Índice de Conteúdo
Antes de mais nada:
A Mix Auto Center não rebaixa carro!
O fundamento deste artigo é abordar um assunto muito requisitado no meio automotivo.
Porém, além de não aprovarmos o rebaixamento automotivo, também não realizamos a manutenção de carro rebaixado por motivos técnicos explícitos nesta matéria exclusiva.
Boa leitura!
Para amantes do tuning (prática que significa modificar o carro a um nível de personalização extrema), um carro não está terminado enquanto não estiver rebaixado.
E, ao contrário do que muitos acreditam, rebaixar o carro não é uma prática ilegal. Contudo, existe a forma correta e legalmente aceita para se rebaixar um carro, respeitando alguns parâmetros e realizando o devido registro da modificação realizada a fim de evitar multas.
Esse artigo exclusivo da Mix Auto Center tem por finalidade sanar todas as dúvidas sobre carro rebaixado. Falaremos sobre:
- O que é um carro rebaixado
- Como rebaixar o carro dentro da lei
- Carro rebaixado pode ser guinchado?
- Por que não é indicado rebaixar o carro?
O que é um carro rebaixado?
Um carro rebaixado é um veículo que sofreu alterações em seu sistema de suspensão para que sua altura mínima – ponto do chassi mais próximo ao solo – diminua em relação a sua configuração original de fábrica.
Qual é a altura permitida para carros rebaixados?

O Flatmobile é reconhecido oficialmente como o carro mais baixo do mundo, legalizado para andar nas ruas, pelo Guiness Book
Segundo o AutoPapo, a altura mínima permitida para circulação de um carro rebaixado “deve ser maior ou igual a 100 mm – medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi”.
Ainda, o conjunto de rodas e pneus não pode tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.
Como rebaixar o carro dentro da lei?

Diferença entre mola esportiva e suspensão fixa | Fonte: Blog Dubstore
Antes mesmo de saber como rebaixar o seu carro dentro da lei, saiba como rebaixá-lo com segurança!
Procure um profissional especializado no assunto, que fará o processo corretamente para o rebaixamento, sem cortar indevidamente ou aquecer as molas.
Aquecer ou cortar as molas para rebaixar o carro altera as características do material e faz com que acabe prejudicando a segurança e a estabilidade do veículo.
Para fazer o rebaixamento automotivo da forma correta existem molas preparadas e sistemas de suspensão reguláveis, que garantem um bom serviço e mantém a segurança do carro rebaixado.
Agora, vamos a qual o processo correto e legal para se fazer a alteração nas características da suspensão do carro!
Em 2014, foi realizada a última grande alteração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), onde foram expressas as normas e leis que os veículos devem seguir para poderem alterar a suspensão do carro.
Segundo o artigo 98 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):
“Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.”
“Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.”
Ou seja, antes de fazer qualquer alteração no seu carro, você precisa solicitar a autorização da autoridade regulatória de trânsito.
Após obter essa autorização, você poderá realizar a modificação na suspensão do seu veículo e rebaixar o carro.
Mas não acaba por aí, assim que fizer essa alteração, será preciso obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Com o intuito de especificar como obter o CSV o CONTRAN criou o art. 4º da Resolução nº 397/11.
Que informa:
“Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes da Tabela anexa à Portaria a ser editada pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.”
Dessa forma, para que você consiga o CSV, é necessário levar o carro em uma instituição cadastrada junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e seguir as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Após obter o Certificado de Segurança Veicular, será preciso incluir na CRV do seu veículo a informação de que o carro teve a alteração no sistema de suspensão. Conforme aponta o Art, 123 do CTB:
“Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
(…)
III – for alterada qualquer característica do veículo.”
Como rebaixar o carro em 4 passos
1: Primeiramente, é preciso regularizar o carro rebaixado. Dirija-se a um posto de atendimento do Detran e solicite autorização prévia para realizar a modificação.
2: Vá a uma oficina especializada no serviço de rebaixamento automotivo para realizar a alteração no sistema de suspensão.
Vale ressaltar que nunca deve-se ir a uma oficina que realiza processos duvidosos para rebaixar a suspensão, como corte de molas, grampos ou aquecimento.
Esses processos alteram as propriedades dos materiais e prejudicam outras partes do carro, podendo gerar trincas na longarina ou no túnel, amortecedores estourados e danos nos batentes dos amortecedores.
Sempre opte por uma suspensão preparada e específica para a função, seja ela fixa ou variável. Essas suspensões são dimensionadas para suportar as alterações darem uma sobrevida maior aos outros componentes do conjunto mecânico do carro.
3: Após realizar a alteração, vá com a autorização prévia do Detran + nota fiscal do serviço e das peças a um posto credenciado pelo Inmetro, para que seja feita uma análise e verificar se o sistema está de acordo com o que a lei determina para que um carro rebaixado possa rodar.
Em caso de aprovação, será emitido o CSV (Certificado de Segurança Veicular), que indica que o carro está apto a rodar e atende as determinações para oferecer segurança no trânsito.
4: Com o CSV em mãos, volte a um posto do Detran para incluir no CRLV do carro a alteração que foi feita na suspensão e incluir no campo de observação o apontamento da suspensão modificada.
Carro rebaixado pode ser guinchado?

Carro rebaixado a menos de dez centímetros do solo é apreendido na Ponte Rio-Niterói | Foto: Divulgação PRF
Muitas pessoas ainda têm medo de rebaixar seu carro e acabarem tendo ele guinchado por uma autoridade. Porém, segundo o CTB a medida administrativa que deve ser tomada para carros rebaixados irregularmente é a de retenção do veículo.
Isso significa que o veículo não pode ser guinchado e vamos explicar o porquê.
Diferente da apreensão ou da remoção, a retenção trata-se de manter o veículo no local até que o problema seja sanado e então liberado após aplicação das devidas multas.
Entretanto, caso o problema não possa ser sanado no local, como em uma suspensão fixa ou a rosca que esteja muito baixa, o veículo terá o seu Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) retido, mediante entrega de recibo ao proprietário, e então liberado.
Após a retenção do CRLV, o proprietário terá um prazo para regularizar a situação do veículo, para então poder obter novamente o CRLV.
Por que não é indicado rebaixar o carro?
Que o gosto dos brasileiros pelos carros rebaixados é grande, não é novidade, deixando o carro com um visual diferenciado e único entre os outros. Mas ainda assim quem pretende fazer essa modificação no carro deve conhecer os riscos e problemas que pode vir a ter, antes que a faça.
Problemas de Estabilidade do carro rebaixado
Um carro, quando está sendo desenvolvido, passa por diversos testes para definir a melhor configuração de suspensão para ele. Nesses testes leva-se em consideração a massa do carro, dimensões, aerodinâmica, entre outras coisas relacionadas ao veículo em si. Mas outro ponto estudado é a geográfica do terreno que o carro vai andar.
Um mesmo carro produzido para andar aqui no Brasil e na Europa, não tem a mesma configuração de suspensão, pois o terreno e as estradas são completamente diferentes.
Então, quando você troca uma suspensão original por uma preparada, automaticamente você vai estar “jogando fora” todos esses estudos feitos no desenvolvimento do carro.
As chances do carro ficar mais instável e sofrer mais com o efeito rolagem (parte do peso das rodas internas à curva são transferidos para as rodas externas e, com isso a suspensão do carro do lado interno levanta e do lado externo abaixa, justo por essa carga de peso maior) em curvas é maior, gerando um certo risco ao dirigir, mesmo quando a suspensão foi modificada da maneira correta.
Uma dica é, se você alterou a suspensão do seu carro por uma preparada, andar sempre com mais calma principalmente nas curvas e usar o carro mais para curtir o “rolê” com calma do que acelerar. Assim você chama atenção com o seu carro e não coloca nem a sua vida e nem a de outros em risco.
Danos à estrutura da carroceria do carro rebaixado
Como o sistema de suspensão rebaixada é um pouco mais “duro” que as convencionais de fábrica e o amortecedor absorve menos os impactos e oscilações da via, a energia passada transmitida para a carroceria é bem maior.
Com isso, a estrutura da carroceria começa a desgastar mais rápido, já que não foi feita para suportar as maiores pancadas que o veículo sobre.
Como consequência, os amortecedores “gastam” mais rápido, podem começar a surgir trincas na longarina ou no túnel da transmissão, entre outros problemas.
Problemas de Alinhamento do carro rebaixado
Voltando novamente ao assunto de “o carro não foi projetado para isso”, o alinhamento do carro está ligado ao sistema de suspensão e direção dele. Ao rebaixar a suspensão você altera a geometria do carro, o que implica diretamente no alinhamento dele e faz com que seja mais difícil alinhar o veículo.
Além disso, como a suspensão sofre mais, perde-se o alinhamento mais rápido e é preciso refazer o alinhamento antes do tempo normal.
Desgaste dos Pneus dos carros rebaixados
Os pneus também sofrem com a diminuição da ação do amortecedor, desgastando mais rápido e perdendo a calibragem com uma frequência maior. Fora isso, tem o fato de, como é mais difícil alinhar o carro, é mais fácil com que o pneu desgaste irregularmente.
Se você pretende ter um carro rebaixado, saiba que as visitas ao posto para calibrar os pneus serão com maior frequência. Uma dica é realizar a calibragem com nitrogênio, que garante a pressão ideal dos pneus por mais tempo.
Valor do Seguro de um carro rebaixado
Segundo a Minuto Seguros, uma das coisas que influencia no preço do seguro do carro é se ele tem o sistema de suspensão original ou se é rebaixado.
Então se você vai encarar os gastos de documentos e de peças para rebaixar o carro, prepare-se para encarar um valor maior na hora de pagar o seguro.
Revenda de carro rebaixado
Depois de ser feita a alteração no sistema de suspensão, você vai enfrentar os problemas acima enquanto estiver com o carro. Mas e na hora de trocar de veículo?
Um carro que foi rebaixado pode acabar sofrendo desvalorização maior por conta dos danos que sofre durante a vida. Com isso, a menos que venda o carro para outro amante de carros rebaixados, você pode ter muito mais dificuldade na hora de revender o veículo e perder um bom dinheiro na revenda.
Onde fazer a manutenção automotiva em São Paulo?
Quem ama, cuida. Então se você preza pelo seu carro, leve sempre a uma oficina especializada e que é referência na sua cidade.
A Mix Auto Center é referência quando o assunto é cuidar do seu veículo. Somos especializados em mecânica eletro eletrônica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios para deixar o seu veículo ainda mais completo.
Confira: Conheça a loja oficial de gravações do Auto Esporte
Possuímos o ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos e contamos com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades, localizadas nos bairros Jabaquara e Ipiranga.
Já em nosso e-commerce, você encontra todos os acessórios que seu carro precisa para ficar mais completo e valorizado.
Acesse: www.mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!