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O nitrogênio pode ser usado em qualquer pneu inflado com ar, incluindo os que você já tem no seu veículo. Na calibragem com nitrogênio, você e seu carro ganharão inúmeras vantagens, o que mostra a importância desse elemento.
O Nitrogênio é um gás inerte, ou seja, não causa nenhum dano ao meio ambiente. Não é um gás inflamável e por conta disso, se torna bem resistente às altas temperaturas que um pneu pode atingir na estrada.
Hoje em dia, o nitrogênio é considerado o componente mais seguro para a calibração dos pneus e por isso é usado em carros de competição em todo o mundo e até nos pneus dos aviões.
78,1% do ar que respiramos é nitrogênio. O nitrogênio não causará maiores chances de uma explosão ou incêndio durante um acidente de veículo. Portanto, o nitrogênio é realmente muito mais seguro do que o ar comprimido para praticamente qualquer aplicação de pneu.
Calibragem com nitrogênio? Quais os benefícios?
- O nitrogênio minimiza a umidade: o vapor de água, geralmente encontrado no ar comprimido, é responsável por balanços de pressão significativos, porque o seu volume se expande à medida que a temperatura aumenta. O resultado é que os pneus cheios de nitrogênio flutuam menos em temperatura e pressão do que os pneus cheios de ar durante a condução. A umidade também acelera o processo de oxidação que pode enferrujar as correias de aço à medida que ele migra através de um pneu e provoca corrosão.
- O nitrogênio minimiza a oxidação: o oxigênio quebra o revestimento interno do pneu enquanto ele migra através da borracha e pode atacar quaisquer componentes metálicos, incluindo válvulas e reparos de pneus.
- Maior quilometragem de combustível: você consegue economizar mais combustível por conta da maior estabilidade que o pneu terá na estrada. Com o pneu inflado com o ar convencional, é preciso mais esforço para impulsionar um veículo com pneus com pouca pressão. A pressão adequada dos pneus diminui a resistência ao rolamento e maximiza a eficiência de economia do combustível em até 10%.
- Menos desgaste dos pneus: os pneus cheios de nitrogênio, por outro lado, geralmente não perdem pressão da permeação mesmo durante vários meses de uso. Então, ao inflar seus pneus com nitrogênio de alta pureza, eles permanecerão em sua pressão de operação adequada muito mais tempo.
- Tranquilidade com a segurança adicional de pneus devidamente inflados: na calibragem com nitrogênio, o carro fica com mais estabilidade na estrada e o manuseio é feito de forma mais segura.
O nitrogênio pode ser usado em pneus de motocicleta?
Os benefícios do uso de nitrogênio em carros de passeios, caminhões leves e pneus OTR foram bem documentados.
Portanto, recomenda-se o uso de nitrogênio para todos os pneus, incluindo motocicletas, devido aos benefícios da vida prolongada dos pneus, melhor retenção de pressão e, portanto, economia de combustível melhorada e manuseio mais confiável.
Os pneus devem ser preenchidos com nitrogênio para a mesma pressão recomendada pelo fabricante para o ar.
Eu ainda preciso verificar a pressão dos pneus se eu tiver nitrogênio?
Sim! Em média, os pneus cheios de ar perdem cerca de 1,5 psi por mês, enquanto que os pneus com nitrogênio perderão esse valor em cerca de 3-4 meses.
Esses resultados mostram que quando calibrado com nitrogênio, o pneu pode ficar meses sem calibração, enquanto o com ar comprimido o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias.
Qual a quantidade de nitrogênio que devo colocar nos meus pneus?
Simplesmente infle seus pneus com nitrogênio para o psi recomendado pelo fabricante do veículo para o ar.
Recomenda as pressões de inflação conforme indicado no manual do proprietário do veículo ou publicado dentro da porta do condutor do veículo e mantendo essa pressão para aperfeiçoar sua economia de combustível, a vida útil do pneu e o manuseio do veículo.
Os pneus devem ser preenchidos até a classificação de pressão fria do fabricante do veículo e não a classificação psi no pneu.
Quando os fabricantes de veículos recomendam a pressão dos pneus para um veículo, eles se esforçam para encontrar a pressão ideal que proporcionará o melhor suporte (e passeio) para o veículo, bem como a maior vida útil do pneu.
O correto é esvaziar todo o pneu de ar comprimido e para depois passar a usar o nitrogênio. Se os pneus do seu carro estiverem com nitrogênio e precisar em uma emergência completar com ar comprimido, a dica é a mesma.
Esvaziar todo nitrogênio para só depois encher o pneu com ar comprimido. Porém é bom esvaziar o pneu com o carro no macaco, afim de não estragar as laterais do pneu quando estiver completamente vazio, devido ao peso do veículo.
Como o nitrogênio afeta meu sistema de monitoramento da pressão dos pneus?
Os sistemas de monitoramento de pressão de nitrogênio e pneu são completamente compatíveis. Um sistema de pressão dos pneus funciona exatamente o mesmo independentemente de os pneus estarem cheios de ar ou nitrogênio. Além disso, o nitrogênio não irá corroer ou afetar negativamente seu pneu.
O nitrogênio é menos propenso a percorrer as paredes de um pneu do que o ar normal, o que proporciona uma pressão de ar mais constante em seus pneus durante a mudança de temperatura.
Uma pressão de ar mais estável em seus pneus pode ajudar com a eficiência de combustível do seu veículo, além de manter seus pneus duráveis por mais tempo (o que se traduz em mais dinheiro no bolso no final do dia).
Os pneus inflados de nitrogênio também podem ajudar na prevenção da corrosão de um aro de aço ou alumínio.
O oxigênio pode “oxidar” suas rodas, causando ferrugem e eventual quebra do metal. As rodas dobradas ou quebradas também podem impedir o desempenho e a eficiência do combustível do seu veículo.
Vale a pena usar a calibragem com nitrogênio no meu carro?
A Calibragem com nitrogênio ajuda o motorista no quesito segurança e economia!
Em longo prazo, reduz o desgaste e aumenta a vida útil do pneu em até 25%; reduz o risco de furos nos pneus em até 33% e faz com que a correta pressão chegue a durar até 3 vezes mais.
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