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Montadoras garantem que carros elétricos e híbridos ocuparão metade do mercado global de automóveis em 10 anos
As leis de emissões de poluentes estão obrigatoriamente cada vez mais rigorosas no Brasil e mundo afora, principalmente na União Europeia, Japão e alguns estados dos EUA.
Por conta dessa preocupação ambiental, algumas montadoras já correm para eletrificar seus veículos.
Um relatório do Boston Consulting Group (BCG) afirma que o mercado de veículos elétricos e híbridos atingirá seu ponto de inflexão em 2030.
O estado da Califórnia (EUA) já assumiu o compromisso e anunciou proibirá a venda de carros com os tradicionais motores a combustão a partir de 2035, dando total preferência à categoria “emissão zero” para venda de carros novos zero km.
Aqui vale destacar uma nota de curiosidade: é justamente a necessidade de reduzir a emissão de poluentes que impulsiona o avanço tecnológico no setor automotivo, principalmente quando o assunto é a motorização.
A expectativa é de a revolução da eletrificação no mercado de automóveis caminhe a passos lentos e aconteça modo gradual até 2025. Daí pra frente, é pisar fundo rumo o futuro!
Em apenas cinco anos, espera-se que o mercado de carros com motor a combustão interna seja reduzido em até 50% em contrapartida à ocupação do novo mercado de híbridos e elétricos.
Será que a Tesla, finalmente, terá concorrentes à altura?
A Volkswagen, por exemplo, decidiu transformar a centenária fábrica de Zwickau – fábrica da Volkswagen responsável pela produção de 6 milhões de Golfs – em uma fábrica de veículos 100% elétricos, banindo assim o motor a combustão da linha de produção por completo até 2030.
Em 2019, a Volvo também declarou que iria banir carros 100% a combustão de suas fábricas e iniciar a corrida para se tornar uma das maiores fabricantes de carros híbridos e elétricos de luxo do mundo.
Embasado na revolução do setor automotivo provocada pela ocupação dos carros híbridos e elétricos em menos de 10 anos, a MixAuto realizou um levantamento para responder às principais dúvidas sobre carros elétricos.
Confira na íntegra e prepare-se para o futuro!
Qual a maior montadora de veículos elétricos do mundo?
Ao contrário do que é visto no Ocidente, onde pensa-se que a maior montadora de carros elétricos é a Tesla, de Elon Musk, a maior fabricante de carros elétricos do mundo encontra-se no Oriente, mais especificamente na China.
Atualmente, a BYD é a maior montadora de carros elétricos do mundo, atuando também no maior mercado de veículos elétricos do mundo, com caminhões elétricos, empilhadeiras elétricas e vans elétricas.
Segundo o Portal QuatroRodas, a BYD estuda comprar a fábrica da Ford (unidade de São Bernardo do Campo) para produzir carros elétricos.
De acordo com o Portal UOL, “praticamente todos os 20.000 táxis de Shenzhen – Cidade na República Popular da China – são BYDs elétricos, em comparação com menos de 20 de qualquer marca em Nova York” e “mais de 500.000 ônibus elétricos percorrem as estradas chinesas, em comparação com menos de 1.000 nos EUA”.
Quais os carros elétricos no Brasil?
De acordo com o InsideEVs, atualmente, existem 13 marcas de carros elétricos comercializadas no Brasil e os principais modelos são:
Veículo | Preço inicial | Potência/torque | Autonomia | Aceleração 0 a 100 km/h | Velocidade máxima | |
Audi e-tron | R$ 531.990 | 408 cv / 67,5 kgfm | 436 km (WLTP) | 5,7 segundos | 200 km/h | |
Audi e-tron Sportback | R$ 511.990 | 408 cv / 67,5 kgfm | 446 km (WLTP) | 5,7 segundos | 200 km/h | |
BMW i3 | R$ 257.950 | 170 cv / 25,5 kgfm | 285 km (WLTP) | 7,3 segundos | 150 km/h | |
Chevrolet Bolt | R$ 230.600 | 203 cv / 36,7 kgfm | 416 km (EPA) | 7,3 segundos | 148 km/h | |
JAC iEV330P | R$ 289.900 | 150 cv / 33,6 kgfm | 320 km (NEDC) | – | – | |
JAC iEV60 | R$ 210.000 | 150 cv / 33,6 kgfm | 380 km (NEDC) | 7,9 segundos | 150 km/h | |
JAC iEV40 | R$ 189.900 | 115 cv / 27,5 kgfm | 300 km (NEDC) | 9,8 segundos | 130 km/h | |
JAC iEV20 | R$ 139.900 | 68 cv / 21,9 kgfm | 400 km (NEDC) | – | 113 km/h | |
Jaguar I-Pace | R$ 479.950 | 400 cv / 71,0 kgfm | 470 km (WLTP) | 4,8 segundos | 200 km/h | |
Nissan Leaf | R$ 209.990 | 149 cv / 32,6 kgfm | 389 km (NEDC) | 7,9 segundos | 144 km/h | |
Mercedes-Benz EQC | R$ 575.000 | 408 cv / 77,5 kgfm | 471 km (NEDC) | 5,1 segundos | 180 km/h | |
Renault Zoe | R$ 203.678 | 92 cv / 22,4 kgfm | 300 km (WLTP) | 13,2 segundos | 135 km/h | |
Porsche Taycan 4S | R$ 589.000 | 530 cv / 65,3 kgfm | 327 km (EPA) | 4,0 segundos | 250 km/h | |
Porsche Taycan Turbo | R$ 809.000 | 680 cv / 86,6 kgfm | 322 km (EPA) | 3,2 segundos | 260 km/h | |
Porsche Taycan Turbo S | R$ 979.000 | 761 cv / 107,1 kgfm | 309 km (EPA) | 2,8 segundos | 260 km/h |
Quantos carros elétricos existem no Brasil?
Até o fechamento desta matéria, existem 5,9 mil carros elétricos e híbridos no Brasil, de um total de 53.157.645 automóveis, segundo a FGV Energia.
Onde carregar carros elétricos no Brasil?
Hoje em dia você pode ter uma estação de recarga até mesmo na sua casa, claro, desde que pague o custo.
Mas existem estações recarga pública e alguns estacionamentos corporativos disponibilizam esses carregadores, além dos eletropostos específicos.
Com o aumento da venda de carros híbridos e elétricos no Brasil, é natural dependermos cada vez mais de uma melhora na infraestrutura para recebê-los. Diversas montadoras já estão fazendo esse investimento, como é o caso da Volvo, que já trouxe mais de 500 postos de recarga para o nosso país.
Quantos km faz um carro elétrico?
Os carros elétricos com maior autonomia podem percorrer pelo menos 100 km ou mais no com autonomia de 8 horas.
A não ser pelos modelos da famosa americana Tesla, Inc., de Elon Musk.
O Tesla Model S, por exemplo, chegou ao mercado com 426 km de autonomia e, após passar por atualizações, já desponta com incríveis 640 km de autonomia (EPA), de acordo com a TecMundo.
E não é só isso. O Tesla Model S também quebrou recordes de velocidade na categoria e é capaz de ir de 0 a 96 km/h em apenas 2,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 262 km/h.
Agora, quer saber quanto custa um Tesla Model S?
Prepare bem o bolso, porque o preço do Tesla Model S varia entre US$ 79.990 até 99 mil 990 dólares – o que dá mais de meio milhão de reais (mais especificamente R$ 575.942,40)!
Quanto tempo leva para carregar um carro elétrico?
Segundo a eCycle, o Leaf da Nissan – primeiro carro elétrico da japonesa – alcança cerca de 80% do carregamento total de sua bateria em apenas 30 minutos com a recarga expressa*.
*Recarga expressa é a recarga feita em pontos de recarga, como locais públicos e lojas de conveniência.
Ainda, há a possibilidade de carregar o Nissan Lead em tomadas comuns por 8 horas (em 220 V) ou 20 horas (110 V).
O único problema é que o Nissan Leaf não é comercializado no Brasil e não há quaisquer indícios de que o elétrico venha para o mercado nacional tão cedo.
Fora o Nissan Leaf, a média comum para recarga completa da maioria dos carros elétricos é de oito horas, sendo que há alguns precisam de 12 horas para atingirem o pleno de carga.
Bateria EV: nova tecnologia promete carregar carros elétricos em apenas 10 minutos
É isso mesmo! A Exame divulgou que cientistas da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria elétrica-voltz, conhecida como EV, capaz de recarregar o carro elétrico por completo em cerca de 10 minutos.
Segundo os criadores, a bateria consegue aguentar até 2.500 recargas – o que equivale a cerca de meio milhão de quilômetros rodados.
Mesmo que a revolucionária tecnologia da Bateria EV represente um salto capaz de impulsionar a produção de carros elétricos, a equipe ainda não está satisfeita.
Segundo um relatório de pesquisa publicado na revista Joule, a meta para estes cientistas é desenvolver uma bateria EV capaz de carregar o carro em até 5 minutos. Já pensou?
Quanto custa para carregar um carro elétrico ou híbrido no Brasil?
Ao contrário do que pensamos, o custo para carregar um carro elétrico não é algo exorbitantemente caro.
A economia para recarregar um carro elétrico pode ser até cinco vezes maior do que para encher o tanque de um modelo a combustão.
O valor médio para carregar um carro elétrico é de apenas R$ 11 em tomadas 110V-20A e R$ 22 em tomadas 220V-20A, se determinarmos o valor do kWh em R$ 0,50 centavos – média nacional de acordo com o determinado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Você sabia que é possível carregar um carro elétrico em casa?
A única recomendação é que as tomadas de 110 Volts tenham no mínimo 10 amperes e no máximo 20 amperes. Enquanto que as tomadas de 220 Volts devem possuir corrente de 20 amperes. Em qualquer uma das opções é possível carregar o carro elétrico em casa e o custo é o mesmo, só muda o tempo de recarga.
Quantos Eletropostos existem no Brasil?
Ainda não há um dado oficial sobre quantos postos de recarga de carros elétricos existem no Brasil. Mas é certo que a maioria está localizada nas regiões Sudeste e Sul do país.
Alguns fabricantes já prometeram investir pesado e trazer cada vez mais postos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in ao Brasil. Como é o caso da Volvo que tem os pontos de recarga Volvo.
30 postos de recarga ultrarrápida em SP até 2023
Segundo uma matéria da Exame publicada nesta quarta-feira (21), as empresas alemãs do Grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi e Porsche), em parceria com a elétrica EDP, vão implementar 30 postos de recarga ultrarrápida para veículos elétricos e híbridos Plug in até 2023 em São Paulo.
Os postos de recarga poderão ser usados gratuitamente por veículos de todas as marcas, ao menos em primeira instância, enquanto ainda estiver na fase de teste.
Onde ficam localizados os eletropostos no Brasil?
Você pode encontrar estações de recarga pública em cidades, principalmente nas grandes metrópoles, nas ruas ou, até mesmo, em rotas de longas distâncias, como é o caso das eletrovias.
Mapa de Postos Elétricos no Brasil
Algumas empresas desenvolveram aplicativos que trazem mapas de eletropostos pelo Brasil e suas cidades. Como é o caso da PlugShare e da Electroposto.
Como funcionam os sistemas híbridos?
Outra dúvida comum para quem quer comprar um carro híbrido é justamente como funciona esse sistema.
A Mix Auto já produziu um texto completo sobre o assunto e você pode conferir clicando no link abaixo.
Clique e confira: Vale a pena ter um híbrido no Brasil?
Existem oficinas especializadas no conserto de carro elétrico em São Paulo?
Ainda existem poucas oficinas especializadas em veículos elétricos e híbridos em São Paulo, o que é um dos, senão o maior empecilho para quem deseja adquirir um carro desse tipo nos dias de hoje.
Inclusive, a Mix Auto Center já tem planos para se tornar uma auto center especializada no conserto e manutenção de carros elétricos e híbridos, levando sua qualidade de atendimento e primor pela qualidade de seus serviços a este novo nicho do mercado automotivo.
Contamos com equipes de especialistas e atuamos há mais de 10 anos oferecendo soluções automotivas de qualidade e a preços justos!
Possuímos ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos e contamos com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta do que os preços de concessionária, além de oferecermos e até 2 anos de garantia em todos os acessórios adquiridos e instalados em nossas unidades, localizadas nos bairros Jabaquara e Ipiranga.
Já em nosso e-commerce, você encontra todos os acessórios automotivos que seu carro precisa para ficar mais completo e valorizado.
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