Índice de Conteúdo
Suspeito de estar com problemas na suspensão do meu carro, como identificar?
Está ouvindo barulhos estranhos quando o carro passa por alguma irregularidade na pista? Isso pode ser um sintoma de problemas na suspensão do seu veículo.
Vamos falar um pouco sobre este que é um dos mais importantes sistemas do seu automóvel!
O que é o sistema de suspensão?
É o sistema responsável pela correção das irregularidades da pista, da estabilidade do veículo nas quatro rodas e a absorção dos impactos que o veículo sofre.
Hoje em dia, com o avanço na tecnologia, cada vez mais a suspensão tem transformado a experiência do motorista em algo mais confortável, sentindo menos os obstáculos do trajeto e sentindo cada vez mais, o pleno controle do veículo.
Peças que compõem o sistema de suspensão
Existem diversos tipos de suspensão automotiva. As mais comuns encontradas nos veículos do Brasil são: suspensão independente e suspensão semi-independente.
Dentre as peças que fazem parte do sistema de suspensão, podemos citar: Amortecedores, molas, bandeja ou braço oscilante, bieletas, barra estabilizadora, buchas, coxins entre outras.
Como identificar problemas na suspensão?
Quando o veículo apresenta problemas na suspensão, os impactos absorvidos costumam produzir ruídos nas regiões danificadas.
Por exemplo: sempre que você passa com o veículo por uma oscilação na pista com a roda direita, você consegue sentir e ouvir pequenos estalos. Cuidado! Isso pode ser desgaste na região da bieleta/barra estabilizadora.
Claro que isso é somente um exemplo, pois o problema pode estar em qualquer lugar da suspensão
O correto a ser feito é levar o veículo em uma oficina de confiança para que o especialista possa te dar um diagnóstico mais preciso do real problema.
Segundo o mecânico, o problema é nos amortecedores. O que devo fazer?
Se o problema é nos amortecedores do veículo, é recomendado que seja feito a troca de ambos os lados, para que os amortecedores não trabalhem descompensados ou sofram de um desgaste maior pela ineficiência do amortecedor que não foi substituído.
Amortecedores recondicionados não é uma boa escolha, pois os componentes internos do mesmo raramente são substituídos, o óleo que é colocado, normalmente não segue as especificações do produto original, sendo assim, para evitar problemas recorrentes, é melhor fazer a manutenção corretamente, substituindo os amortecedores gastos por novos.
Como fazer essa troca com segurança?
No caso de não ter experiência com manutenção automotiva, é importante que a manutenção seja feita por um profissional de confiança, para evitar que algum componente seja danificado ou recolocado de maneira errada, e, ao invés de resolver o problema, irá acarretar em mais problemas. Segue aqui um passo a passo de como fazer essa substituição.
- Remover a roda do veículo: afrouxe os parafusos antes de elevar o veículo para facilitar e remoção dos parafusos. Após elevar o veículo, certifique-se que o mesmo está imobilizado por cavaletes ou suspenso por um elevador. Feito isso basta remover os parafusos e retirar a roda do veículo.
- Remover todos os componentes que estão ligados ao amortecedor: normalmente, a bieleta fica ligada ao amortecedor através da barra estabilizadora, e é necessário remover o parafuso que a segura. Dependendo do veículo, o flexível de freio fica apoiado no amortecedor, por uma presilha, desprenda o flexível para evitar danos no mesmo.
- Remover os parafusos que ligam o amortecedor e a manga de eixo: costumam ser 2 ou 3 parafusos que seguram a manga de eixo no amortecedor. Após remover os parafusos, o amortecedor estará solto. Lembrando que a manga de eixo também estará solta, é interessante colocar algo para segura-la.
- Retirar o amortecedor antigo: para retirar os amortecedores do veículo, basta retirar os parafusos que ficam embaixo do capô, na torre do amortecedor. É interessante chamar alguém para segurara o amortecedor, para evitar que o mesmo caia no chão.
- Remover o amortecedor da mola: antes de retirar a porca que mantém a mola presa ao amortecedor, utilize um compressor de molas para comprimi-las, evitando assim que a mola saia bruscamente após retirar a porca. Com as molas comprimidas, basta retirar a porca que segura o rolamento do amortecedor e pronto, o amortecedor já pode ser trocado.
- Trocando e recolocando as peças novamente no veículo: após fazer a substituição dos amortecedores, basta recolocar a haste do amortecedor de volta no coxim do amortecedor, prendendo com a porca novamente, antes de soltar o compressor de molas. Feito isso, basta remover os compressores .
- Colocando os amortecedores no lugar: agora é preciso colocar novamente os amortecedores na manga de eixo. Não esqueça de recolocar todos os itens no lugar também, como a presilha retirada.
- Colocar o amortecedor de volta na torre: basta posicionar corretamente o amortecedor na torre e prender novamente os parafusos.
- Recolocando a roda no veículo: após fazer a substituição do amortecedor, basta colocar a roda novamente no veículo. É interessante fazer o alinhamento do veículo após a substituição do amortecedor, para evitar que o carro fique puxando para algum lado.
O que acontece se não for feito a troca dos amortecedores?
Se a troca dos amortecedores não for feita conforme a necessidade do veículo, a absorção do impacto irá sobrecarregar as outras peças da suspensão, como as buchas e coxins, deixando o carro cada vez mais sensível aos impactos, aumentando o desgaste das peças, trazendo instabilidade no controle do veículo, tirando todo o conforto de quem está a bordo do mesmo.
Valor aproximado do serviço/ tempo de duração?
Esse tipo de mão de obra costuma variar dependendo do veículo, somado ao preço aproximado de amortecedores mais comuns no mercado, o preço total da manutenção fica por volta de R$ 515,00 e o tempo estimado aproximadamente de 1 a 2 horas dependendo do veículo.
Conheça a MixAuto Center!
A MixAuto possui mais de 10 anos no mercado, oferecendo uma linha completa de acessórios automotivos para customização e peças originais de reposição!
Trabalhamos apenas com produtos de marcas reconhecidas por qualidade, para que possamos oferecer a você cliente, o melhor sempre!
A MixAuto é referência em atendimento! Contamos com uma equipe de profissionais treinados, capacitados para orientar e prestar os melhores serviços.
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!