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Entenda como tem funcionado o comércio de automóveis em tempos de pandemia
Inegavelmente, nos últimos tempos, a Internet esteve e está presente na vida de pessoas e empresas das mais variadas maneiras, afetando inclusive a forma como ocorre a jornada de compra e venda de produtos. Devido às recomendações de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, a Internet tem sido ainda mais intensamente utilizada.
No que tange ao mercado de automóveis, as montadoras já tem pensado e implementado diferentes soluções em termos de vendas online para suprir as necessidades da clientela. Mas essas formas criativas de contornar essas limitações não se reduz aos carros novos. A venda de carros usados também tem se valido de artifícios dos mais variados.
De forma geral, como tem funcionado a venda de carros online nesse período de quarentena e isolamento social? É o que será abordado neste artigo.
A ampliação do comércio online durante a pandemia
De acordo com uma empresa do ramo de inteligência de mercado voltada para o comércio eletrônico, a Compre&Confie, em conjunto com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em um levantamento que comparou as vendas online entre os meses de fevereiro e março de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, constatou-se um aumento expressivo de compras pela internet.
Segundo alguns especialistas, adquirir produtos e serviços pela Internet já não é mais um elemento constituinte do comportamento peculiar de alguém e sim transformou-se em uma verdadeira urgência. Consumir por intermédio do comércio online era algo observado mais comumente em um perfil muito específico de público, o chamado consumidor digital, que tem o hábito de constantemente comprar coisas online.
Todavia, a pandemia do coronavírus acelerou significativamente a migração de uma série de grupos que antes não compravam produtos pela Internet, porém neste momento sente mais essa vontade e sente a necessidade de se adaptar a uma nova realidade de consumo.
A pandemia e o comércio online de carros
O mercado de automóveis foi bastante impactado esse ano por conta da pandemia. De fato, a produção de veículos foi interrompida e as vendas de carros aqui em terras brasileiras quase ficaram no nível zero. Por outro lado, essa verdadeira crise trazida pela quarentena também fomentou a criatividade do setor, que se reinventou.
Em nível de exemplo, empresas, concessionárias em geral e vendedores particulares passaram a vender carros zero e carros usando, dentre outras saídas, de uma plataforma superpopular de vendas pela Internet, o Mercado Livre.
A surpresa maior ficou por conta dos carros zero-quilômetro. Isso porque essa categoria de veículo fica mais restrita às vendas em estabelecimentos físicos. Inopinadamente, eram os carros usados que eram vendidos, ao menos com maior frequência, em plataformas como as do Mercado Livre. No entanto, essa realidade mudou.
Duas fabricantes, a BMW e a Chevrolet, por exemplo, fizeram o lançamento de showrooms virtuais dentro do site do Mercado Livre. Obviamente que todas as coisas estão intrinsecamente ligadas ao trabalha das concessionárias (que receberam o devido amparo da lei). Em termos práticos, são as concessionárias que fazem essa ponte entre o consumidor final e o fabricante.
A Fiat e a Jeep, a despeito de estarem com suas concessionárias fechadas, estão atendendo a sua clientela através dos mais diversos canais digitais. Isso inclui, além do tradicional telefone, recursos como e-mail, chat, aplicativos e o próprio site. Aliás, a Jeep e a Fiat estão até mesmo efetuando agendamentos para a realização de test drive e a entrega de carros em domicílio.
Todo mundo está apostando suas fichas no meio digital, dando um tratamento diferente ao lead, com o cliente em sua casa, sendo conquistado com a ajuda de recursos e estratégias digitais, que são as mais diversificadas possíveis.
Conforme citado anteriormente, não são apenas as concessionárias de carros zero em que a venda pela Internet está ganhando mais espaço. De fato, para as lojas que comercializam seminovos pela internet isso não é nenhuma novidade.
Antes da pandemia, o classificado de automóveis pela internet já assegurava uma negociação quase que inteiramente pela rede. Contudo, a partir de agora, esse processo foi melhorado e deve ganhar ainda mais terreno quando a pandemia passar.
É inegável que as vendas online ainda se encontram em uma etapa de adaptação e deverão ser implantadas de maneira progressiva até o final da pandemia. Quando tudo isso acabar, a comercialização de veículos pela Internet se tornará um instrumento de negócio valioso. Consumidores e vendedores irão se habituar a esse novo momento e esse tipo de venda tende a permanecer após o fim da quarentena.
Como tem funcionado o showroom virtual
Muitas montadoras têm explorado todo o potencial que as plataformas online possuem. Elas reformularam os seus sites próprios, implementando programas de vendas, englobando diferentes linhas de veículos, até mesmo incluindo nesse rol as motocicletas. A jornada de compras no showroom virtual é idêntica a tudo o que todos conhecem, onde se pode fazer pesquisas entre as inúmeras ofertas que foram anunciadas.
Ao contrário das ferramentas habituais, nesse novo momento de venda de carros online os anúncios propiciam as ofertas das concessionárias e que agrupam modelos de estoque de toda a rede no Brasil.
Assim que o modelo desejado é selecionado, o comprador terá a chance de fazer a reserva online e estabelecer contato direto com o anunciante, a fim de combinar os detalhes do pagamento e da entrega do veículo.
No caso dos carros usados, as estratégias são essencialmente as mesmas que eles já utilizam sempre, onde anunciam em sites como o Mercado Livre, Olx, entre tantas outras plataformas e sites existentes. Nelas o consumidor tem contato com a concessionária e pode fazer todo o combinado do processo de compra e venda pela internet, mas normalmente indo pessoalmente buscar o carro. Quanto a precificação, ela costuma obedecer a Fipe.
Agora você sabe como tem funcionado a venda de carros usados por meio da Internet, compreendendo como e o quanto a pandemia tem afetado esse mercado e estimulado-o a se reinventar. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!
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