob o pânico do famigerado surto de coronavírus, declarado como um pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) há exatamente uma semana, no dia 11 de março de 2020. O caso é de extrema urgência e máxima atenção às medidas preventivas para contenção da doença.
As principais orientações sobre como nos proteger deste vírus têm foco na higiene pessoal em casa, nas ruas e nos transportes públicos. Mas pouco se fala sobre os cuidados que devemos ter dentro de nossos automóveis.
Levando em consideração o tempo que se passa dentro do carro, não podemos esquecer da importância de manter o automóvel limpo, higienizado e livre de riscos do coronavírus e outras doenças.
Por isso, a Mix Auto listou 10 dicas de como se preservar e cuidar do seu carro para evitar a contaminação da Covid-19.
#1 Atenção dobrada ao volante, manopla do câmbio e freio de mão!
As maçanetas (256 bactérias por cm²), alavanca de câmbio (256 bactérias por cm²) e freio de mão (115 bactérias por cm²) são as partes mais tocadas do carro e, consequentemente, um verdadeiro ponto de encontro para vírus, bactérias e fungos.
Um teste realizado e apresentado em reportagem pelo AutoEsporte identificou que o volante do carro pode possuir mais bactérias do que a tampa do vaso sanitário de um banheiro público e 6 vezes mais do que a tela do celular, com um total de 600 a 700 bactérias por centímetro quadrado do volante.
Estes dados por si só (e sem a presença do coronavírus) já são suficientes para despertar nossa atenção. Não fazer a higienização do volante também aumenta o risco de contato com bactérias responsáveis por infecções respiratórias, de garganta e/ou de pele.
Alguns produtos podem danificar as partes plásticas, tecidos sintéticos ou 100% couro, por isso, busque centro automotivos para realizar a limpeza adequada!
A Mix Auto possui o serviço de higienização interna automotiva, limpando detalhadamente teto, estofados, painel, lateral de portas, carpetes e porta-malas.
#2 Limpeza com ozônio ou Oxi-Sanitização para remoção de fungos e bactérias
A limpeza com ozônio, ou oxi-sanitização, é um método pouco conhecido e até mesmo ofertado no mercado automotivo, que envolve aplicar ozônio de forma direta e em altas concentrações para higienizar o carro com maior efetividade.
A eficácia da higienização com ozônio age, principalmente, na eliminação de fungos, bactérias e odores orgânicos, dando conta até mesmo do forte cheiro de cigarro.
Por ser 200 vezes mais forte do que o cloro, o ozônio também é utilizado na higienização de ambientes hospitalares e hotéis.
Apesar da utilização de produtos químicos, se aplicada corretamente, a oxi-sanitização é segura e não prejudica tecidos ou estruturas, não irrita pele, unhas, cabelo ou olhos e é ecologicamente correta.
O procedimento de limpeza com ozônio oferecido pela Mix Auto Center é rápido, efetivo e pode ser feito em qualquer carro.
Inclusive, estamos oferecendo a limpeza com ozônio com 10% OFF para motoristas de táxi ou aplicativos como Uber, 99Taxi, Cabify, Lady Driver, dentre outros. Entre em contato através de nosso chat para solicitar!
#3 Não utilize álcool 70% ou esponja de melamina: aprenda a fazer a higienização correta
O uso do álcool 70% é realmente a opção mais prática, mas não a mais indicada para realizar a limpeza. O álcool pode manchar tecidos sintéticos e até mesmo o envelopamento em 100% couro.
A esponja de melamina (polímero feito a base de nitrogênio e formol) é abrasiva e não é indicada para materiais porosos. Ou seja, também prejudica o volante, pois ataca tecidos de couro, borracha e plástico mais escuro.
Se você cuida da aparência do seu volante e deseja realizar a higienização correta em casa, o ideal é utilizar um pano com água e sabão neutro ou sabão de côco, no mínimo uma vez por semana.
Já na higienização profissional, a limpeza é feita com um produto específico, que desinfeta o volante sem danificar o material. Também por isso, é a mais recomendada.
ATENÇÃO: Em casa ou na oficina, deve-se tomar muito cuidado com a eletrônica embarcada com o volante. A entrada de água nessa área pode danificar o funcionamento dos componentes.
#4 Limpe todos os cantos!
Algumas impurezas permanecem em locais escondidos ou de difícil acesso, e podem acumular-se nas costuras, dobras dos bancos ou em partes plásticas.
Por isso, utilize um aspirador adequado para que tudo seja devidamente limpo. Esse trabalho pode ser feito em casa ou em auto centers especializadas.
#5 Janelas abertas = Ar renovado
Por recomendações de especialistas, o ideal para garantir a saúde do ar no interior do carro é manter as janelas abertas e proporcionar a ventilação natural.
Mas, se o sistema de ar-condicionado do seu carro estiver devidamente higienizado, isso fica a critério do motorista.
#6 Faça a Higienização do Ar-Condicionado Automotivo
Além das altas temperaturas, o período de chuvas (primeiro trimestre do ano) também afeta o cotidiano dos brasileiros. Enfrentar essas situações sem o auxílio do ar-condicionado do carro não é fácil.
Na atual situação, com o coronavírus e com as mudanças climáticas, a opção de ligar o ar-condicionado automotivo pode agravar os riscos de contaminação, se este não estiver devidamente higienizado. Por isso, é imprescindível manter a higienização do ar-condicionado automotivo em dia.
Além de acabar com o mau cheiro e corrigir a dificuldade de ventilação do sistema, a higienização do ar-condicionado automotivo ajuda a evitar problemas respiratórios.
É indicado que a troca dos filtros do ar-condicionado automotivo seja realizada a cada 6 meses. Dada a atual situação da pandemia de Covid19, o mais recomendado é realizar a troca o quanto antes, caso não tenha sido feita no prazo indicado dos últimos 6 meses.
O serviço de Higienização do Ar-Condicionado consiste na limpeza com produtos específicos e/ou troca do filtro do aparelho.
Para realizar a higienização do seu Ar-Condicionado procure por centros automotivos especializados, assim como a Mix Auto.
#7 Bancos e carpetes devem ser aspirados e higienizados
Além da higienização com aspirador, é importante manter os bancos e carpetes limpos com produtos específicos ou soluções de sabão neutro e água.
Os bancos de couro são mais fáceis de serem limpos e higienizados neste processo.
Também é importante secar muito bem os bancos e carpetes para que não haja o efeito contrário de proliferação das bactérias. Dias de sol são necessários e contribuem muito para este processo.
#8 Higienização do carro: tenha álcool gel sempre por perto
Utilize o álcool 70% nas superfícies plásticas, sem correr riscos de estragar o material (o álcool gel pode manchar tecidos sintéticos e couro).
Além disso, como o carro é praticamente a extensão de casa, é sempre válido limpar as mãos e manter a higiene pessoal em dia. Por isso, tenha o álcool gel 70% a fácil acesso para que você possa limpar as mãos após tossir, espirrar ou pegar em algum objeto possivelmente contaminado.
#9 Higienização do carro: não deixe lixo no carro
O lixinho interno do carro ajuda no cotidiano, mas, esse pequeno acessório pode prejudicar sua saúde. E não tem nada a ver com quantidade, mas sim com o acúmulo de elementos potencialmente perigosos.
Além da manutenção e higienização do ar-condicionado, a limpeza interna do veículo deve ser primordial.
Em tempos de coronavírus acabamos usando lenços de papel com frequência e esses papéis podem conter secreções.
Outro problema é a presença de matéria orgânica no interior do carro, como folhas e restos de alimentos que irão atuar para o crescimento de fungos e bactérias.
Por isso, esvaziar o lixinho interno do carro diariamente é tão importante.
#10 Reforce a higiene dos passageiros
Por último, mas não menos importante, essa dica vai além dos motoristas de aplicativo.
Ao transportar pessoas, principalmente crianças e idosos, disponibilize álcool gel ou soluções de água e sabão neutro e lenços descartáveis de fácil acesso para a higienização das mãos.
A medida preventiva reduz os riscos de contaminação da Covid-19, bem como outras bactérias responsáveis por infecções respiratórias, de garganta ou alergias.
Onde fazer a Higienização do carro em São Paulo
A Mix Auto Center é uma rede de centros automotivos que atua há mais de 10 anos no mercado, prezando sempre pelo melhor atendimento e serviços prestados por nossas equipes de especialistas em mecânica automotiva, estética automotivo e instalação de acessórios automotivos.
Em nossas unidades Ipiranga e Tatuapé, realizamos os seguintes serviços de higienização automotiva:
- Higienização Automotiva Interna
- Higienização Automotiva Interna para picapes e SUVs
- Hidratação dos Bancos de Couro do automóvel
- Lavagem Ecológica a Seco para carros
- Revitalização do Painel do Carro e Plásticos Internos
- Higienização do Ar-Condicionado Automotivo
- Limpeza com Ozônio (Oxi-Sanitização)
- Troca dos Filtros do Ar-Condicionado Automotivo
- Troca dos Filtros de Cabine
- Pacote Renova: Lavagem Ecológica + Lavagem Técnica do Motor + Polimento + Cristalização + Higienização Interna
Entre em contato via chat ou telefones para solicitar um orçamento e agendar sua visita!
MIX AUTO CENTER TATUAPÉ
Rua Tijuco Preto, 403 – Tatuapé – Próximo ao Metrô Tatuapé
11 3807-6054
WhatsApp: 11 94805-0436 / 11 97503-9098
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436
E-mail: sac@mixauto.com.br /vendas@mixauto.com.br
1. Qual a diferença entre epidemia e pandemia?
A Epidemia surge quando há um surto em várias regiões, dentro de um mesmo território. Ou seja, se uma doença se espalha por diversos bairros do mesmo um município, é uma epidemia.
A Pandemia nada mais é do que uma extensão da Epidemia, mas em grande escala e com piores cenários. Ou seja, quando aquela doença do bairro se espalha a nível mundial.
O Coronavírus já era existente desde a década de 1960. O que estamos presenciando é uma mutação deste vírus, que recebeu a nomenclatura de 19-NCov (Covd-19).
Os primeiros casos surgiram na China, e teve como originalidade um mercado de frutos do mar em Wuhan, que foi fechado para limpeza e desinfecção.
3. Quem descobriu o Covid-19?
O oftalmologista chinês Li Wenliang é apontado como um dos primeiros a identificar a existência do surto de coronavírus e alertar as autoridades.
Em 30 de dezembro, o médico de 34 anos enviou uma mensagem a alguns colegas, alertando sobre um possível surto de doença respiratória com sintomas semelhantes aos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, (SARs-CoV), doença que matou mais de 700 pessoas no início dos anos 2000.
A polícia chinesa investigou Li Wenliang e outros sete médicos sob acusação de “espalhar boatos” relacionados ao surto.
Apenas uma semana após o alerta, Li Wenliang veio a óbito em decorrência da doença. Ele era casado e tinha uma filha de cinco anos.
4. Quem está na zona de risco do Covid-19?
O coronavírus se assemelha a uma gripe, com danos a respiração, dores de cabeça, coriza e cansaço físico.
Para um adulto saudável, o vírus prejudicará de uma forma leve, causando transtornos, mas que podem ser tratados em casa.
Mas, existe um grupo de risco que irá sofrer com essa “gripe”. Dentre eles estão asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos e idosos.
A descoberta deste vírus ocorreu em Wuhan, China, em dezembro. Em pouco menos de um mês, cerca de 180 mil pessoas contraíram a Covid-19 ao redor do mundo.
Apesar de atingir diversos países, A china continua sendo o epicentro da doença.
O país sofreu com cerca de 80,9 mil casos. Segundo da Itália, com 21 mil casos.
Os primeiros casos surgiram em Wuhan, região da China. E, de forma rápida, o que era uma epidemia, virou uma pandemia, atingindo cerca de 197.146 pessoas ao redor do mundo.
Além disso, já foram registrados 7.905 mortes.
Os números podem ser assustadores, mas medidas já foram tomadas para conter o avanço de novos casos.
7. Só o álcool gel 70% é efetivo contra o vírus?
As melhores formas de higienização contra o coronavírus são o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão neutro. Isso porque estes métodos quebram a cápsula de gordura protetora do vírus.
Por estar envolto de gordura, o Covid-19 não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano. De acordo com especialistas, ele dura de 6 a 24 horas, dependendo da temperatura do ambiente.
Até o fechamento desta matéria (18 de março de 2020), cerca de 6.507 mortes já foram confirmadas pelo novo vírus Covid-19.
As fatalidades estão registradas em 43 países, sendo a China o principal epicentro da pandemia.
Confira os 10 países com maior índice de óbitos pelo coronavírus:
1- Holanda: 20 mortes
2- Japão: 24 mortes
3- Reino Unido: 35 mortes
4- Estados Unidos: 69 mortes
5- Coreia do Sul: 75 mortes
6- França: 127 mortes
7- Espanha: 288 mortes
8- Irã: 724 mortes
9- Itália: 1811 mortes
10- China: 3217 mortes
De início, o coronavírus costuma causar doenças mais graves e acaba assustando a população. Mas, ao passar por processo de adaptação em nossos corpos, acaba tornando-se mais fraco. Isso porque, naturalmente, criam-se anticorpos que detêm esse vírus.
Vemos isso acontecendo na China, onde já foi decretado o fim do pico do surto.
E, para que a pandemia chegue ao fim, é necessário tomar as devidas medidas para que esse vírus não contamine mais pessoas. Principalmente o grupo de risco.
Por isso, as autoridades de saúde orientam para que todos, se possível, fiquem em casa, evitando novos contágios.
Infelizmente não há uma data concreta, pois tudo dependerá das medidas tomadas por cada cidade ou país.
O novo coronavírus já atingiu cerca de 124 mil pessoas ao redor do mundo (dado obtido até o fechamento desta matéria, em 17 de março de 2020); E como vírus não faz distinção de credo, cor ou classe social, todos estamos sujeitos à infecção e aos riscos da Covid-19.
Diversos artistas e famosos atestaram positivamente ao Covid-19. Dentre eles estão:
- o ator Tom Hanks e sua esposa, Rita Wilson;
- o ator de “Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw”, Idris Elba;
- o ex vocalista da banda NX Zero, Di Ferrero;
- a cantora, atriz e apresentadora Preta Gil, filha do músico Gilberto Gil;
- a atriz Fernanda Paes Leme;
- o ator norueguês Kristofer Hivju, famoso por interpretar Tormund Giantsbane na série Game of Thrones;
- a atriz americana Rachel Matthews;
- Janet Broderick, irmã do ator norte-americano Matthew Broderick (o Ferris Bueller de “Curtindo A Vida Adoidado”);
- Rudy Gobert, o jogador de basquete profissional da NBA que zombou do alerta sobre o coronavírus e tocou nos microfones de jornalistas para ironizar o Covid-19;
- Daniele Rugani, zagueiro da Juventus (clube italiano de futebol profissional);
- a atriz e modelo ucraniana, naturalizada francesa, Olga Kurylenko – que não conseguiu leito em hospital de Londres após diagnóstico de coronavírus
- o empresário britânico e atual diretor executivo da Universal Music Group, Lucian Grainge;
- Sophie Gregoire, mulher do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
- Secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foi diagnosticado com coronavírus.
- Tim Hubers, zagueiro do Hannover 96 foi diagnosticado com coronavírus no dia 11 de março.
- Jonathas Jesus, ex-jogador do Corinthians, atualmente jogando pelo Elche, da espanha, foi o primeiro futebolista brasileiro a testa positivo para o coronavírus.
- Treinador espanhol, Mikel Arteta, testou positivo para o Covid-19.
- Príncipe Charles, 71 anos, herdeiro do trono britânico, foi diagnosticado com o coronavírus.
- Cantor Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial
- Ed O’Brien, guitarrista da banda Radiohead está com sintomas do novo coronavírus, mas, no País de Gales, onde se encontra isolado, os testes só estão sendo realizados em idosos, não confirmando o caso.
- Vocalista dos Rammsteisn, Till Lindemann está internado na Rússia após apresentar os primeiros sintomas do Coronavírus
- A Ativista Luisa Mell e o Marido foram atestados positivamente para Coronavírus. Ambos já estão em casa, recuperados.
- Xand Avião, também já está recuperado do novo Coronavírus.
- A atriz Sophia Myles e seu pai, Peter Myles, que faleceu devido ao coronavírus.
- Plácido Domingo, cantor de ópera.
- O Ex-produtor de filmes Harvey Weinstein.
- Daniel Dae Kim, Ator do seriado Lost e Hawaii Five-0
- Atriz Debi Mazar, conhecida por seu papel da vilã Regina, no filme Beethoven 2.
- O apresentador de Weekend Today, Richard Wilkins.
Mark Blum, ator de “Crocodilo Dundee”, faleceu, aos 69 anos, devido ao Coronavírus, no dia 26 de março.
O arquiteto Vittorio Gregotti veio a óbito, aos 92 anos, no dia 15 de março de 2020 em decorrência da Covid-19.
11. As pandemias mais perigosas da história
O Coronavírus pode estar assustando diversas pessoas devido a sua proporção. Mas, ao longo da história, tivemos outros grandes casos de epidemia, confira:
Peste Negra
A peste bubônica ganhou ficou conhecida como peste negra por ser a pior epidemia da Europa, no século 14. Levando a óbito cerca de 50 milhões pessoas.
Ela foi, aos poucos, combatida à medida que a higiene foi sendo melhorada.
Cólera
A Cólera ficou conhecida em 1817, mas ao longo dos anos, o vírus foi sofrendo mutações, causando novos ciclos epidêmicos, levando a óbito centenas de mortos.
A contaminação é feita através da água ou alimentos contaminados.
Tuberculose
Os primeiros sinais da tuberculose foram encontrados em esqueletos. O combate a doença teve um avanço em 1882, após identificarem o causador: bacilo de Koch.
Sua Transmissão é feita através de pessoas contaminadas, por meio das vias respiratórias.
Varíola
A Varíola ficou presente na humanidade por mais de 3 mil anos. Figuras conhecidas como o Rei Luís XV da frança tiveram a doença.
Assim como outras enfermidades, a varíola era transmitida de pessoa para pessoa.
Gripe Espanhola
A Gripe Espanhola foi uma das maiores calamidades da humanidade, considerada a mais grave.
Essa pandemia afetou o presidente brasileiro Rodrigo Alves.
A contaminação é feita pelo ar, através da saliva e espirros.
Febre Amarela
A Febre Amarela teve origem na Etiópia entre os anos de 1960 a 1962. A pandemia atingiu os continentes da África e Américas.
A contaminação é feita por um mosquito transmissor.
12. Quais são as doenças mais perigosas do mundo?
Existem algumas doenças consideradas como as mais perigosas e, assim como o coronavírus, as transmissões são rápidas. Confira
Febre Hemorrágica de Marburg
A Febre Hemorrágica de Marburg causa hemorragia grave, com uma taxa de mortalidade de até 88%.
O vírus pode estar ligado aos morcegos frugívoros e a transmissão em humanos é feita pelo contato sanguíneo, sexual ou outras trocas de fluidos corporais.
Ebola
O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976. Só nessa época, cerca de 80% afetadas vieram a óbito.
HIV
HIV, também conhecido como vírus da imunodeficiência humana, é considerado uns dos mais perigosos do mundo. Esse vírus é conhecido pela alta mortalidade.
Dengue
De acordo com a OMS, cerca de 100 milhões de pessoas por ano são infectadas pela dengue. A doença é transmitida por mosquitos e os sintomas se assemelham aos da gripe.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ainda não é possível afirmar quanto tempo o vírus sobrevive, podendo ser algumas horas ou dias. Isso pode depender das condições do local. Mas, pesquisadores afirmam que ele parece se comportar como outros tipos de coronavírus, cerca de 24 horas ou de dois a três dias em superfícies de aço inoxidável.
A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de pequena gotículas do nariz ou da boca de uma pessoa com a doença.
Por isso, limpe sempre as mãos antes de levá-las a boca, nariz ou olhos, com álcool 70% ou água com sabão.
Estamos atendendo a clientes seletos, via sistema Leva e Traz, e seguindo como referência pela qualidade de atendimento e serviços prestados, com total atenção aos cuidados preventivos contra a pandemia do coronavírus.
É imprescindível estar de olhos abertos para a urgência da atual situação, seguindo frente, única e exclusivamente, mediante às ações de prevenção.
Seguindo as premissas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Anvisa, reforçamos a higienização de nossas oficinas.
Vale ressaltar que colocamos saúde e bem-estar em primeiro lugar. Aos primeiros sintomas da doença, nossos colaboradores serão imediatamente dispensados para repousar e cuidar da saúde.
Felizmente, ainda não houve necessidade de afastamento sob esta condição dentre todos os colaboradores de nossa cautelosa equipe.
Unidos, seguiremos em frente neste combate! E unidos venceremos, sem deixar a peteca cair!
Recomendações e cuidados contra o COVID-19 na Mix Auto Center
- Mínimo contato físico possível!
Não estranhe a ausência do tradicional aperto de mão. Estamos seguindo as recomendações sugeridas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa e evitando ao máximo o contato físico entre equipe, fornecedores e clientes.
- Deixe seu carro na oficina e retorne apenas após o término dos serviços!
Apesar de oferecermos sala de espera climatizada em nossas unidades, estamos aconselhando nossos clientes a não aguardarem em ambiente fechado.
Mesmo deixando as portas das salas abertas, o mais recomendado é deixar o carro na oficina e retornar apenas mediante ao término do(s) serviço(s), assim que entrarmos em contato.
- Uso efetivo de álcool gel 70%
Além da lavagem e higienização das mãos conforme orientações da Anvisa, também estamos higienizando as máquinas de cartão antes e após o uso, bem como nossas ferramentas e instrumentos de trabalho, além de partes do carro em que temos contato durante a realização dos serviços, como botões dos vidros elétricos e acionadores de para-brisa.
- Plástico film no volante e na manopla do câmbio
Já é de praxe isolar volante e manopla do câmbio (a bolinha da marcha) com plástico filme no dia-a-dia de nossa equipe. A medida de higiene sempre foi adotado em nossas unidades e apenas reforçamos a medida para com nossos clientes.
- Atenção a nossos talentos
Aos primeiros sinais de manifestação dos sintomas da doença, nossos colaboradores são imediatamente dispensados para repousar e cuidar da saúde. Até o momento, felizmente não houve necessidade de afastamento sob esta condição em toda nossa cautelosa equipe.