Índice de Conteúdo
O Dia Internacional da Mulher está chegando e você sobe o motivo da criação desta data? Sabe quais são as mulheres que atuam no meio automobilístico e para o que elas contribuem? Sabe qual é a piloto brasileira mais renomada mundialmente?
Bom, o Dia Internacional da Mulher tem extrema ligação com a busca dos direitos de igualdade e reconhecimento no meio social e profissional.
Esse dia foi marcado a partir do incêndio criminoso que aconteceu numa fábrica têxtil, onde cerca de 130 operárias morreram carbonizadas em Nova Iorque, no ano de 1911. Em sua busca por melhores condições trabalhistas, essas mulheres acabaram assumindo o risco que resultou em morte.
Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
Desde então, a bandeira por direitos iguais foi levantada. Direitos que continuam a ser buscados até os dias de hoje.
Dia Internacional da Mulher: Mulheres importantes para a indústria automobilística
Florence Lawrence inventou as setas e a luz de freio
Florence Lawrence não era habilidosa apenas no cinema. A canadense foi a inventora das luzes de seta e de freio dos automóveis.
Até então, motoristas faziam gestos com os braços pelas janelas para indicar que iriam fazer uma curva. Florence desenvolveu uma dupla de bandeirinhas para serem fixadas atrás dos para-lamas.
Quando ativada por botões elétricos dentro da cabine, uma bandeirinha se levantava, indicando a direção da curva a ser feita. Na traseira, uma placa com a palavra “Stop” (pare ou parada) era ativada automaticamente quando o pedal de freio era acionado.
Tudo bem que com o tempo e com a tecnologia tudo ficou mais fácil, porém se não fosse a brilhante criação de Lawrence, todos os motoristas teriam que andar com as mãos pra fora para indicar quando iam virar a rua.
Mary Anderson inventou os limpadores de para-brisa
Em uma visita a Nova York, Mary notou que o clima influenciava e muito no trânsito. Então, ela pegou um caderno e criou um projeto que consistia em um limpador parecido com um rodo do lado de fora do vidro do bonde, com uma manivela do lado de dentro da cabine.
Mary chegou a patentear a ideia, mas como na época não precisava desse registros e poucas pessoas aderiram ao acessório, não fio muito além.
Depois, os limpadores começaram a fazer sucesso e outras pessoas usaram a ideia, inicialmente pensada por Mary, ká que o funcionamento do dispositivo é o mesmo.
Tisha Johnson é a designer chefe dos interiores da Volvo
Já olhou para um Volvo e pensou em quem projetou um modelo desse?
Bom, os modelos S90 e V90, da Volvo, tem um design interior maravilhoso. Tisha Johnson foi a responsável por desenvolver o interior da cabine de ambos os modelos. Tisha coordenou o projeto desde o espaço para os joelhos dos ocupantes nos assentos traseiros, passando pelo suporte ergonômico, até o teto solar panorâmico.
Tisha também supervisiona projetos conceito na Volvo, entre eles, um assento infantil que faz giros de 360 graus, um lounge para passageiros e um sistema de display digital intuitivo para os painéis da marca.
Dia Internacional da Mulher: História da piloto Bia Figueiredo
Ana Beatriz Figueiredo, ou apenas Bia Figueiredo como é conhecida, foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial e a a primeira brasileira a disputar um campeonato integral da Fórmula Indy.
Bia foi a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a vencer na Fórmula Renault, a única a conquistar uma pole position na Fórmula 3, e a única a disputar e a vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa.
Ainda tem dúvidas de que Bia é uma piloto e tanto?
Ela é a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Agora é a primeira brasileira a disputar um campeonato integral da Fórmula Indy.
Em 2007, treinou de Fórmula Renault e Fórmula 3 na Inglaterra; participou do programa Rookie Drivers, da A1 GP, com a equipe do Brasil, na China, a convite de Emerson Fittipaldi, experiência repetida em 2009, em Portugal; e treinou na Firestone Indy Lights, nos Estados Unidos.
Em 2008, estreou na Firestone Indy Lights, disputou o título até a ultima etapa e terminou em terceiro lugar no campeonato.
Em sua segunda temporada com a equipe, em 2009, não pode participar de duas provas, e concluiu o campeonato em oitavo lugar. Ganhou o premio de piloto mais popular da categoria.
Na Indy Lights, venceu uma corrida, no circuito oval de Nashville, em 2008, e outra, no circuito oval de Iowa, em 2009. Foi a primeira e continua sendo a única a acumular duas vitórias.
Em 2008, foi agraciada pela organização da Firestone Indy Lights com o Rising Star Award, e em 2009 ganhou o prêmio Most Popular Indy Light Driver, escolhida em votação dos sócios do IndyCar Nation, o fã-clube oficial da Indy, como o mais popular piloto da Firestone Indy Lights.
Em 2010, estreou na Fórmula Indy com a equipe Dreyer & Reinbold Racing, e, única mulher a correr no Desafio Internacional das Estrelas, tornou-se a primeira a vencer uma prova do torneio festivo de kart disputado por pilotos top do Brasil e do exterior.
Em 2011, disputou o campeonato da Fórmula Indy com a Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing. Em 2012, disputa as provas de São Paulo e Indianápolis com a Ipiranga Andretti Autosport.
Em 2013 disputa uma temporada parcial pela equipe Ipiranga Dale Coyne Racing.
Em 2014 e 2015 Bia disputou o Campeonato Brasileiro de StockCar, maior categoria nacional.
Hoje em dia, Bia trabalha no Auto Esporte da Rede Globo e já esteve em nossa loja gravando uma matéria sobre película automotiva.
Poderosa, né? Bia mostra diariamente que o lugar da mulher é onde ela quiser, fazendo o que quiser também.
Conheça nossa loja!
A Mix Auto Center atua há mais de 10 anos no mercado automotivo e nossos especialistas atendem cerca de 200 carros por mês – isso falando apenas em instalação de acessórios, sem contar os serviços de Mecânica em Geral e Estética Automotiva oferecidos em nossa rede de centros automotivos.
Os Acessórios Automotivos oferecidos possuem padrão de qualidade original de fábrica e 2 anos de garantia (quando adquiridos e instalados com na Mix Auto).
A Mix Auto preza pelo melhor atendimento e serviços prestados a cada um de seus clientes (confira nossas avaliações no Google e tire a prova real!).
Contamos com duas unidades de oficinas mecânicas em São Paulo, na Zona Leste e Zona Sudeste, para garantir maior comodidade e eficiência a você!
Acesse: www.mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER TATUAPÉ
Rua Tijuco Preto, 403 – Tatuapé – Próximo ao Metrô Tatuapé
Telefone: 11 3807-6054
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 97503-9098
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!