Índice de Conteúdo
Um caso novo e bastante curioso que temos recebido com frequência em nossas oficinas é a reclamação de proprietários de caminhonetes a diesel se queixando que a caminhonete perde força e entra em modo de emergência.
Desde 2010, os veículos movidos a diesel passaram a receber um filtro de partículas, posicionado no catalisador, com o objetivo de reter os poluentes sólidos, muito comuns durante a combustão a diesel. Desta forma, a fuligem pode ser reduzida em até 80%.
Conforme a quilometragem do veículo, o filtro de partícula pode entupir, prejudicando a força do carro ou até fundir o motor, em casos mais graves. Mas também pode ser algo simples de ser resolvido, desde que com um pouco de conhecimento técnico e atenção.
O tratamento de todos os gases do escapamento, realizado pelo filtro de partícula e o sistema de regeneração, é um assunto de interesse basicamente de veículos comerciais, utilitários leves, picapes e até alguns SUVs.
Então, com base em um caso real em nossa oficina e os procedimentos adotados por nossos mecânicos especialistas, resolvemos falar especificamente sobre este cenário em que a perda de potência aciona o modo de emergência das caminhonetes a diesel. Confira!
O que é filtro de partícula?
Antigamente, os carros a diesel eram caracterizados pela fumaça, mas, com o passar dos anos, estes veículos ganharam motores eletrônicos e filtros que evitam a fuligem em até 80%.
O filtro de partícula, também conhecido como DPF ou FAP, nada mais é que um retensor de poluentes sólidos, localizado no catalisador. Esse objeto evita a maior emissão de gases na atmosfera.
Para que serve o filtro de partícula?
O filtro, localizado no catalisador, retém os poluentes sólidos, como areia e poeira, para evitar a descarga de gases na atmosfera. Assim, a fuligem passa pelo filtro e fica retida, evitando a poluição.
No estado de São Paulo, a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – fiscaliza os veículos a diesel para evitar a fumaça causada pela combustão. Um automóvel desregulado pode receber uma multa no valor de R$ 1.591,80, o que pode dobrar em caso de reincidência.
Mas, se você foi multado pela primeira vez, é possível reduzir este valor em 70%, ficando condicionado o reparo do veículo.
Filtro de Partícula para carros a gasolina
Os carros a diesel sempre foram caracterizados pela emissão de poluentes, mas, a ejeção de material particulado não é exclusividade do diesel. Alguns veículos movidos a gasolina também apresentam a exalação de partículas que podem prejudicar o meio ambiente.
Os motores de ciclo Otto também emitem partículas sólidas, assim como os motores a diesel, com diferença de poluentes e proporção.
Como uma forma de contornar a situação, descobriu-se uma tecnologia para o sistema de injeção direta que diminuiria a emissão de CO2, mas, como efeito colateral, ocorreu o aumento das emissões de partículas.
A regeneração dos motores de ciclo Otto, ocorre automaticamente, assim como nos motores a diesel, e estima-se que seu Filtro de Partícula reduz em 75% os poluentes produzidos pelo motor a gasolina.
Por que caminhonete a diesel entra em modo de emergência?
Um cliente chegou até nossa oficina se queixando que seu veículo, uma Volkswagen Amarok, estava com a luz de filtro de partícula acesa e seu carro apresentava perda de força.
Veículos a diesel são equipados com mecanismo para filtrar automaticamente as partículas de fuligem dos gases de escape. A luz do filtro de partícula foi ativada para informar ao condutor que o filtro estava entupido e precisando ser limpo.
Quando a regeneração é saturada, o veículo automaticamente entra em modo de emergência, podendo se locomover, mas com drástica redução de potência.
Como o veículo é a diesel, seu catalisador DPF necessita que sejam utilizados somente óleos indicados pelo fabricante. Ao utilizar óleos paralelos, ocorre o entupimento do filtro. Nestas condições, a solução é realizar a regeneração ou troca da peça.
O filtro de partícula fica localizado dentro do catalisador. Na parte interna do catalisador, são realizados três tipos de processos de filtragem. O filtro de partícula atua como purificador, reduzindo ao máximo a emissão de fuligem dos gases de escape do motor. E era justamente o filtro de partícula que estava entupido.
Todo veículo necessita de cuidados básicos: troca o óleo a cada 10 mil km ou a cada 6 meses. Existe uma variação muito grande, que dependerá da frequência que o veículo é utilizado. Também é importante utilizar o óleo recomendado pelo fabricante, para evitar problemas como este.
2 motivos para manter o DPF em bom estado
O Filtro de Partículas ou DPF ajuda na baixa emissão de poluentes liberados através da combustão do diesel. Desde 2010, os veículos movidos a este combustível já saem de fábrica com a peça, localizada no catalisador.
Em perfeito estado, o Filtro reduz 80% de gases prejudiciais ao meio ambiente, confira 2 motivos para mantê-lo em dia:
1. Gases poluentes são considerados crimes ambientais
Um bom motivo para manter o seu filtro em ótimo estado é a economia financeira, certo?! De acordo com o artigo 54 da lei 9605/98 – Crimes ambientais – causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana resulta em multa e reclusão de um a quatro anos.
No estado de São Paulo, a CETESB fiscaliza os veículos a fim de evitar a fumaça, caso o automóvel esteja desregulado, a multa fica no valor de R$ 1.591,80, podendo dobrar em casos de repetição.
2. A limpeza é fácil
Os carros que possuem o Filtro de Partícula fazem sua regeneração automaticamente, o que dura cerca de 15 minutos. Mas, quando o motor não atinge a temperatura adequada para a regeneração, é comum que esse filtro acabe entupindo.
Mas, limpar este sistema é algo simples e econômico, utilizando um aparelho, oficinas mecânicas especializadas, como a Mix Auto, possuem este mecanismo, podendo até impedir a troca da peça.
Um Filtro de regeneração novo pode custar até R$ 8.000,00.
Formas de regeneração
Os filtros DPF retém as partículas de fuligem para que não chegue à atmosfera, para que haja um bom funcionamento da peça, e consequentemente a liberação correta dos gases, o filtro se regenera, que pode ocorrer de três formas:
Regeneração Passiva
A regeneração passiva ocorre automaticamente ao atingir a temperatura correta, queimando as partículas retidas no filtro.
Mas, para que isso aconteça, é necessário manter uma velocidade constante, tempo de percurso e rotação, que dificilmente é atingido nas vias.
Regeneração Ativa
A regeneração ativa ocorre quando há um limite de fuligem no filtro de partículas, então a ECU do automóvel força uma nova injeção do combustível, o que aumenta a temperatura dos gases provocando a queima.
Regeneração Forçada
A regeneração forçada é feita através de um scanner de diagnóstico, com o intuito de atingir a velocidade necessária para a queima da fuligem presente no filtro.
Onde realizar a manutenção do Filtro de Partícula?
É imprescindível escolher uma oficina renomada, para que profissionais altamente qualificados e preparados realizem o procedimento de uma forma segura, rápida e eficiente. Nós da Mix Auto, somos referência em qualidade e atendimento!
Possuímos mais de 10 anos de atuação no mercado automotivo, prezando sempre pelo melhor atendimento e serviços prestados por nossas equipes de especialistas em mecânica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios automotivos.
Além de possuir ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos, a Mix Auto conta com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades: Bosch Mix Auto Jabaquara e Mix Auto Ipiranga.
Vem pra Mix Auto!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br