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A embreagem é um dos principais itens automotivos para manter o carro em bom estado. Se utilizada incorretamente, pode durar apenas 10 mil quilômetros – ou seja, 100 mil quilômetros a menos, se comparado aos esperados 120 mil quilômetros quando usada corretamente.
Então, a fim de te ajudar a prolongar a vida útil da embreagem do seu carro e a evitar transtornos com essa peça tão fundamental, listamos 11 dicas de manutenção e tudo o que você precisa saber sobre a embreagem automotiva junto a um mecânico especialista da MixAuto Center.
Acompanhe rapidamente um caso real de manutenção da embreagem automotiva que aconteceu na MixAuto Center:
Problemas de embreagem na prática (CASO REAL)
No início de julho de 2019, recebemos um cliente que se queixava de seu veículo estar sem força. Nosso mecânico, ao atendê-lo, verificou se o motor não estava com mal funcionamento ou falhando durante a inspeção inicial.
Reconhecimento do problema
Após verificar a integridade do motor, o mecânico constatou que o problema estava localizado na embreagem: a mesma estava gasta (embreagem “patinando”), o que causava a perda de força ao arrancar com o carro em uma eventual troca de marcha, no qual era necessário um torque maior.
Após diagnosticar o problema, foi passado para o cliente o serviço de manutenção da embreagem a ser realizado, bem como quais peças deveriam ser trocadas e o devido orçamento.
Peças envolvidas em problemas de embreagem
Nessa manutenção, realizamos um diagnóstico do qual identificamos as peças a serem trocadas para o correto funcionamento do veículo, que são:
- Platô
- Disco de embreagem
- Rolamento
Caso a embreagem de seu carro possua um acionamento hidráulico, é recomendado trocar também o atuador de embreagem, para evitar mal funcionamento e vazamentos.
Ferramentas adequadas para conserto de embreagem
Para nós, da Mixauto, utilizamos as seguintes ferramentas para troca da embreagem:
- Pneumática
- Jogo de soquetes
- Jogo de chave combinadas
- Suporte de motor
- Macaco hidráulico grande
- Chave fenda
- Chave Philips
- Elevador
- Guia de embreagem
- Chave torx
Como dizem, “não existe almoço grátis, a não ser que você seja o cozinheiro”. Isso significa que, a menos que você seja um mecânico capaz e com o ferramental correto, é recomendável procurar um centro automotivo especializado em manutenção da embreagem para realizar a troca.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados com a embreagem?
Embreagem somente para trocar de marcha e sair com o veículo
Se tem uma coisa que muita gente faz é parar no semáforo e ficar com o pé na embreagem. Isso é extremamente errado, pois afasta o platô do disco, gerando um desgaste prematuro e superaquecimento do sistema.
O recomendado é utilizar o freio de mão e deixar o carro em ponto morto, sem nem sequer “descansar o pé” sobre o pedal da embreagem.
Soltar a embreagem corretamente
Quando você solta a embreagem e acelera devagar, o sistema de transmissão não sofre impacto algum.
Agora, quando a embreagem é solta bruscamente, todas as engrenagens sofrem um grande impacto, prejudicando as mesmas e podendo danificar até mesmo o disco de embreagem.
É necessário também entender o tempo do carro. Isso significa o quanto você precisa acelerar e soltar a embreagem para tirar o carro do lugar.
Caso você solte muito devagar e acelere muito, o carro irá começar a exalar um cheiro de queimado, que é provavelmente a embreagem tendo atrito com o volante.
Uso do freio de mão em subidas
Algumas pessoas possuem o costume de parar em uma ladeira e ao invés de puxar o freio de mão para segurar o carro utilizam a embreagem e isso é extremamente errado. Além de ter um desgaste prematuro da embreagem, também tende a superaquecer o sistema.
9 Dicas de Manutenção da Embreagem
1. Quando substituir a embreagem?
O mais recomendado é não adiar a manutenção para não ficar na mão. Se você sentir os sintomas como pedal duro, alto ou baixo, patinando ou perdendo a força, é melhor procurar um especialista para verificar a integridade do sistema e se necessário realizar o reparo.
2. Quais os riscos de não fazer a manutenção da embreagem?
Caso o condutor não realize a manutenção adequada, os riscos de ter um problema e ficar parado no meio da estrada são mais altos. Além de ter que pagar pelo serviço de troca da embreagem, também terá que arcar com os custos do guincho.
3. Qual o valor aproximado e tempo de duração da troca da embreagem?
Para realizar a troca de embreagem deste cliente, estipulamos um dia completo de serviço com valor de aproximadamente R$ 800,00 reais.
4. Por que a embreagem patina?
Quando acontece da embreagem “patinar”, o que realmente está acontecendo é que a embreagem não consegue se manter fixada ao volante do motor. Isso indica que a embreagem está muito gasta.
Isso ocorre por conta do atrito não estar sendo o suficiente e quando se aplica o torque o volante gira em falso, elevando a rotação bruscamente.
5. Por que a embreagem trepida?
A trepidação no pedal da embreagem normalmente ocorre pelo desgaste do volante ao utilizar uma embreagem já no final da sua vida útil, gerando um espelhamento na face do volante, não sendo possível da embreagem atritar corretamente.
Para resolver esse problema é necessário retirar o volante do motor do carro e levá-lo a uma retífica para retirar um pouco do material.
6. “Por que minha embreagem está dura?”
A embreagem geralmente fica dura pelo desgaste do platô ou em alguns carros pelo desgaste do cabo de embreagem. Por este motivo sempre recomendamos fazer a troca da embreagem e do cabo de embreagem.
7. Qual tipo de embreagem recomendado para carros turbo
Nós, da Mixauto, recebemos muitas perguntas do tipo ‘’Qual a melhor embreagem para carro turbo?’’ ‘’Qual embreagem usar no ap turbo?’’ ‘’Qual a melhor embreagem para meu carro preparado?’’, então resolvemos utilizar do assunto para responder.
Para responder essa pergunta, você precisa saber qual a potência de seu carro, sendo assim possível escolher uma embreagem condizente.
Recomendamos sempre o uso de embreagem multidisco de marcas conhecidas sempre respeitando o limite de potência estabelecido pelo fabricante.
8. Qual a melhor marca de embreagem: embreagem Luk ou embreagem Sachs?
As marcas que mais utilizamos na Mixauto são a Sachs e a Luk. Para alguns veículos é recomendado utilizar a marca que acompanhou o veículo originalmente ao sair da fábrica para seguir a mesma linha. E comparar marcas é sempre uma tarefa difícil, ainda mais quando se trata de marcas muito boas e competitivas entre si.
Nesse caso vale a observação: a embreagem Luk possui na maioria dos casos um custo inferior às embreagens da Sachs, sendo assim a mais vendida. Porém, para alguns carros a Sachsé a mais recomendada por especialistas, ocupando trono de vendas no quesito de quem busca por qualidade.
Mas afinal, o que é a embreagem?
Embreagem é um componente mecânico de fricção que tem a principal função de acoplar e desacoplar o motor do câmbio para levar sua rotação as rodas e é acionada normalmente pelo pedal da esquerda do veículo.
Como funciona a embreagem?
O funcionamento da embreagem mecânica é relativamente simples, cuja principal função é garantir que o carro não morra a partir da união entre o motor em rotação e um mecanismo que não está girando, por exemplo.Ao pisar no pedal da embreagem, o pistão hidráulico empurra uma peça chamada garfo, que pressiona o rolamento da embreagem contra o centro da mola tipo diafragma.
Já quando os pés não tocam os pedais, as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem. O disco de embreagem, por sua vez, é pressionado contra o volante. Deste modo, o motor é ligado ao câmbio e ambos giram na mesma velocidade.
Quem inventou a embreagem?
Os criadores da embreagem foram Charles Duryea e Frank Duryea, dois irmãos americanos que juntos criaram o primeiro carro a combustão dos Estados Unidos.
Os irmãos criaram a primeira fabricante de automóveis dos Estados Unidos, a Duryea Motor Wagon Company, ato revolucionário e importante para a história do automobilismo do país.
O princípio da embreagem foi em manter o veículo parado sem que as rodas continuassem girando ou que o motor ‘’morresse’’. Dividindo o motor do câmbio, a rotação não é transmitida para as rodas por que o motor irá rodar em vão.
Esse foi o pensamento na época e assim nasceu, junto com o motor de ciclo Otto, a embreagem utilizada até hoje.
Quais são os componentes da embreagem?
A embreagem mecânica possui um funcionamento bem simples, e poucos componentes, porém conforme o tempo foi passando, novas tecnologias foram sendo lançadas, complicando e adicionando cada vez mais componentes essenciais para seu correto funcionamento.
Os componentes mais comuns de uma embreagem mecânica são:
- Disco de embreagem
- Platô (Plateau)
- Garfo
- Diafragma
- Rolamento
- Tampa
- Parafusos de retenção
- Aros de mola
Quais são os tipos de embreagem?
Como tudo nesse mundo há sempre o que melhorar e sempre o que se diferenciar, existem dezenas de tipos de embreagem para usos diversos. Confira abaixo alguns exemplos mais comuns e seus princípios de funcionamento.
Embreagem Monodisco
Esta embreagem é uma das mais comuns ultimamente, ela utiliza um disco somente e pode ser comandada mecanicamente ou hidraulicamente.
Seu funcionamento é o seguinte: quando acionado o pedal, o garfo é empurrado pelo pistão hidráulico ou pelo cabo de embreagem contra o rolamento que consequentemente é empurrado contra o centro do diafragma.
Seguindo o raciocínio, o diafragma retira a pressão do disco de embreagem e afastando a placa de pressão do volante do motor.
Sistema de dupla embreagem
Um sistema bem curioso e muito rápido, pode ser conhecido como câmbio DSG no caso da Volkswagen. Um câmbio bem amado pelos fanáticos de Volkswagen que realmente utiliza dois sistemas de embreagem multidisco e duas árvores de engrenagens.
Seu funcionamento é o seguinte: quando a primeira marcha é acoplada, a segunda é acoplada juntamente, porém uma é da árvore vermelha e outra da verde, que são independentes uma da outra.
Quando o condutor sai com a primeira marcha, o sistema utiliza a embreagem da arvore correspondente, no caso a vermelha, e quando for trocar para segunda marcha, ela já vai estar acoplado, sendo necessário somente desacoplar uma embreagem e acoplar a outra, no caso desacoplar a vermelha e acoplar a verde.
Embreagem Multidisco
Este é um sistema não muito usual em carros, porém é muito utilizada em motocicletas com câmbio manual e maquinários industriais.
Este sistema utiliza de alguns discos de embreagem que são conectados a um eixo e de alguns discos de ferro que ficam acoplados a uma carcaça.
Para acoplar a embreagem é necessário pressionar as molas que estão por trás da carcaça para gerar um atrito de contato entre as placas de metal e os discos de embreagem.
Embreagem Seca
A embreagem seca não fica imersa em óleo, e possuem normalmente um disco de embreagem somente.
Sendo assim, possui um maior coeficiente de atrito entre o disco e o volante, por não ter nenhum lubrificante intermediando.
Porém esse tipo de embreagem é recomendado para veículos com menos de 25kgfm de torque, para não abusar do sistema de transmissão por completo.
Embreagem Úmida
Neste tipo de embreagem, utiliza-se normalmente multi discos, onde são submersas em óleo lubrificante.
Esse tipo de embreagem é utilizado em carros com maior torque, para preservar todo o conjunto de transmissão do veículo e o manter resfriado.
Seu coeficiente de atrito é bem baixo por conta de estar imersa, justamente para evitar que o câmbio superaqueça e para que a embreagem não tenha sua vida útil reduzida drasticamente.
Conversor de torque
O conversor de torque não é propriamente dito uma embreagem, porém exerce uma função muito interessante e parecida.
Este equipamento permite com que a conexão entre motor e câmbio não seja mecânica, e sim hidráulica. Utiliza-se da mecânica dos fluídos para transferir a rotação do motor para o câmbio.
O seu funcionamento é o seguinte, sua carcaça é conectada ao volante do motor, ou seja, ela repete a rotação estabelecida pelo mesmo.
Dentro da carcaça há a bomba, que é fixa à carcaça, a turbina, que não possui contato mecânico com nada e o estator.
Conforme a carcaça gira, a bomba que está fixada a ela começa a gerar um fluxo de fluido em direção a turbina, girando a mesma, gerando um fluxo direcionado ao estator, que tem a função de não permitir com que o fluido colida diretamente com o fluxo gerado pela bomba ou contra a própria bomba.
Quando a turbina começa a girar, essa rotação é passada para o câmbio, que é transferida para as rodas posteriormente.
Onde realizar a manutenção e onde realizar a troca da embreagem do meu carro?
A MixAuto Center é um auto center especializado na instalação de acessórios automotivos, que dispõe de profissionais capacitados, além de oferecer 1 ano de garantia em todos os serviços.
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BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
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