Índice de Conteúdo
Ninguém merece ficar um tempão parado no meio da estrada por conta de problemas simples, que poderiam ter sido evitados tranquilamente com a manutenção preventiva e/ou cuidados básicos.
Só quem já teve que acionar o seguro e aguardar um mecânico ou até mesmo o guincho chegar por causa de problemas na bateria do carro, sabe o pesadelo que é se encontrar numa situação dessas.
Também vale destacar que a bateria do carro é o componente que mais sofre no inverno, devido à baixa temperatura dos dias frios – o que pode gerar uma série de complicações, como a dificuldade de ligar o carro pela manhã.
Como a bateria automotiva é um componente vital para o funcionamento do carro e você não quer ter prejuízos nem dores de cabeça por falta de atenção, é imprescindível saber identificar os principais sinais que levam à troca da bateria do carro.
Até porque, embora seja uma prática comum, nem sempre fazer uma “chupeta de bateria” resolve o problema da bateria do seu carro. E, como diz o ditado, é sempre “melhor prevenir do que remediar”.
Por isso, nós da Mix Auto Center, destacamos os 6 sinais de que a bateria do carro está gasta para que você possa identificar os problemas antes que seu carro te deixe na mão. Confira!
1. Partida pesada (arraste de partida)
Se o motor não liga ao girar a chave após o contato, não insista! A bateria do seu carro pode arriar.
Muitos fatores podem influenciar na dificuldade do carro pegar pela manhã, como combustível de baixa qualidade, entupimento dos bicos injetores ou até mesmo falhas nas velas de ignição, por exemplo.
CASO REAL: Meu carro não pega de manhã. O que fazer? Veja solução!
Mas, geralmente, a dificuldade em ligar o carro está diretamente relacionada a problemas na bateria do carro. Um curto-circuito é um dos problemas mais comuns, além da descarga.
O momento da partida é justamente quando a bateria do carro é mais exigida. Durante a partida do carro, uma grande quantidade de energia é liberada para que o motor de arranque possa acionar o motor do carro. Logo, se a bateria do carro não tiver carga suficiente, o motor de arranque não terá energia para desempenhar essa função e você terá dificuldade para ligar seu carro.
Importante: Verifique a constância do problema, pois esse sintoma pode enganar!
Se o carro demonstra dificuldade para ligar de vez em quando, pode ser que a falha esteja no alternador, pois uma bateria fraca não volta a ter carga sozinha. Quando o problema é realmente na bateria, a demora para ligar o motor só aumenta, até que se torna impossível dar a partida. Para que isso não aconteça, realize a troca da bateria para evitar essa triste surpresa.
Também é possível realizar uma carga de emergência, mas o ideal é levar o carro até uma auto center especialista na manutenção de bateria para verificar a condição da peça.
2. Barulho do motor (“clic clic clic”)
O som do carro ao dar partida pode ser um bom indicativo de que a bateria do carro está acabando e precisa ser trocada.
Se ao virar a chave você nota que o motor está mais “cansado” e sem força, fazendo um barulho fora do comum (como uma espécie de “clic-clic-clic”), redobre a atenção, porque sua bateria pode estar descarregando.
O mais indicado é levar seu carro até uma auto center especialista em bateria para verificar estado da bateria do seu carro para verificar a necessidade de fazer a recarga ou até mesmo a troca.
3. Perda de desempenho
Ligou o rádio e percebeu que o carro perdeu força? Precisou usar o ar condicionado e sentiu que o veículo ficou mais fraco?
A perda de desempenho do veículo enquanto outros itens estão em uso pode indicar que a bateria está com problemas por não estar conseguindo alimentar todos os componentes que dependem dela.
Nesse caso, é preciso fazer a troca ou dar uma carga na bateria o quanto antes para não ficar na mão.
4. Bateria exala um cheiro forte
Você sabia que quando a bateria do carro precisa ser substituída, pode começar a apresentar um cheiro forte?
Quando a bateria ferve, o ácido sulfúrico presente nela reage ao calor e gera o superaquecimento.
Nesse caso, é preciso substituir a bateria com urgência para evitar problemas com o alternador.
5. Azinhavre (zinabre) nos polos ou terminais
“Azinhavre, zinabre, azebre, cardenilho ou verdete é a camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão. Fórmula: 2Cu + O + HO + CO→ CuCO” | (Fonte: Wikipédia).
Apesar do nome estranho, este é um problema bem conhecido (não apenas em relação à bateria do carro).
Você já deve ter reparado em alguns objetos tomados por uma cor esverdeada, como moedas e canopla de registro, certo? Esse aspecto de envelhecimento esverdeado é o tal do zinabre.
Curiosidade à parte: Você sabia que a Estátua da Liberdade é verde por causa da oxidação? Pois é. Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Estátua da Liberdade, não é originalmente verde. Sua conhecida coloração esverdeada deve-se à oxidação de uma fina camada de cobre que reveste toda a escultura. Diversas outras esculturas (não tão famosas) espalhadas pelo mundo também possuem a coloração esverdeada por serem tomadas pelo azinhavre.
Como a bateria do carro é composta de materiais corrosivos, é normal que, com o passar do tempo, haja certa oxidação nos terminais. Mas dependendo do grau de oxidação, a reação pode ser preocupante.
O principal sinal de alta oxidação é o surgimento do zinabre acumulado nos polos da bateria. Isso impede as conexões entre o terminal e o alternador, o que pode fazer com que a bateria descarregue completamente.
Em casos de baixa oxidação, o zinabre da bateria pode ser removido com uma simples limpeza dos polos da bateria. Porém, caso a oxidação já tenha atingido um nível muito avançado, a única solução será realizar a troca da bateria do carro.
6. Data de fabricação da bateria
Se a data de fabricação da bateria for igual ou superior a 3 anos, fique atento.
Apesar da variação de durabilidade, normalmente, as baterias têm um tempo de vida médio de 3 a 4 anos e a garantia de fábrica de 1 a 3 anos, na maioria dos casos.
Por mais que algumas baterias possam durar até 5 anos sem qualquer problema, é sempre melhor atentar-se à data de fabricação da bateria do carro e realizar check ups próximo aos períodos de 3, 4 e 5 anos.
Contudo, saber a data de fabricação não é tão óbvio.
Segundo a Moura, uma das principais marcas de bateria de carro disponíveis no mercado, “para saber a data de fabricação da sua bateria, pedimos que verifique o código gravado no produto. Esse código está localizado na parte superior da bateria, onde está gravado a laser dia, mês e ano de fabricação, Ex: B-27/06/18-C4-0396, fabricação 27 de junho de 2018” (fonte: Moura).
Agora que você já conhece os 6 sinais de que a bateria do carro está gasta, aproveite e confira mais detalhes sobre este componente indispensável para o funcionamento do carro:
Qual a melhor bateria de carro?
A bateria do carro tem sofrido mudanças para acompanhar o avanço tecnológico – o que também influencia no preço, como temos observado em nossas auto centers.
A bateria é um componente fundamental para o bom funcionamento do seu carro, já que ela é responsável por alimentar não apenas o motor do seu automóvel, mas toda a eletrônica embarcada.
Diante disso, optar por uma marca de renome parece uma excelente opção para não ter dores de cabeça. E de fato é mesmo, mas é preciso levar outras coisas em conta.
Primeiramente, é fundamental entender que nem sempre o menor preço é um bom negócio. Fora a relação “preço x qualidade”, é preciso ter cuidado ao adquirir baterias de marcas renomadas por um preço muito mais em conta, principalmente pela Internet. Dessa forma, você evita produtos vencidos, falsificados ou carga roubada. Em outras palavras, o velho “barato sai caro”.
assegurada pelo Inmetro Selo de Identificação da Conformidade impresso de forma clara e legível no rótulo da bateria, com o logotipo do Inmetro, identificação do Organismo de Certificação de Produtos e o número de registro da família do produto.
Uma das marcas mais famosas de bateria é a Moura, que está no mercado há mais de 60 anos. Mediante sua grande experiência, lançou no mercado uma outra linha de baterias intitulada como Zetta.
Quanto custa uma bateria de carro?
Como já vimos, é fundamental investir em uma boa bateria para manter o bom funcionamento do seu carro.
Em alguns lugares, é possível comprar uma bateria de carro e parcelar em até 3x sem juros. Na Mix Auto Center, além de ser possível comprar baterias com um preço excelente, é possível parcelar em até 6x sem juros.
Quanto tempo dura em média uma bateria de carro?
Quem busca saber quanto tempo dura a bateria de um carro, provavelmente já passou por algum problema de bateria gasta e agora deseja se prevenir contra possíveis problemas de bateria.
Em média, a vida útil de uma bateria de carro é de 2 a 3 anos e, embora muitas atinjam até 5 anos sem problemas, esse tempo pode diminuir caso o dono do veículo não tome os devidos cuidados para preservá-la.
Independentemente da marca ou modelo, a bateria do carro tem um ciclo de vida útil – assim como todos os tipos de bateria. Até mesmo no caso da Bateria AMG (Absorbent Glass Mat ou Manta de Vidro Absorvido, em português), bateria com alta capacidade regenerativa após um alto consumo de sua carga, além de possuir um eficiente armazenamento de energia recebida pelo sistema de frenagem, por exemplo.
Estima-se que a bateria de um carro parado perde cerca de 3% da sua carga por dia. Se fizermos uma conta rápida, um carro parado por 10 dias gasta cerca de 30% da carga da bateria. Ou seja, após 30 dias sem ligar o carro, a força da bateria pode zerar por completo.
Uma coisa é certa: quanto mais tempo seu carro fica parado, mais sua bateria descarrega. Mesmo com as baterias mais fortes disponíveis no mercado, um sistema elétrico dos carros modernos consegue descarregar até baterias de 90 Ah sem muito esforço.
Como saber se a bateria do carro está carregada? O que é olho da bateria?
Para saber se a carga da bateria do carro ainda está boa, é possível realizar uma medição na MixAuto Center através de um aparelho chamado multímetro, capaz de fazer o chamado “teste de bateria”. Ou seja, o multímetro realizada a checagem da tensão e mostra a carga da peça, acusando ou não a necessidade da troca de bateria do carro.
O que é olho mágico da bateria?
Algumas baterias automotivas já são equipadas com um dispositivo especial, capaz de medir e indicar o grau de carga da bateria: é o chamado “olho mágico de bateria” ou apenas “olho de bateria” – um indicador de carga embutido, que opera sob um aerômetro, localizado na parte frontal (superior) da bateria do carro, e que lembra um olho mágico de porta.
Através do olho da bateria, o proprietário do carro percebe rapidamente se está tudo em ordem com a bateria ou se a mesma já está no momento de recarga.
O olho mágico da bateria pode indicar três cores: verde, branco e preto, dependendo da carga da bateria e do estado do eletrólito. Alguns dispositivos usam outra cor: o vermelho. Cada cor tem seu próprio significado, graças ao qual o motorista entende se a bateria está carregada ou descarregada.
Posso confiar na precisão do olho da bateria?
Por mais que se trate de um sistema moderno para garantir a leitura da carga de bateria, não se deve confiar totalmente neste sistema.
De acordo com a experiência de nossos mecânicos, o indicador pode apresentar erros.
O que fazer com bateria de carro usada?
Precisou comprar uma nova bateria para o seu carro e não sabe o que fazer com a antiga?
Antes de mais nada, não jogue a bateria em um lixo comum. Ela possui uma toxicidade muito alta por conta dos componentes e substâncias químicas nela presentes, sendo completamente prejudicial à saúde.
Caso você faça a troca da bateria em uma Oficina Mecânica, é recomendável deixar a bateria no próprio estabelecimento para que eles façam o descarte da maneira correta.
Esse tipo de descarte é tão importante e necessário, que a Moura, uma das marcas mais famosas de bateria, decidiu fazer um contrato de Preservação ao Meio Ambiente com as Oficinas Mecânicas responsáveis por vender baterias de sua marca.
No contrato foi estabelecido que toda venda deve ser feita a base de troca, ou seja, a cada dez baterias enviadas pela Moura para serem vendidas, a Auto Center deve encaminhar as dez baterias que foram trocadas.
Assim, o descarte é feito da forma correta, sem causar nenhum prejuízo ou dano para o meio ambiente.
Quanto vale uma bateria de carro usada?
Caso você tenha alguma bateria antiga em casa e precise descartá-la em algum lugar, saiba que é possível ajudar o meio ambiente e ainda ganhar um dinheiro.
Isso porque, é possível vender sua antiga bateria em alguns lugares especializados na compra.
O valor da bateria é calculado mediante o peso que ela possui. Quanto mais amperes a bateria tem, mais pesada ela fica. Então, quanto mais amperes, mais dinheiro o dono da bateria conseguirá ao vendê-la.
Por que o carro acende a luz da bateria no painel?
Nem sempre a luz acesa indica que a bateria está com problema. Na maioria dos casos, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é responsável pelo alternador.
A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.
Se essa luz acender leve o carro a uma oficina o mais rápido possível, porque ele pode ficar sem alimentação elétrica e parar a qualquer momento.
Luzes do Painel: Saiba O Que Significa Cada Luz do Painel do Carro
Quanto tempo leva para carregar uma bateria de carro?
Nem sempre é preciso fazer a troca da bateria por completo. Às vezes, apenas uma carga já é o suficiente para a bateria voltar a desempenhar o seu papel.
Porém, quanto tempo devo deixar a bateria do carro carregando?
Existem dois tipos de carga de bateria: a carga lenta e a carga rápida.
A carga lenta é considerada a mais correta e é feita sob medida.
Já a carga rápida, como o próprio nome já diz, é feita quando o dono do carro não consegue esperar o tempo correto para completar todo o processo.
Para a carga será necessário um carregador. Existem muitos modelos em lojas especializadas e o processo de uso não é complicado.
Agora, se você estiver na rua e precisar fazer a carga da bateria, vai precisar recorrer para a famosa chupeta, conectando os fios à bateria de outro veículo. Ambos os automóveis devem estar desligados, parados de frente, mas nunca encostados um ao outro.
Quando trocar a bateria do carro?
Se o seu carro apresentou qualquer um dos quatro sinais que apresentamos acima, significa que está na hora de fazer a troca da bateria o quanto antes.
Em alguns casos, apenas dar uma carga na bateria pode ser o suficiente para que seu carro volte a funcionar.
Onde trocar a bateria do carro?
Ao primeiro sinal de problemas na bateria do carro (explicados nesta matéria), as pessoas mais prevenidas já querem saber onde comprar bateria de carro. Perfeito!
Contudo, além de pesquisar sobre a melhor marca e também sobre o preço da bateria de carro, é imprescindível saber onde trocar a bateria do carro.
Afinal, não adianta nada investir pesado na melhor bateria de carro se a troca ou instalação da bateria não for realizada corretamente.
Isso porque há uma série de cuidados básicos para realizar a troca de bateria sem correr o risco de curtos circuitos, panes elétricas ou até explosões (salve raros casos, mas pode acontecer).
Por isso, nós da Mix Auto Center recomendamos que você entre em contato com a gente e agende sua troca de bateria com qualidade e segurança.
A Mix Auto Center conta com Especialistas em Mecânica Automotiva, além de Estética Automotiva Premium e Instalação de Acessórios Automotivos.
Atuamos há mais de 10 anos no mercado automotivo e nossos especialistas atendem cerca de 200 carros por mês – isso falando apenas em instalação de acessórios.
Os Acessórios Automotivos oferecidos possuem padrão de qualidade original de fábrica e 2 anos de garantia (quando adquiridos e instalados com na Mix Auto).
A Mix Auto preza pelo melhor atendimento e serviços prestados a cada um de seus clientes (confira nossas avaliações no Google e tire a prova real!).
Contamos com duas unidades de oficinas mecânicas em São Paulo, na Zona Leste e Zona Sudeste, para garantir maior comodidade e eficiência a você!
Acesse: www.mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / sac@mixauto.com.br /vendas@mixauto.com.br
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!