Índice de Conteúdo
Por mais cuidadoso que seja ao volante, quem dirige no Brasil, hora ou outra acaba sofrendo com os buracos das vias públicas e rodovias.
Uma coisa que pouca gente sabe é que, quando um carro importado passa a ser vendido no país, os engenheiros precisam recalcular todo o sistema de suspensão e direção para adaptá-lo à realidade das desniveladas e esburacadas vias brasileiras.
Mas você sabe quantas peças são afetadas quando pegamos buracos?
Nessa matéria exclusiva, falamos sobre os prejuízos causados pelos buracos na via e trazemos um bônus, explicando como ser ressarcido de prejuízos causados pelos buracos e pela falta de manutenção das vias.
1 – Pneu, a vítima número 1 dos buracos
Uma das funções dos pneus é justamente absorver os impactos que as oscilações da via causam. O problema é que, quando esse impacto é muito grande ele é o primeiro a sofrer, por ser o primeiro a ter contato e justamente absorver primeiro o impacto.
Quando você pega um buraco muito forte o seu pneu sofre uma deformação muito grande, podendo vir a criar uma bolha ou rasgar. Agora você pensa que o pior é ter o seu pneu rasgado, né? Talvez de imediato sim, mas é no pneu com bolha que se encontra a grande armadilha.
Se um pneu rasgar, você imediatamente será obrigado a parar, não tem jeito, a menos que queira arriscar um prejuízo maior. Mas quando o seu pneu cria uma bolha você perde controle da dirigibilidade do carro. “Mas e daí? Eu ainda consigo andar com o carro ao menos”
E daí que, um pneu com bolha pode acabar estourando também, mas em uma situação muito pior, na hora que você está fazendo uma curva. Quando você está em uma curva e qualquer um dos pneus estourar, você pode perder completamente o controle do carro e pode vir a capotar.
A Mix Auto Center é a única oficina em São Paulo que tem a máquina que faz a calibragem com nitrogênio. E oferecemos esse serviço para qualquer carro por um preço justo e acessível para todos os públicos.
2 – Rodas deformadas
Estando diretamente ligado ao pneu, a roda se torna outro dos componentes que mais sofrem com um buraco. Quando o pneu deforma bruscamente, o impacto pode chegar a atingir a roda e vir a deformá-la ou gerar uma trinca no aro da roda.
Por isso, quando for comprar um jogo de rodas novo para o seu carro, nunca compre rodas recondicionadas. As rodas recondicionadas muitas vezes são rodas que sofreram uma trinca ou rachadura e foram soldadas para parecerem novas.
Para o nosso olho elas parecem novas e lindas, mas a verdade é que quando se solda um metal é alterada a propriedade física dele. E essa alteração cria um ponto frágil no material que, a qualquer momento, pode vir a se romper em uma nova pancada.
Ou seja, se você anda com uma roda recondicionada em seu carro, você está andando em uma bomba. E o detonador pode ser o próximo buraco que você pegar… Colocando sua vida e de outros em risco.
3 – Amortecedores quebrados
Sendo os amortecedores os responsáveis por “segurar” os “trancos e balanços” que o carro sofre enquanto anda, eles podem ser seriamente prejudicados quando se passa por um buraco.
Pegar um buraco com muita força pode fazer com que as vedações do amortecedor estourem, já que a pressão do óleo no interior dele se eleva muito e rápido demais. Quando isso ocorre o óleo começa a vazar e o amortecedor perde sua ação.
Um amortecedor que não consegue reter as oscilações que a mola sofre faz com que a direção comece a ficar desconfortável e insegura. O carro pode começar a fazer barulhos desagradáveis aos ocupantes e começa a chacoalhar muito enquanto anda.
4 – Torção na Bandeja de Suspensão
Os braços articulados ou, como são popularmente conhecidos, bandejas de suspensão também sofrem muito com os buracos. Elas acompanham o movimento da suspensão e se o movimento for muito brusco e repentino, que é o que ocorre quando se passa em um buraco, ela pode vir a ter uma torção e se deformar ou trincar, assim como as rodas.
Então, quando for fazer uma revisão e descobrir que está na hora de trocar as bandejas de suspensão, compre uma bandeja de uma marca confiável e segura.
Andar com uma bandeja trincada ou de má qualidade pode te deixar em uma situação bem apertada. Onde a peça pode vir a estourar enquanto você anda, fazendo você perder o controle da direção e sofrer um acidente.
5 – Pivôs, coxins de suspensão e direção trincados: risco de acidentes graves
Os pivôs e coxins também sofrem muito com o movimento repentino que os buracos geram. Assim como no caso anterior, o pivô pode vir a trincar e gerar o risco de um acidente enquanto você anda com o carro.
E se você perde os coxins de suspensão e/ou direção, a direção começa a ficar desconfortável, gerando folgas que causam barulhos desagradáveis e prejudica a resposta da direção enquanto anda.
6 – Braços e terminais de direção
Acabamos de falar no tópico anterior de pivôs e coxins que se enquadram no sistema de direção. Mas e os outros componentes também são prejudicados?
Os terminais e braços de direção também se movem junto ao movimento da suspensão dianteira do carro. Logo, podem sofrer com um buraco muito violento e acabarem sendo danificados.
Assim como todos os outros componentes que estão ligados pelo sistema de direção, se andar com terminais ou braços de suspensão danificados vai começar a notar barulhos desagradáveis e a direção pode ficar prejuducada, colocando sua vida em perigo.
O que fazer se algum componente for danificado por conta de um buraco?
como solicitar indenização da prefeitura [possível H3]
Antes de mais nada, lembre-se que o sistema de suspensão e o sistema de direção estão diretamente ligados a sua segurança no trânsito e na estrada. Então nunca deixe a manutenção de um item desses sistemas para depois.
Mas você sabia que nem sempre tem que arcar com o custo de um dano gerado por um buraco? Se não sabia ou se sabia mas não sabe como proceder, vamos te explicar aqui.
Segundo o blog Nakata: “De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que também rege as relações entre poder público e sociedade civil, é obrigação do órgão responsável ‘fornecer serviços adequados, eficientes e seguros’. Já o artigo 12 estabelece que o prestador deve responder pela ‘reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços’.”
Além disso, todo proprietário de veículo paga impostos que servem, entre outras coisas, para a manutenção das vias de trânsito e malha viária – principalmente o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Logo, se sofrer um prejuízo financeiro por conta da falta de manutenção da via, você pode recorrer e fazer o responsável pela via responder pelo dano, desde que seja possível identificar o responsável. Isso aplica-se não só a órgãos públicos, mas a instituições privadas também, desde que a responsabilidade pelo trecho seja dela.
Seguem os passos:
1º Junte provas
Antes de querer reivindicar um dano, você precisa provar que sofreu o dano por um erro de terceiro.
Tire fotos e grave vídeos do buraco e do local do acidente, mostrando que não há sinalização no local que informa a existência de um buraco ali.
E, quando possível, tire fotos do dano que foi causado ao veículo também.
2º Identifique o responsável pela via
Normalmente esse tipo de problema ocorre em vias públicas e, quando é o caso, você deve entrar em contato com a prefeitura informando o ocorrido.
Mas pode ocorrer em uma via privada ou um trecho que é responsabilidade de uma empresa terceirizada, como muitas rodovias federais que a prefeitura contrata uma empresa para cuidar de determinado trecho. Você deve contatar a empresa em questão para conseguir a indenização pelo dano.
O prazo que uma empresa tem para fazer o ressarcimento é de 30 dias corridos a partir que for informada. Passado esse prazo, se o problema não tiver sido resolvido, você pode pular para o 4º passo.
Infelizmente, quando o ressarcimento depende da prefeitura, é comum esse prazo se estender demais e virar uma briga judicial.
3º Pesquise preços
Depois de descobrir o responsável pela via, leve a ele 3 orçamentos de conserto do dano sofrido.
Essa pesquisa de preços não quer dizer que você tem a obrigação de fazer o serviço no local mais barato que achar. Você pode optar em fazer o serviço em uma oficina de sua confiança e que sabe que oferece um serviço de qualidade.
Os orçamentos servem para provar que o valor que você está solicitando está de acordo com a média de preços do mercado. Assim evita-se fraudes e pessoas que querem tirar vantagem da situação solicitando um valor acima da realidade para solucionar o problema.
4º Busque auxílio jurídico se necessário
Se fez todos os passos anteriores e não conseguiu entrar em um consenso com o responsável pela via. Hora de levar o caso até a justiça.
Se o caso for a justiça no poder jurídico, você ainda vai poder solicitar indenização por danos morais e talvez corporais. Caso trabalhe com o carro, pode inclusive solicitar o ressarcimento pelo valor que perdeu no período sem trabalhar.
Ainda segundo o blog Nakata: “Para causas que não excedam o limite de quarenta salários mínimos, é possível recorrer ao Juizado Especial Cível, também conhecido como tribunal de pequenas causas. Essa alternativa não exige a indicação de um advogado, o que torna o processo mais ágil e barato.”
Agora, caso o dano tenha sido tanto a ponto de ultrapassar esse valor, procure um bom advogado e leve o caso ao tribunal de justiça.
Como solicitar indenização da prefeitura de São Paulo
Como a maioria das vezes esse tipo de situação ocorre em uma via pública, vamos mostrar o que a prefeitura de São Paulo tem a dizer sobre como solicitar o ressarcimento por dano.
“O Decreto nº 57.739, de 14 de junho de 2017 permite que os contribuintes que vivem na capital paulista e se sintam lesados por alguma esfera da administração municipal entrem com um pedido de indenização diretamente na Procuradoria Geral do Município.”
Ainda segunda a prefeitura municipal de São Paulo:
“Conforme o Decreto, para fazer o requerimento são necessários os seguintes dados:
– identificação do interessado ou de quem o represente;
– endereço, telefone e o correio eletrônico (e-mail) do interessado;
– fundamentos de fato e de direito do pedido; o requerimento deverá ser instruído com as provas documentais dos fatos alegados;
– formulação do pedido com a indicação precisa do valor da indenização pretendida incluindo três orçamentos comprovando o valor médio do dano;
– declaração assinada pelo interessado atestando a inexistência de ação judicial ou a desistência de ação em curso, fundada no mesmo fato e no mesmo direito; caso o autor do pedido já possua ação judicial sobre o mesmo tema, o processo na Prefeitura será extinto.
– data e a assinatura do interessado ou de seu representante.”
Para conferir o texto completo acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br
Onde realizar o conserto da suspensão do seu carro?
Na hora de realizar a troca de qualquer peça de um item de segurança do seu carro, procure um Auto Center que ofereça peças e mão de obra de qualidade.
Afinal, quando a segurança está em jogo, não há economia a ser feita. É como dizem, as vezes o barato sai caro.
A Mix Auto Center é referência quando o assunto é cuidar do seu veículo. Somos especializados em mecânica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios para deixar o seu veículo ainda mais completo.
Confira: Conheça a loja oficial de gravações do Auto Esporte
Possuímos o ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos e contamos com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades, localizadas nos bairros Jabaquara e Ipiranga.
Já em nosso e-commerce, você encontra todos os acessórios que seu carro precisa para ficar mais completo e valorizado.
Acesse: www.mixauto.com.br
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!