Índice de Conteúdo
Você sabe o que é Sistema de Arrefecimento? Sabe para que serve ou como funciona o Sistema de Arrefecimento do carro?
Se o seu carro tem motor a explosão, é fundamental que você conheça alguns cuidados básicos com este sistema para evitar problemas, gastos e dores de cabeça desnecessárias com seu carro na hora de levá-lo à oficina mecânica.
Então, a fim de sanar as principais dúvidas sobre o assunto, Neste artigo exclusivo da MixAuto, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o sistema de arrefecimento e por que ele é tão importante. Confira abaixo!
O que é Sistema de Arrefecimento?
O sistema de arrefecimento do motor é um sistema de refrigeração desenvolvido e aplicado a veículos que possuem motor a combustão, montado em um ciclo fechado e que contém 7 componentes principais: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha.
Qual a função do sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento ou refrigeração é responsável pelo controle de temperatura mínima e máxima nos motores a explosão (combustão).
É justamente o sistema de arrefecimento quem mantém o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, garantindo que não haja nenhuma grande dilatação nas peças de contato, consequentemente preservando alguns dos componentes mais importantes para o motor do carro contra o desgaste precoce.
Qual a temperatura média do motor do meu carro?
O controle de temperatura garantido pelo sistema de arrefecimento é extremamente importante para que o motor do seu carro opere corretamente, tenha um melhor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
A temperatura pode variar de veículo para veículo, de acordo com modelo e fabricante. Porém, pode-se dizer que a temperatura média do motor do carro varia geralmente em torno dos 90º C a 110º Celsius.
Como funciona o sistema de arrefecimento?
A água, com o auxílio da bomba d’água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor.
É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento. O aditivo eleva o ponto de ebulição ou congelamento da água, o que garante que a água não evapore enquanto o motor funciona.
Além do mais, o líquido de arrefecimento – que nada mais é do que a mistura de água desmineralizada e aditivo – é um líquido antiespumante, anticorrosivo e antiencrustante.
Ou seja, o líquido de arrefecimento traz todo o pacote responsável por garantir a lubrificação ideal do sistema de arrefecimento e, principalmente, a proteção contra oxidação e corrosão.
Assim que a água atinge certa temperatura de trabalho, a válvula termostática se abre e faz com que a água em alta temperatura seja resfriada por meio da troca de calor entre o ar externo e a própria água, que passa entre as aletas do radiador.
Todo o resfriamento é feito através de mangueiras, preparadas para suportar elevadas temperaturas, que levam a água até pontos importantes do sistema.
Caso a temperatura esteja alta demais para o sistema, a ponto de causar danos ao motor do veículo, o eletroventilador é então acionado para que a água que está nas aletas do radiador tenha o seu resfriamento agilizado.
Quais são os componentes do sistema de arrefecimento automotivo?
O sistema basicamente é composto por 7 componentes principais:
- Bomba d’ água
- Válvula termostática
- Reservatório
- Radiador
- Aditivo
- Sensor de temperatura
- Eletroventilador
Para fazer com que você saia deste post sabendo definitivamente para que serve e o que faz cada componente iremos lhe explicar um por um abaixo:
Bomba d’a água
Componente que pode ser acionado através da correia do motor e tem como principal função fazer com que a água circule no sistema para que seja feita a troca de calor entre a própria água e as peças do motor do carro.
Válvula termostática
Tem como principal função “segurar” a água que já está em contato com o bloco do motor para que a mesma atinja a temperatura perfeita de trabalho. Assim que o motor atingir essa tal temperatura a válvula termostática se abre e permite a passagem de água para o radiador do veículo, criando assim um novo ciclo de resfriamento no motor.
Reservatório
É responsável por “guardar” toda a água do sistema de arrefecimento. Nele é possível verificar o nível de água de todo o sistema. É de grande importância abastecê-lo com água e aditivo quando necessário (Quando o marcador estiver no mínimo ou abaixo dele).
Aditivo
Tem como principal função fazer com que a água do carro não ferva e nem congele, fazendo também com que o motor continue com uma faixa adequada de temperatura enquanto está em movimento. Atua para a não oxidação das peças que entrarão em contato com a água do sistema de arrefecimento.
O aditivo pode ser encontrado em 3 formas químicas diferentes, sendo elas: Os compostos por etileno glicol, orgânicos ou sintéticos. O recomendável é seguir sempre o manual do veículo.
Radiador
O radiador tem como principal função realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera. A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada. Assim que a água troca calor com o ar ela volta para o ciclo de resfriamento do motor.
Sensor de temperatura ou cebolinha de temperatura
Responsável por informar a temperatura do motor/temperatura da água do sistema de arrefecimento, pode levar essa informação tanto para o módulo de comando, sendo a ECU quanto para o próprio painel do veículo.
Funciona através de um termistor interno que varia a sua resistência conforme a temperatura do sistema de arrefecimento muda.
Eletroventilador ou ventoinha
Tem como principal função ventilar o radiador do veículo para que a troca de calor entre a água que passa nas aletas do radiador e o ar atmosférico seja feita de maneira mais rápida e eficaz. Assim quando a água voltar para as galerias do bloco terá um melhor desempenho, resfriando perfeitamente o motor de seu carro e evitando um calor excessivo.
Quais são os 5 principais defeitos do sistema de arrefecimento? O que pode causar o aquecimento do motor do seu carro? Como evitar o super aquecimento do motor do seu carro?
De vez em quando o sistema de arrefecimento pode nos dá alguma dor de cabeça não é mesmo?! Mas você sabe quais são os problemas que esse sistema pode apresentar? Separamos para vocês leitores de nosso blog 5 tipo de defeitos comuns em sistemas de arrefecimento:
Onde fazer o conserto do Sistema de Arrefecimento?
Recomendamos sempre a todos os leitores que realizem as revisões do sistema de arrefecimento de seus veículos em um centro automotivo de confiança.
Na MixAuto Center, com toda a certeza você irá encontrar conforto para você e seu carro com um preço justo!
Entre em contato e agende já a sua visita!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!