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Você já sentiu seu carro vibrar além do comum ao dar a partida? Se você sentir a mesma vibração durante um trajeto ou ao engatar a marcha ré, leve seu carro até sua oficina mecânica de confiança. Provavelmente, seu carro está com problemas no coxim do motor.
Foi isso o que nosso cliente, proprietário de uma Mercedes A200, fez quando começou a sentir essas vibrações no carro.
Assim que chegou à unidade da Bosch Mix Auto Center Jabaquara, o cliente relatou ao mecânico o que estava acontecendo e, após avaliação, o mecânico notou que a vibração estava acontecendo justamente porque o coxim do motor estava com defeito.
Mas, afinal, você sabe o que é coxim? Sabe qual é a função do coxim do seu carro? E como saber se o coxim do motor está com defeito?
Confira como foi o conserto do coxim dessa Mercedes A200 e entenda a importância da manutenção do coxim do seu veículo neste artigo exclusivo da Mix Auto Center!
Ficha Técnica da Mercedes A200
Antes de mais nada, disponibilizamos a tabela com os dados técnicos da Mercedes A200 abaixo para conhecimento geral.
FICHA TÉCNICA MERCEDES A200 | |
Marca: | Mercedes-Bens |
Modelo: | A200 |
Versão: | 1.6 Turbo |
Ano/modelo | 2018 |
Detalhes: | Importado, hatch, 4 portas, 5 ocupantes |
MOTOR MERCEDES A200 | |
Instalação: | Dianteiro |
Posição: | Transversal |
Aspiração: | Turbo |
Alimentação: | Injeção direta |
Cilindrada: | 1.595 cc |
Cilindros: | 4, em linha |
Comando de válvulas: | No cabeçote, corrente, variável |
Válvulas por cilindro: | 4 |
Combustível: | Flex |
Potência: | 156 cv @ 5.300 rpm |
Torque: | 25,5 kgfm @ 1.200 rpm |
Taxa de compressão: | 10,3:1 |
Código do motor: | M274DE16 |
TRANSMISSÃO MERCEDES A200 | |
Câmbio: | Automatizado |
Marchas: | 7 |
Tração: | Dianteira |
DESEMPENHO MERCEDES A200 | |
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,3 s |
Velocidade máxima | 224 km/h |
CONSUMO MERCEDES A200 | |
Urbano | 7,4 km/l (E) / 10,8 km/l (G) |
Rodoviário | 9,2 km/l (E) / 14 km/l (G) |
Autonomia máxima | 460 km (E) / 700 km (G) |
SUSPENSÃO MERCEDES A200 | |
Dianteira: | Independente, McPherson |
Traseira: | Independente, multibraço |
FREIOS MERCEDES A200 | |
Dianteira: | Disco ventilado |
Traseira: | Disco |
DIREÇÃO MERCEDES A200 | |
Assistência: | Elétrica |
diâmetro de giro: | 11 m |
PNEUS MERCEDES A200 | |
Dianteira: | 225/45 R17 |
Traseira: | 225/45 R17 |
AERODINÂMICA MERCEDES A200 | |
Área frontal: | 2,17 m² |
Coeficiente. aerodinâmico: | 0,27 Cx |
DIMENSÕES MERCEDES A200 | |
Comprimento: | 4.292 mm |
Altura: | 1.433 mm |
Largura: | 1.780 mm |
Entre-eixos: | 2.699 mm |
Bitola dianteira: | 1.553 mm |
Bitola traseira: | 1.552 mm |
Vão livre do solo: | não disponível |
PESO E CAPACIDADE MERCEDES A200 | |
Peso: | 1.370 kg |
Porta-malas: | 341 litros |
Carga útil: | 485 kg |
Tanque de combustível | 50 litros |
Dados fornecidos pelo fabricante.
O que é coxim do motor?

Coxim superior da Mercedes A200
Em poucas palavras, o coxim é um conjunto de peças responsável por diminuir a vibração o motor m relação ao chassi, garantindo maior conforto para os ocupantes do veículo.
Por isso, quando o coxim está com defeito, a vibração e barulho que o motor começa a fazer são os primeiros sintomas para identificar um possível defeito no coxim.
O coxim do carro é composto por liga metálica, borracha e vinil, responsáveis por conferir grande resistência à peça, já que fica localizada em uma parte do motor do carro com temperatura muito elevada.
Em alguns casos, o coxim pode ser fabricado para atuar de forma hidráulica, contendo algum líquido (normalmente óleo) em seu interior para conter as vibrações.
Os coxins estão ligados ao motor e ao câmbio do veículo, em pontos estratégicos que garantem uma melhor eficiência na absorção das vibrações, aumentando assim o conforto dos ocupantes do veículo.
Quais os principais problemas no coxim do motor?
Um dos principais problemas que pode acontecer com o coxim do motor e câmbio é o rompimento da borracha – em outras palavras, o coxim do carro pode estourar.
Quando isso ocorre, o coxim deixa de reter as vibrações do conjunto motopropulsor, gerando o aumento no barulho e na vibração que sentimos na carroceria ou volante.
Normalmente, esse rompimento ocorre pelo tempo de uso do carro e pela falta de revisão e manutenção. Mediante a esses fatos, outros problemas podem acabar surgindo, como o aumento nas folgas do coxim.
Como saber se o coxim do motor está com defeito?
O primeiro sintoma que o carro apresenta quando o coxim está com problema é o aumento na vibração que sentimos ao dirigir.
Essa vibração é bem perceptível ao ligar o carro, sair com o carro na primeira marcha (principalmente em uma subida) e ao dar marcha ré.
Isso acontece porque, nessas condições, a rotação do motor costuma estar um pouco maior, o que faz com que o motor vibre mais, por isso é mais fácil senti-la.
Qual é a hora de substituir o coxim do motor?
O tempo de troca do coxim pode variar de acordo com o tempo de uso do carro. Caso o motorista não ouça nenhum barulho ou vibração estranha vindo do motor, ainda sim, recomenda-se que a troca seja feita a cada 3 anos ou 30 mil km rodados.
Antes desse período, recomenda-se fazer revisões a cada 10 mil km para verificar se está tudo certo – as famosas e indispensáveis manutenções preventivas.
Qual o preço do coxim do motor?
O preço do coxim varia de acordo com o modelo e marca do carro.
Como existem também diferentes tipos de coxim e cada um se aplica a uma determinada situação prevista pelo fabricante, o preço de um kit coxim do motor tem um valor inicial de R$ 100,00 e pode ultrapassar o valor de R$ 1.500,00 em alguns casos.
Como conservar o coxim do motor?
Sabemos que, em determinado período de tempo, a troca do coxim inevitavelmente terá que ser feita. Mas também devemos fazer a nossa parte para não acabar atraindo gastos desnecessários, que podem surgir devido à nossa falta de cuidado no trânsito.
Por isso, para manter a boa conservação do coxim, procure sair com seu carro de forma suave e evite arrancadas bruscas – ou seja, acelerar muito o carro sem sair do lugar.
Quanto maior o giro do motor, maior será a vibração que ele gera. Consequentemente, maior será o desgaste precoce do coxim.
Como foi feita a troca do coxim da Mercedes A200 na Mix Auto Center
Agora que entendemos um pouco sobre o que é o coxim, vamos saber como ele foi trocado na Mercedes A200.
Com o carro posicionado no elevador, primeiro o mecânico removeu a capa superior do motor.
O segundo passo foi levantar o carro para ter acesso à parte de baixo do motor e remover o protetor de cárter.
Feito isso, o mecânico apoiou o motor e removeu o coxim danificado.
Por fim, foi só colocar o coxim novo e fazer o caminho inverso para montar o motor.
Esse serviço demorou em torno de duas horas para ser realizado por completo e para executá-lo, foram utilizadas ferramentas mecânicas como:
- jogo de soquetes e-torque
- chave de fenda
- macaco hidráulico
- chave L 10mm.
Onde trocar o coxim do motor?
A troca do coxim do motor deve ser feita em uma oficina especializada, que utilize ferramental adequado e não vá danificar nenhum componente nele. Imagine: ir em uma oficina resolver um problema e sair com três… Ninguém quer isso, não é mesmo?
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