Índice de Conteúdo
Para quem não tem um profissional de confiança, levar o carro em uma oficina mecânica pode acabar se tornando um verdadeiro terror.
Isso porque, é comum ouvirmos histórias de pessoas que foram até uma oficina mecânica reparar um problema e voltaram com mais três, tendo que gastar um dinheiro desnecessário para resolvê-los.

Nesse artigo da Mix Auto, separamos 7 dicas infalíveis para que você não seja enganado em uma oficina mecânica e não gaste seu dinheiro com serviços e produtos que não são necessários no momento em que levar seu carro para fazer um orçamento.
1 – Pesquise sobre a oficina mecânica antes de sair de casa
Hoje em dia, é muito comum pesquisarmos sobre produtos e serviços na internet antes de adquiri-los. Quando se trata de uma oficina mecânica, também devemos fazer a mesma coisa.
Com base em avaliações e relatos de outras pessoas que já foram clientes, é possível ter uma ideia de como é o atendimento e serviço do local que você está pensando em levar seu carro.
O conceito antigo de oficina mecânica rústica e arcaica foi substituído por uma nova concepção com o avanço da tecnologia, então, a melhor oficina mecânica é aquela que expõe seus serviços nas redes sociais e no Google, com materiais de divulgação e portfólio.
Então, antes de ir até qualquer oficina mecânica, pesquise. Assim, você evita dores de cabeça futuras e não perde tempo indo a lugares que não oferecem um bom serviço.
Um exemplo do que você pode procurar, são as avaliações de alguma oficina mecânica do seu bairro, como por exemplo Oficina Mecânica Jabaquara ou Oficina Mecânica Ipiranga, como no caso da Mix Auto.
Feito isso, você pode observar no Google comentários e até mesmo imagens do serviço que clientes realizaram no local que você está planejando levar seu carro.
Separamos duas avaliações que recebemos no Google da Mix Auto Center, de clientes que se sentiram à vontade em nossa oficina mecânica e resolveram nos avaliar. Confira abaixo!


Verificar a opinião de outras pessoas que já foram clientes da oficina mecânica é fundamental para ter sucesso em sua escolha. Nada melhor do que saber sobre o serviço de uma oficina mecânica, com quem já teve alguma experiência nela.
Mas, lembre-se também de verificar as avaliações negativas e como que a oficina mecânica se prontificou em solucioná-las.
Problemas podem ocorrer em qualquer lugar, mas o que diferencia uma oficina mecânica de uma amadora, é a forma como os imprevistos serão resolvidos.
2 – Pergunte se a oficina mecânica oferece garantia no serviço
Uma coisa é certa: bons profissionais não têm medo de oferecer garantia em seus serviços, porque confiam na qualidade do trabalho que oferecem aos seus clientes.
A Mix Auto Center – oficina mecânica em São Paulo – oferece 2 anos
de garantia no produto e no serviço!
Foi até uma oficina mecânica fazer um orçamento e quando perguntou da garantia, o mecânico fugiu do assunto? Faça como ele e fuja também, mas do estabelecimento.
No Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Artigo 26 é bem claro em relação à garantia de produtos e serviços, sejam eles duráveis ou não.
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Através do Código de Defesa do Consumidor, conseguimos ver que por lei, é necessário o estabelecimento dar garantia de seus serviços e produtos. Caso a oficina mecânica em questão não cumpra essas condições, é recomendável que o cliente opte por não fazer o serviço.
Lembrando que um dos principais requisitos para que se possa solicitar a garantia legal de peças e serviços é a nota fiscal.
Ao fazer um serviço na oficina mecânica, não se esqueça de solicitar sua nota fiscal, já que através dela, você consegue comprovar a efetivação do serviço e caso dê algum problema, é possível solicitar a garantia.
Mas, caso o cliente opte por levar a própria peça, a oficina mecânica ainda deve oferecer garantia pelo serviço que foi executado, conforme descrito no CDC.
Confira também: Perda de garantia do carro é conversa?! Não feche negócio antes de ler isso!
3 – Faça cotação em mais de uma oficina mecânica

Por mais que a oficina mecânica tenha te passado confiança na hora do orçamento, é importante sempre buscar uma segunda opinião.
Além de conseguir comparar orçamentos, você também consegue comparar questões de atendimento e até mesmo de prazo do serviço.
Nessa etapa, é importante lembrar que, caso a oficina mecânica tenha muita urgência em fechar o serviço, já é mais um ponto para desconfiar.
O maior interessado em fazer o serviço é o cliente, que tem problemas no carro, e não a oficina mecânica que sempre está pronto a realizar o serviço.
Isso nos faz crer que, nem sempre o menor preço tem que ser o fator determinante para escolher realizar o serviço em uma oficina mecânica. O contexto geral deve ser levado em consideração antes de qualquer valor.
Outro ponto interessante que pode ser visto nesse momento, é a honestidade da oficina mecânica. É válido inventar algum problema falando que tem um barulho que não existe.
Caso o mecânico faça uma análise de fato e perceba que não tem nada para ser feito no problema que você inventou, pode confiar. Mas, caso ele já condene o barulho ou peça quebrada que não existe, desconfie.
Isso põe em dúvida a honestidade da oficina mecânica em relação ao cliente, já que eles podem ter caído na sua estratégia e ter se aproveitado desse gancho para lucrar mais.
Na Mix Auto Center, sempre buscamos trabalhar com honestidade e sinceridade em todos os nossos orçamentos e atendimentos, porque sabemos que ninguém, em qualquer situação, merece ser enganado.
4 – Peça explicações reais à respeito do serviço

Sabe quando vamos ao médico e ele começa a usar termos da medicina que não entendemos e ficamos com dúvida do que está sendo falado? O mesmo pode acontecer em uma oficina mecânica.
Nem todas as pessoas que têm carro conseguem entender os termos técnicos utilizados pelos mecânicos e é normal.
Mas, enquanto estiver visitando a oficina mecânica e fazendo um orçamento, peça explicações claras e precisas, para que você consiga entender exatamente o que será feito no seu carro.
O mecânico falou algo e você não conseguiu entender? Pergunte e peça para que ele te explique com uma linguagem mais simples e menos técnica.
É melhor pecar pelo excesso de perguntas e ficar com tudo esclarecido, do que deixar que mexam no seu carro sem você nem saber o que está sendo realmente feito.
5 – Acompanhe o andamento do serviço na oficina mecânica

Sabemos que nem todo mundo tem disponibilidade para conseguir acompanhar o serviço que será feito no carro do começo ao fim.
Mas, é importante mostrar ao mecânico que você está prestando atenção no que está sendo feito no seu carro, mesmo que não possa ficar esperando na oficina mecânica durante todo o serviço.
Isso mostra que você está ciente de todos os processos e o mecânico não consegue te “passar a perna” ou inventar problemas que não existem, para acabar faturando mais no final.
Nesse caso, se tiver aquele amigo que entende mais a respeito de serviços mecânicos, é bem válido levá-lo. Assim, você evita que a oficina mecânica tente de alguma forma te empurrar um serviço que não precise ser feito ou condene alguma peça que está funcionando normalmente.
6 – Atente-se à troca de peças

Não é só com o serviço de mão de obra que devemos tomar cuidado. Quando levamos nosso carro a uma oficina mecânica, temos que estar preparados para a substituição de peças, que algumas vezes podem ser bem caras.
Agora, como saber se a oficina mecânica colocou uma boa peça no seu carro? A primeira dica demos no tópico acima, que é acompanhando o andamento no serviço.
Outra dica é solicitar a peça que foi trocada a oficina mecânica. Fazendo isso, você não corre o risco de pagar por uma peça nova e ter a peça antiga com um pequeno reparo no lugar.
Exija também a embalagem da peça e até mesmo o manual de funcionamento caso tenha. Assim, você fica cada vez mais assegurado de que foi colocada uma nova peça no seu carro, já que acabou pagando por ela.
Por fim, não se esqueça de verificar qual a procedência da peça vendida pela oficina mecânica, sendo ela original ou de reposição.
Algumas peças podem ser mais fáceis de identificar e segundo o Detran SP, você pode consultar a procedência das peças que adquiriu ou pretende adquirir de duas formas:
1 – Lendo o QR Code da etiqueta afixada em cada peça, por meio de qualquer leitor disponível em seu tablet ou smartphone.
2 – Consultando a numeração que consta na etiqueta, diretamente na página do Detran SP.
7 – Foque em resolver um problema de cada vez
Não caia na pressão da oficina mecânica e não queira resolver todos os problemas do seu carro em um único dia. Primeiro que, dependendo dos problemas que seu carro tem, não é possível repará-los em algumas horas.
Por isso, quando for até a oficina mecânica para pegar um orçamento e fazer o serviço, dê prioridade ao que é mais necessário para o bom funcionamento do veículo e deixe os reparos mais básicos para depois.
Assim, você não corre o risco de ficar com seu carro parado por muito tempo e ainda não gasta todo o dinheiro de uma vez. Fora que, quando estamos fazendo apenas um serviço, é mais fácil inspecionar e verificar com a oficina mecânica o que está sendo feito.
Tudo que é feito às pressas corre um grande risco de não dar certo, então mantenha a calma e defina com a oficina mecânica o que realmente será feito antes de começar.
Dica Bônus: Escolha uma oficina mecânica completa
Quando precisamos fazer um reparo em nosso carro, começamos a recorrer a profissionais de todas as áreas: mecânico, instalador de acessórios automotivos, profissional de estética automotiva e por aí vai.
Mas, e se dermos a sorte de achar em uma oficina mecânica, todos os serviços que nosso carro precisa?
Hoje em dia, é mais comum encontrarmos um Auto Center completo, que faz todo tipo de serviço, desde o alinhamento até a aplicação do insulfilm.
Então, quando for fazer sua pesquisa, veja quais são os serviços que o centro automotivo pode te oferecer.
Assim, achando uma oficina mecânica de confiança, você pode executar todos os serviços nele, economizando tempo e ficando mais confortável por saber que seu carro estará em um auto center
É o caso da Mix Auto, uma Auto Center completo em São Paulo, com experiência no mercado automotivo e profissionais de todas as áreas prontos para cuidar do seu carro.
Procurando uma oficina mecânica em São Paulo? Venha para a Mix Auto Center
Carro é um bem precioso e não devemos entregá-lo na mão de qualquer um.
A Mix Auto Center atua há mais de 10 anos no mercado automotivo e nossos especialistas atendem cerca de 200 carros por mês – isso falando apenas em instalação de acessórios, sem contar os serviços de Mecânica em Geral e Estética Automotiva oferecidos em nossa rede de centros automotivos.
Contamos com os serviços de:
- Mecânica em Geral
- Instalação de Acessórios
- Insulfilm e Película Antivandalismo
- Calibragem com Nitrogênio
- Alinhamento 3D
- Polimento
- Vitrificação
- Cristalização
- Polimento de Farol
- Troca de Óleo
- Pastilhas de Freio
- Conserto de Vidro Elétrico
- Manutenção Automotiva
- E muito mais!
Os Acessórios Automotivos oferecidos possuem padrão de qualidade original de fábrica e 2 anos de garantia (quando adquiridos e instalados com na Mix Auto).
A Mix Auto preza pelo melhor atendimento e serviços prestados a cada um de seus clientes (confira nossas avaliações no Google e tire a prova real!).
Contamos com duas unidades de oficina mecânica em São Paulo, na Zona Leste e Zona Sul, para garantir maior comodidade e eficiência a você!
Acesse www.mixauto.com.br e confira todos os nossos produtos e serviços!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459
sac@mixauto.com.br /vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 3197-8503 / (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 99275-7483
E-mail: sac@mixauto.com.br
VEM PRA MIX AUTO!