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Prever a durabilidade dos pneus ou impedir seu desgaste natural é algo praticamente impossível, mas podemos tomar algumas atitudes, que deverão aumentar a vida útil deles.
Manter a manutenção do carro em dia, além de garantir a segurança do motorista e passageiros, poderá também, aumentar a vida útil de seus itens.
Como aumentar a durabilidade dos pneus?
Pneus de boa qualidade tem uma quilometragem de vida útil estimada de 60.000 quilômetros. Porém, são vários os fatores que serão determinantes quanto a durabilidade dos pneus.
São várias as dicas que poderão ser utilizadas que poderão evitar maior desgaste de seus pneus, algumas óbvias, mas ainda assim, muito importantes. Confira abaixo algumas delas:
– Calibragem: Pressão dos pneus respeitando o manual do fabricante.
Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu.
Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25%.
Rodar com 0.4 bares (aprox. 5,8 libras) abaixo da pressão recomendada aumenta em 2% o consumo de combustível.
– Pneus com desenho diferente no mesmo eixo:
Quando são instalados pneus com desenho de bandas diferentes no mesmo eixo, há uma perda considerável dos benefícios técnicos do pneu como, por exemplo, a diferença de aderência entre os lados, a capacidade de escoar água diferente entre os lados, geração de ruído diferente, resistência a rolagem diferente entre os lados e etc. Estas diferenças de performance entre os lados pode, em situações extremas, desestabilizar o veículo e colocar o motorista numa situação de risco.
– Respeitar a capacidade máxima de carga do veículo:
Todo pneu possui um limite de carga estipulado pelo fabricante e informado na lateral do próprio pneu.
Exceder este limite pode tornar o pneu muito suscetível a falhas, além de danificar sua estrutura e acelerar o desgaste da banda de rodagem.
Uma combinação perigosa é pneu com baixa pressão e carga excessiva.
– Alinhamento correto:
Veículos desalinhados provocam diversos prejuízos, como o desgaste prematuro de pneus e componentes da suspensão, além do aumento do consumo de combustível.
– Balanceamento:
O balanceamento consiste na correção de uma má distribuição de massas ao longo do conjunto pneu e roda.
Deve ser executado através da adição de pequenas massas (chumbinho) que compensarão esta irregularidade e deixarão equilibrado o conjunto pneu/roda.
A falta de balanceamento causa desgaste irregular nos pneus e antecipa a troca do componente.
– Manter as válvulas de segurança protegidas:
A falta da tampinha na válvula de segurança (bico de encher) pode gerar acúmulo de sujeira no seu interior e/ou danificar o núcleo da válvula e, em ambos os casos, haverá a perda de pressão dos pneus.
A válvula de segurança resseca e trinca com o passar do tempo, e o principal motivo é a incidência do sol na borracha.
É recomendada a troca das válvulas sempre que houver a troca dos pneus.
– Realizar o rodízio periodicamente:
Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham em situações diferentes que ocasionam em desgastes desiguais.
Para aumentar o desempenho e a durabilidade dos pneus mantendo um nível equivalente de desgaste entre todos com benefício à segurança, é essencial fazer o rodízio dos pneus do veículo conforme recomendação do fabricante.
O ideal é realizar o rodízio a cada dez mil quilômetros, além de alinhamento e balanceamento a cada cinco mil quilômetros.
– Câmara de ar em pneus sem câmara é errado:
A maioria dos pneus dos veículos leves atuais é de construção radial e não usam câmara de ar.
Ao contrário dos pneus de décadas atrás que eram majoritariamente de construção diagonal e utilizavam câmaras de ar.
Instalar câmaras de ar em pneus originalmente sem câmaras pode provocar superaquecimento do pneu e deixá-lo numa situação de risco quanto à segurança.
– Medida estabelecida pelo fabricante:
A montadora, em conjunto com a fabricante do pneu, projeta a melhor especificação de pneu para cada veículo.
Todo conjunto de suspensão e freio sofre influência do desempenho dos pneus, e vice versa. Alterar as medidas originais de fábrica pode colocar o veículo numa condição de dirigibilidade e estabilidade diferente do que ele foi projetado e, consequentemente, gerar uma condição de insegurança para o motorista.
– Direção agressiva é um perigo:
Acelerações e frenagens bruscas, além de representarem um perigo para a vida do condutor, ocasionam um desgaste irregular e acentuado dos pneus.
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