Índice de Conteúdo
Neste post iremos mostrar para vocês o que é direção hidráulica, a história da direção assistida e como tudo começou, problemas e sintomas do sistema, além de apresentar um caso real onde um Volkswagen Fox apresentava problema de direção hidráulica. Boa leitura!
A direção hidráulica é um sistema que utiliza da mecânica dos fluidos para transformar o processo de definir a trajetória do seu veículo mais fácil, sem exigir muito esforço do condutor.
Exigindo menos do condutor, a viagem acaba sendo mais cômoda e pratica, mas esse não é o único benefício da direção hidráulica, você sabe quais são os outros?
Bom, para começar, segurança, em um carro com direção mecânica, o contato do condutor com a direção em si é direto, ou seja, qualquer buraco ou ondulação que o condutor pegue trafegando com o seu veículo, irá ter um reflexo gigantesco no volante, podendo causar um acidente.
Em um carro com direção hidráulica, o reflexo das imperfeições do asfalto são menores, por conta que o condutor precisa de menos esforço para conduzir do veículo além do sistema absorver parte dos impactos.
História da Direção Hidráulica.
No final do sec. 19, mais precisamente em 1876, afim de inventar e inovar no ramo automotivo, um homem apelidado de Fitts, do qual se sabe pouco sobre, instalou um projeto de uma direção hidráulica feita em casa em um carro antigo, sendo assim o primeiro relato desta tecnologia no mundo.
Alguns anos depois em 1900, um americano chamado Robert E. Twyford, no estado da Pensilvânia patenteou um projeto de um carro com tração nas quatro rodas juntamente com a direção hidráulica, um marco para a época.
É claro que Twyford teve grande influência no assunto, porém quem realmente fez isso se tornar real foi o também americano Francis W. Davis, que em 1926 inventou definitivamente a direção hidráulica e instalou em seu carro.
Confiante de sua invenção, viajou 12 dias de Nova Iorque para Los Angeles para apresentar sua ideia nas indústrias automotiva.
Empresários importantes das fabricantes ficaram interessados na direção hidráulica, porém só foi utilizada oficialmente quase 30 anos depois em 1950 pelo Chrysler Imperial, sendo o primeiro carro de produção equipado com direção hidráulica, após 2 anos toda a indústria automotiva estava utilizando.
Quais são os componentes da Direção Hidráulica?
Antes de saber como funciona a direção hidráulica, irei te mostrar e te explicar mais sobre os componentes que compõe o sistema, vamos lá!
Bomba hidráulica – Um dos principais itens deste sistema, é responsável por gerar pressão de óleo suficiente para movimentar o pistão hidráulico da caixa de direção.
Válvula rotativa – Tem a função de direcionar para qual lado do pistão hidráulico irá o óleo sob pressão mecanicamente, somente pelo giro do volante.
Sua estrutura principal é fixada na coluna de direção e possui canaletas das quais permitem a passagem do óleo conforme o ângulo do volante.
Pistão hidráulico – A sua função é receber a pressão do óleo direcionado pela Válvula rotativa para então, movimentar a cremalheira e assim exigir menos esforço do condutor ao virar o volante do veículo.
Como funciona a Direção Hidráulica?
A direção hidráulica tem um princípio de funcionamento bem básico, porém como realmente funciona é algo realmente bem interessante e mais complexo do que parece, mas calma que irei te explicar em alguns curtos parágrafos como é seu funcionamento. Vamos lá:
Ao girar o volante, Consequentemente o condutor estará girando a coluna de direção, que por sua função irá movimentar a válvula rotativa e o pinhão.
O pinhão é uma engrenagem que fica no final da coluna de direção junto da cremalheira, e tem a função de direcionar para qual lado as rodas irão virar, pelo contato mecânico das engrenagens.
Após o movimento do volante as aletas da válvula rotativa se coincidem com as tubulações que vem da bomba hidráulica, dirigindo o fluido com pressão para um dos lados do pistão hidráulico.
Após o direcionamento do fluido sob pressão, o pistão irá se movimentar para o lado desejado, movimentando o semieixo que por sua vez movimenta a roda, dirigindo o veículo para a direção correta.
Perguntas comuns sobre Direção Hidráulica
Como toda maquina, um dia ela irá precisar de uma manutenção, tanto preventiva tanto como corretiva, sendo assim irei citar alguns problemas e defeitos que a direção hidráulica pode vir a apresentar algum dia.
Volante Descentralizado, e agora?
Um problema muito comum hoje em dia e muito mais comum nas grandes metrópoles, por conta do asfalto irregular e o excesso de buracos na via.
Com esses problemas de infraestrutura, se estivermos dirigindo em uma velocidade moderada e acabar caindo em um buraco grande, podemos alterar o alinhamento da direção do veículo, ou seja, ficar com o volante torto.
Para resolver este problema, o condutor deverá levar um carro em especialista para que possa verificar a integridade do sistema ou realizar um simples alinhamento!
Porque a direção hidráulica fica pesada?
Você já dirigiu algum carro com a direção hidráulica dura? Existem diversos fatores que podem causar este problema, irei citar alguns mais comuns e por que eles são causados.
Obstrução das mangueiras e conexões: com esse defeito, o motor não consegue gerar a pressão suficiente para então movimentar a cremalheira, deixando a direção trabalhar sem o sistema hidráulico.
Esse defeito pode ocorrer por conta das impurezas geradas pelo desgaste natural dos componentes internos do sistema.
Correia Frouxa: gerando pouca rotação para a bomba hidráulica, ela se torna incapaz de gerar a pressão suficiente para movimentar o sistema.
Esse defeito pode ser causado pelo desgaste da correia ou afrouxamento do tensionador.
Outro problema causado pelo afrouxamento é um chiado constante e alto ocorrido pelo atrito da correia com a polia.
Ar no sistema hidráulico da bomba: Este item pode causar um barulho alto na região do cofre do motor ao esterçar o volante ou até mesmo com o volante reto.
Para o correto reparo, é necessário realizar uma sangria completa e a correta aplicação do fluido.
Vazamento de Direção Hidráulica
Como todos os outros problemas mencionados, existem alguns fatores e itens que pode estar danificados para ocorrer algum vazamento como:
Vedação danificada: Caso seja realmente esse o problema, o vazamento pode ser mínimo, gerando uma humidade de óleo nas mangueiras e tubulações do sistema ou em partes próximas.
Cremalheira danificada: Para acontecer algum dano na cremalheira é necessário que haja uma oxidação em sua carcaça ou por riscos em si.
Ruídos hidráulicos: Neste caso pode ser algumas coisas bem simples e fáceis de serem resolvidas, como por exemplo:
Mangueiras ou tubulações em contato com outros componentes: Para que isso ocorra foi necessário que em uma montagem ou manutenção de algum componente próximo, se de o descuido de deixar próximo demais ou encostado algum item nas tubulações da direção hidráulica.
Tubulações amassadas ou dobradas: Caso as Tubulações estejam dobradas, o fluido sob pressão vai ter uma vazão menor ao encontrar o vinco gera um ruído diferente de todos do motor.
Isso pode ocorrer por conta de impactos realizados sobre a tubulação.
Caso Real: Vazamento de Óleo da Direção Hidráulica Fox 2014
Como todo real aprendizado vem da prática, nada melhor do que expor e compartilhar do nosso conhecimento e da nossa prática com vocês, para que fiquem melhor informados e busquem informações de qualidade.
No mês de Maio de 2019, recebemos um cliente com um VW Fox, que estava se queixando de um barulho que ele ouvia ao esterçar a direção do carro, tanto para a direita quanto para a esquerda. Foi prontamente atendido pelo nosso Especialista Mecânico Erick Albuquerque.
Sempre buscamos obter o máximo de informações do cliente antes de ir ao carro.
Em busca do problema relatado, após escutar todos os relatos do cliente, o mecânico verificou que o problema estava no sistema de direção, pois ao realizar o diagnóstico, foi constado que o reservatório de Óleo da Direção hidráulica estava vazio, ou seja, o sistema continha vazamento.
Prováveis causas do defeito na Direção
Para este problema ser ocasionado, existem alguns itens que podem ser danificados, como por exemplo, alguma mangueira furada, caixa de Direção danificada ou reparos desgastados, bomba hidráulica vazando, reservatório de óleo hidráulico danificado.
Após tentar verificar o problema com o carro em solo, não obtivemos sucesso e tivemos que levantar o carro no elevador, onde foi constatado que o problema se encontrava na mangueira que fazia a ligação da bomba a hidráulica a caixa de Direção hidráulica, a mesma possui um vazamento em sua parte de alumínio, e deveria ser substituída ou realizar um reparo na mesma (solda).
Problemas que podem vir a acontecer caso o problema na direção não seja solucionado
Se o vazamento não for resolvido, o sistema de Direção hidráulica vai trabalhar vazio, com isto o problema pode se agravar, devido à falta de fluido no sistema, a bomba hidráulica pode vir ser danificada. Por não ter sido desenvolvida para trabalhar sem pressão, caixa de direção pode até quebrar devido a este pequeno problema, caso isso ocorra com o veículo em movimento, o condutor pode perder o controle do veículo, causando um possível acidente.
Ferramentas e equipamentos utilizados neste serviço automotivo
Para a realização deste serviço com excelência e qualidade, utilizamos as ferramentas listadas abaixo:
- Elevador automotivo,
- Chaves Fixas e combinadas,
- Jogo de boca e catraca,
- Reservatório para o descarte de Óleo,
- Pano Seco.
Tempo Estimado de Conserto de Direção Hidráulica
Para realizar o reparo da caixa de direção, foram orçados dois tipos de serviços diferentes
Realizando a substituição da mangueira, tendo a nova em mãos, o tempo pode variar de 2 à 3 horas (o prazo pode sofrer alteração caso algum componente não esteja em suas condições normais de trabalho), contabilizando a remoção e montagem da mangueira nova, além de realizar todos os teste necessários para verificar se o sistema está trabalhando normalmente sem vazamentos.
No caso do reparo por soldagem, o nosso tempo estimado de serviço aumentará, devido a necessidade de encaminhar a tubulação para um especialista em solda de alumínio, porém os demais procedimentos de montagem são os mesmos.
Custo do serviço em nosso Centro Automotivo
Caso o proprietário optar pela troca da tubulação, o custo do serviço fica em Média R$800, o valor das peças junto com a mão de obra. Se o proprietário optar em fazer o reparo (solda), o valor fica em média R$650.
Bônus – Direção Hidráulica
Qual é a melhor direção, hidráulica ou elétrica?
De fato seria a Direção elétrica, por possuir uma macies e uma tecnologia embarcada maior, mas não podemos desmerecer quem foi a revolucionária no assunto, a direção hidráulica.
Porém irei citar algumas vantagens e desvantagens dos dois tipos de direções assistidas citados acima.
Vantagens e desvantagens da direção elétrica
Além de sua leveza maior, possuindo uma dirigibilidade mais simplificada, a direção elétrica possui diversos fatores que a torna vantajosa, irei citar alguns abaixo.
Vantagens Direção Elétrica:
- Direção extremamente leve, tornando o veículo muito mais fácil de realizar manobras.
- A direção elétrica possui um sistema do qual em altas velocidades, ela deixa o volante mais firme, passando uma certa segurança para o condutor.
- Por não ser necessário utilizar da força do motor para gerar a assistência para a direção, torna o carro mais econômico, sendo mais amigo do meio ambiente.
Desvantagens Direção Elétrica:
- Por possuir um sistema eletrônico complexo, sua manutenção por sua vez não vai ser fácil, exigindo profissionais qualificados, elevando o valor da mão de obra e peças.
Vantagens e desvantagens da direção hidráulica
Assim como a direção elétrica, a direção hidráulica possui algumas vantagens e desvantagens, também irei citá-las abaixo:
Vantagens:
- Direção até 80% mais leve do que a direção mecânica, facilitando a condução em relação a direção mecânica.
- Possui um baixo custo de manutenção em relação a elétrica.
Desvantagens:
- No caso de danos ou defeitos apresentados no sistema, é necessário um especialista.
- Por ser conectado ao motor do carro, ele acaba roubando um pouco de sua força, causando um consumo a mais para o veículo.
CONHEÇA NOSSA LOJA!
Vem para MixAuto Center amigo (a)! Se você está procurando uma loja conceituada em instalação de acessórios, para fazer a instalação das travas elétricas automotiva , travas elétricas para porta malas, travas elétricas para caçamba e travas elétricas para portinhola combustível no seu carro, a MixAuto Center é o lugar certo pra você.
A MixAuto possui mais de 10 anos no mercado automotivo, vendendo produtos e serviços de qualidade!
Temos grande variedade de acessórios como Kits de máquinas de Vidros, Mirror Cast – Espelhamento de Tela, som automotivo, tapetes automotivos, desbloqueio MyLink, Pneus, acessórios para volantes, entre muitos outros itens!
Na nossa loja, você também poderá encontrar profissionais treinados que poderão realizar a instalação de itens, manutenção, troca de óleo, cristalização dos vidros, higienização do ar condicionado, conserto de vidro elétrico e o que mais precisar!
Já em nosso site, você pode conferir todos os nossos produtos, todos com garantia e preços especiais! Acesse www.mixauto.com.br/
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br