Índice de Conteúdo
Ano a ano, as montadoras precisam se reinventar para atender ao gosto de seus públicos e enfrentar a concorrência.
Ao passo que a tecnologia avança e o mercado se reinventa, alguns modelos tornam-se obsoletos e acabam tendo de dar lugar aos mais novos.
E por conta do Dia da Saudade, comemorado dia 30 de janeiro, resolvemos homenagear os carros que saíram de linha em 2020 e que vão deixar saudades.
Confira na íntegra e deixe nos comentários qual deles você vai sentir mais saudade.
#1. Carros que saíram de linha em 2020: Chevrolet Cobalt
É isso mesmo. O primeiro adeus vai para o Cobalt, um dos carros que saíram de linha em 2020. Desde o lançamento do Onix Plus, se especulava que o fim do Cobalt estaria cada vez mais próximo.
Isso porque, os dois modelos têm praticamente a mesma medida e preços muito parecidos, mas o Onix Plus se destaca muito mais, ficando até entre os três carros mais vendidos em 2020.
Então, em 2020, a Chevrolet decidiu que encerraria a fabricação do sedã não tão compacto, que fez sucesso entre famílias que queriam um carro um pouco maior, com um visual mais sofisticado e elegante.
Confira também: 29 Acessórios Onix Indispensáveis para o Mais Vendido do Brasil
#2. Carros que saíram de linha em 2020: Nissan March
Depois de 9 anos no Brasil, o Nissan March encerra suas atividades e está entre carros que saíram de linha em 2020.
Considerado um hatch compacto, acabou perdendo espaço no mercado por conta da migração dos consumidores para hatches maiores e os SUVs.
Agora, será substituído por um SUV compacto, modelo que está em grande ascensão no país.
#3. Carros que saíram de linha em 2020: Ford Fusion
Antes de anunciar o encerramento de suas atividades no Brasil, a Ford já tinha anunciado a despedida do Fusion.
Desde maio do ano passado, o sedã já não fazia mais parte do catálogo oficial no site da montadora e também não aparece entre os lançamentos. Então, o Fusion está entre os carros que saíram de linha em 2020.
#4. Carros que saíram de linha em 2020: Volkswagen Passat
Com o preço de R$ 170 mil reais, o Passat acabava perdendo espaço para os SUVs e veículos de marcas premium, como BMW e Audi.
Por conta disso, depois de brilhar muito desde 1970, a oitava geração do Passat não aguentou a pressão do mercado e em agosto, o modelo global perdeu espaço no Brasil, ficando entre os carros que saíram de linha em 2020.
O alto preço do dólar durante a pandemia também foi decisivo para que a montadora optasse por não fabricar mais o modelo no Brasil, mas o clássico ainda é produzido na Europa.
#5. Carros que saíram de linha em 2020: Fiat Palio Weekend
Esse carro foi literalmente pau para toda obra. Foi um dos poucos “carros perua” que sobreviveu por tanto tempo no mercado.
Agora, esse tipo de modelo foi substituído pelas famílias por veículos utilitários esportivos.
A última unidade do Fiat Weekend, como ficou conhecido nos últimos anos, foi fabricada na fábrica de Betim, Minas Gerais, em 2020.
#6. Carros que saíram de linha em 2020: Fiat Mobi Drive e Way
Calma, a produção do Fiat Mobi continua, mas não dos modelos Drive e Way, que sofreram grandes baixas nas vendas e estão entre os carros que saíram de linha em 2020.
A versão Drive é aquela que colocou o Mobi na lista dos carros mais econômicos do Brasil, por conta do motor 1.0 três cilindros.
Agora, o modelo que fica disponível no mercado é com o motor 1.0 Fire quatro cilindros, que tem menos potência e gasta mais que o motor usado na versão Drive.
#7. Carros que saíram de linha em 2020: Hyundai Elantra
A Hyundai também está presente entre os carros que saíram de linha em 2020 com o Elantra.
O Sedã médio da Hyundai sobreviveu até a sexta geração, que acabou não sendo tão bem sucedida igual a quinta, o que fez a Hyundai repensar na sua produção.
Até mesmo as unidades importadas pela CAOA acabaram não tendo uma boa procura, demorando para serem vendidas, ocasionando na aposentadoria do modelo no Brasil.
#8. Carros que saíram de linha em 2020: Citroën C4 Lounge
Deu ruim para mais um sedã, que desde o começo está entre os carros que saíram de linha em 2020.
Se você for consultar no site da Citroen, o C4 Lounge ainda consta no catálogo por ter algumas unidades no estoque nas concessionárias.
Porém, o Brasil já não recebe mais importação desse modelo desde janeiro de 2020.
#9. Carros que saíram de linha em 2020: Mitsubishi Lancer
Os carros que saíram de linha em 2020 são em sua maioria, modelos sedãs, notou?
No caso da Lancer, nem mesmo o fato de ser o único e exclusivo modelo da marca japonesa produzido no Brasil sem ser SUV ou Picape, foi o suficiente para segurar a produção do modelo aqui.
Em outros países, a produção do Lancer já tinha sido interrompida e com isso, a Mitsubishi decidiu colocar fim a produção do seu clássico sedã que, se ainda estivesse sendo fabricado, completaria 45 anos em 2021.
#10. Carros que saíram de linha em 2020: Volkswagen Golf
No último mês de 2020, foi a vez de dizer adeus ao VW Golf. Depois de 25 anos no Brasil, o modelo foi retirado do site oficial da Volkswagen.
O modelo era comercializado em sua sétima geração global, tendo chegado primeiramente por importação da Alemanha. Depois, veio do México até ser nacionalizado.
As últimas unidades eram da versão GTE, que já contava com motorização híbrida, mesclando propulsor a combustão interna e um elétrico.
#11. Carros que saíram de linha em 2020: Chery QQ
Os SUVs vão dominar o mercado automotivo brasileiro. Desde que o Grupo Caoa adquiriu 50% de participação na operação nacional da chinesa Chery, em 2017, o foco da marca se voltou aos utilitários esportivos.
Com isso, o hatch compacto Chery QQ deixou de existir ainda no começo de 2020 para dar espaço à fabricação de mais modelos de SUVs.
Bônus: Carros que devem sair de linha em 2021 (opinião Mix Auto)
Agora que já descobrimos quais são os carros que saíram de linha em 2020, não poderíamos deixar de apostar em quem sairá de linha ainda em 2021.
Não somos videntes, mas temos experiência suficiente para listar os carros que já estão pela bola 7.
Segue lista abaixo:
Hyundai Ix35
Quem assistiu The Walking Dead sabe que o IX35 é um carro que sobrevive a quase qualquer coisa. Então, porque a Hyundai tiraria esse guerreiro de cena?
A resposta é simples: falta de público. Em 2020, o modelo teve pouco mais de 2 mil emplacamentos e agora com a forte onda de SUVs, a disputa fica cada vez mais acirrada.
Então, pode ser que o valente e famoso IX35 saia sim de linha em 2021.
Fiat Doblò
Não é de hoje que ouvimos que o fim da Doblò está próximo. Todo ano surge a história de que o modelo não será mais fabricado, mas dessa vez parece que a informação é real.
Em Betim (MG), onde fica a fábrica da Fiat, o que se comenta é que o veículo não será mais produzido, já que agora eles só fabricam a Doblò quando surge alguma grande encomenda de frotas ou locadoras de veículos.
Então, seria o fim da Doblò? Vamos aguardar notícias de Betim ou ficar atentos ao site para saber se o carro ainda permanecerá no catálogo oficial.
Toyota Etios
Com a chegada do Yaris em 2018, o Etios, que até então tinha uma boa procura, acabou ficando em segundo plano.
O modelo já perdeu algumas versões e hoje em dia, só está no mercado com o motor 1.5 e em duas opções de acabamento, com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro.
Mediante esses resultados, ao que tudo indica, o fim do Toyota Etios está bem próximo.
Honda Fit
O hatch da Honda pode partir a qualquer momento. Isso porque, mesmo fazendo muito sucesso no Brasil, a nova versão do Honda Fit já tem causado muitos problemas nos países em que foi lançada.
O maior problema tem sido o preço, que acaba competindo com alguns SUVs compactos, deixando o Fit para trás.
Estima-se que a Honda crie uma espécie de City Hatch para ocupar o lugar do Fit e assim não fique para trás no mercado.
Mitsubishi Outlander
Dos carros da marca, o Outlander foi o que menos emplacou unidades em 2020. A chegada do Eclipse Cross também está tendo um peso muito grande na decisão da montadora, que deve parar de fabricar o modelo ainda esse ano.
Citroen C3 e AirCross
A falta de público para C3 e AirCross da Citroen vai resultar no cancelamento da produção desses modelos.
O que rola por aí, é que o C3 passará por uma reforma e ganhará um visual mais encorpado, igual ao C3 XR que é vendido na China.
Chevrolet Montana
Com a Strada no mercado, acaba ficando difícil competir. Mesmo tendo emplacado mais de 6 mil unidades em 2020, o modelo está quase sendo tirado de linha.
A grande aposta da GM virá com uma picape que segue o estilo da Tracker, para concorrer com outro carro da Fiat, desta vez, a Toro.
Vale lembrar que outros modelos da GM já foram inspiração para a Montana, como o Corsa e o Agile.
Chevrolet Cruze
O problema maior do Cruze é a concorrência. Lutando direto com Corolla e City, o modelo da GM não conseguiu emplacar muitas unidades e agora, pode estar com seus dias contados.
Também com a chegada da Tracker e o crescimento das vendas de carros SUV, acaba não sobrando muita opção para a GM a não ser encerrar a produção do modelo.
Volkswagen Fox e Spacefox
O Fox é um dos poucos carros que não sofreu muitas mudanças de acordo com as versões e quando foi lançado, em 2003, fez tanto sucesso que acabou resultando no lançamento do SpaceFox.
Porém, sabemos que carros “estilo perua” igual o SpaceFox, estão com os dias contados. Sabemos também que, no caso do Fox, a falta de reinvenção no mercado e a chegada de concorrentes, faz com que o modelo fique para trás.
Seria então o fim da linha Fox?
Volkswagen Up
Quando se trata do Up, surgem muitos elogios e reclamações. Mesmo sendo um carro potente, com um bom motor, muitas pessoas ainda o consideram um carro caro para seu pequeno tamanho.
Atualmente, o VW Up está no mercado com a versão Xtreme, que comporta apenas quatro passageiros. Mas, de acordo com a expectativa de vendas, o modelo não deve chegar ao fim de 2021.
Peugeot 308 e 408
A crise automotiva também chegou na Peugeot. O hatch e o sedã de um mesmo projeto não estão conseguindo se manter no mercado com a chegada de alguns concorrentes de outras marcas.
Por isso, o futuro do 308 e 408 é, até o momento, incerto. Será que a Peugeot vai insistir nos modelos em 2021 para conseguir emplacar mais unidades, ou vai se retirar da disputa e apostar em algo que faça mais sucesso?
Conheça a Mix Auto
Na Mix Auto Center, você encontra referência em qualidade e atendimento, além de equipes de especialistas em manutenção mecânica e elétrica e na instalação de acessórios automotivos, por isso, fomos escolhidos para gravações do programa Auto Esporte.
Possuímos o ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos e contamos com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades, localizadas nos bairros Jabaquara e Ipiranga.
Já em nosso e-commerce, você encontra todos os acessórios que seu carro precisa para ficar mais completo e valorizado.
Acesse: www.mixauto.com.br
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!