Índice de Conteúdo
Tenho certeza que você já ouviu alguém falar a seguinte frase:
“Quando o carro começa a dar muita dor de cabeça, é melhor trocar logo!”.
Realmente, quando o carro começa a apresentar muitos problemas, é natural ficarmos frustrados e com vontade de vendê-lo o quanto antes. Mas, em alguns casos, a causa pode estar em coisas pequenas, relativamente fáceis de se resolver.
Recebemos em nossa loja, um cliente dono de um Rav4 2011, se queixando que seu carro apresentava diversos problemas.
Mediante ao que o cliente nos relatou, conseguimos identificar que seria preciso realizar a troca do módulo de vidro elétrico, pois o vidro elétrico do lado do passageiro e o retrovisor elétrico do lado esquerdo não funcionavam, os vidros não subiam mais ao acionar o alarme e as lâmpadas de xenon do carro estavam queimadas.
Quais as possíveis causas que geraram o problema no vidro elétrico da Rav4?
Após ouvir o cliente e fazer alguns testes, nosso técnico começou a pensar nas possíveis causas do problema.
Entre elas estavam: canaleta do vidro ressecada que acabava forçando o motor do vidro elétrico ocasionando o desgaste, desgaste do motor do retrovisor elétrico e o xenon que atingiu a sua vida útil.
O diagnóstico já estava feito: seria necessário fazer a troca do módulo de vidro elétrico e a troca das lâmpadas.
Antes de prosseguir para o caso da Rav4, vamos entender como funciona o módulo de vidro elétrico e quais são os principais problemas que um módulo de vidro elétrico pode apresentar.
Quais os principais problemas que o módulo de vidro elétrico pode apresentar?
1 – Curto Circuito
Em casos de curto circuito no módulo de vidro elétrico, o instalador de acessórios verifica se a fiação de alimentação está funcionando corretamente.
O curto no módulo pode ser responsável pelo mau funcionamento do Kit de Vidro Elétrico.
2 – Problemas de infiltração
O módulo de vidro elétrico precisa estar bem vedado e instalado em um local que não sofra infiltrações. Fatores climáticos como a chuva, podem ser bem prejudiciais para o sistema elétrico, ocasionando a oxidação do módulo.
Quando isso acontece, é necessário fazer a troca do módulo de vidro elétrico por outro que desempenhe a mesma função.
3 – Perda de Programação
Em alguns casos, o módulo de vidro elétrico pode desprogramar e com isso, o sistema não funcionará da maneira correta.
Quando isso acontece, os vidros podem ficar subindo e descendo sem controle e o módulo pode deixar de desempenhar algumas funções.
Nesse caso, não é preciso fazer a troca por completo, apenas a reprogramação já é o suficiente.
4 – Defeito devido a má instalação do módulo de vidro elétrico
Sabe aquela história de “tenho um amigo que faz mais barato”? Pois é. Essa escolha pode te obrigar a gastar o dobro do que você gastaria normalmente se optasse por instalar o módulo de vidro elétrico em uma Auto Center especializada no assunto.
Você vai precisar gastar novamente com a compra de um novo módulo, além de ter que pagar pela mão de obra e passar pelo transtorno de ficar com o carro parado na oficina.
Então muito cuidado com quem você deixa por as mãos em seu carro e lembre-se do que dizia um velho ditado: geralmente, “o barato sai caro”.
O que fazer para resolver os problemas com o módulo de vidro elétrico Rav4?
No caso da Rav4 que recebemos em nosso Auto Center, após uma análise mais aprofundada, foi constatado que a maioria dos problemas foram causados por conta do módulo de vidro elétrico Lótus.
Esse era o módulo de conforto original do carro, mas com o tempo de uso acabou gerando algumas falhas que prejudicaram o funcionamento de outros sistemas.
Para dar fim aos problemas no carro, nosso técnico optou por fazer a troca do módulo de vidro elétrico Lótus por um da marca Tury, específico para o Rav4 2011.
Optamos também por trocar os motores do vidro elétrico do lado do passageiro e do retrovisor elétrico do lado do motorista. Por fim, também foi trocada as lâmpadas de Xenon por lâmpadas Ultra Led, que tem maior vida útil e luminosidade super branca.
Quais ferramentas foram usadas para fazer a troca do módulo de vidro elétrico e corrigir os problemas da Rav4 2011?
Para esse serviço foram usadas ferramentas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de garantir um serviço bem feito. Foi usado:
- Fita isolante para garantir o isolamento elétrico dos fios que foram feitos a nova ligação elétrica do módulo TURY.
- Alicate de corte para remover o chicote elétrico do antigo módulo.
- Chave Philips para desmontagem de peças, como o forro da porta.
- Fita antirruído e antichamas para que o módulo e outras peças não fiquem batendo dentro da porta e causando um desconforto aos ocupantes do carro com aquele barulho chato. Esse tipo de espuma também é fundamental para a segurança, por ter a capacidade de evitar um princípio de incêndio.
- Silicone Spray para lubrificar as canaletas do vidro elétrico do Rav4 e garantir que os vidros subam e desçam com mais suavidade.
Como resolver os problemas da troca do módulo de vidro elétrico da Rav4 2011 com segurança?
Como sempre, o uso de EPI’s é imprescindível para fazer um serviço com segurança.
Mas, como foi um tipo de serviço que afetava também a parte elétrica do carro, nosso técnico manteve a chave desligada e fora do contato, para evitar algum dano aos sistemas elétricos e eletrônicos do carro, só colocando de volta na hora dos testes.
Mesmo antes dos testes finais, o técnico usa o multímetro, garantindo que todas as ligações foram feitas de forma correta para só assim ligar a chave do carro.
Quais os riscos de não corrigir o problema do módulo de vidro elétrico?
Depois de saber os problemas no carro, você consegue imaginar alguns riscos que eles geram?
Como os vidros não estavam subindo via alarme, o cliente poderia deixar o carro aberto em um dia chuvoso e acabar prejudicando ou estragando diversos componentes dentro do carro.
Além disso, tem a questão de facilitar a ação dos ladrões para roubar seu carro. Com os vidros abertos, você deixa o caminho livre para que alguém furte o carro ou algum outro componente, como a sua central multimídia, por exemplo.
Quanto tempo leva para fazer a troca do módulo de vidro elétrico da Rav4 2011?
Após identificado o problema no módulo de vidro elétrico, a troca leva em média, um dia.
Mas, como foi preciso realizar as trocas dos motores e lâmpadas também, o carro ficou na loja por dois dias e saiu em perfeito estado.
Onde fazer a troca do módulo de vidro elétrico da Rav4 2011?
Lembre-se, qualquer serviço que pode afetar diretamente o funcionamento da parte eletrônica do carro deve ser feito por quem entende do assunto!
A Mix Auto Center é referência quando o assunto é cuidar do seu veículo. Somos especializados em mecânica eletro eletrônica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios para deixar o seu veículo ainda mais completo.
Confira: Conheça a loja oficial de gravações do Auto Esporte
Possuímos o ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos e contamos com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades, localizadas nos bairros Tatuapé e Ipiranga.
Já em nosso e-commerce, você encontra todos os acessórios que seu carro precisa para ficar mais completo e valorizado.
Acesse: www.mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER TATUAPÉ
Rua Tijuco Preto, 403 – Tatuapé – Próximo ao Metrô Tatuapé
Telefone: 11 3807-6054
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 97503-9098
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!