Índice de Conteúdo
Ficar em casa o máximo possível, lavar bem as mãos, sempre higienizar as áreas de maior contato e produtos de mercado… Já estamos cansados de saber quais são as regras básicas para evitar o contágio e proliferação do coronavírus durante este longo período de quarentena.
Ainda assim, milhares de pessoas estão se esquecendo de um item importantíssimo na vida cotidiana: o carro parado na garagem. É importante ressaltar que a quarentena é para as pessoas e não para os veículos!
Durante a quarentena ou não e assim como toda e qualquer máquina, os automóveis precisam estar sempre em movimento para que suas peças operem regularmente.
Se não tivermos alguns cuidados básicos, podemos comprometer a saúde do carro e acabar sofrendo com altos gastos lá na frente, além da dor de cabeça. E só aquela ligadinha de cinco minutos não é suficiente!
Temos uma condição especial para leitores do blog ao final deste post!
Como já dissemos em outra matéria, há uma série de cuidados com a higienização interna do carro a fim de se precaver contra o coronavírus, além de fungos, ácaros e bactérias.
Mas e quando este drástico período acabar e voltarmos à normalidade? Qual atenção e cuidados imprescindíveis devemos ter com nossos carros a fim de evitar esses gastos desnecessários?
Os problemas com o carro parado já estão afetando milhares de proprietários. Principalmente em São Paulo, cidade com o maior número de carros por habitantes: são em média 7,4 veículos para cada 10 habitantes.
Por exemplo: houve um aumento considerável no número de clientes da Mix Auto precisando realizar a troca de bateria. Este é um problema bem comum em deixar o carro parado, mesmo que por poucos dias, quando a bateria do carro já está gasta, com mais da metade do uso.
Então, antes de ligar o carro após alguns dias em repouso, lembre-se de que você pode se deparar com o óleo estragado, combustível vencido, pneus descalibrados e desbalanceados, dentre outras coisas que podem interferir na saúde do seu veículo.
E para te ajudar a passar por tudo isso sem ter prejuízos com seu carro, a Mix Auto separou algumas dicas de manutenção preventiva para quando voltarmos a sair de casa normalmente. Confira!
O que é manutenção preventiva?
Com certeza você conhece a expressão que diz “o barato sai caro”. Pois bem. É muito comum que a maioria das pessoas ignore a manutenção preventiva e só se preocupe com o carro quando ele dá problema. Mas e quando o problema acontece de fato? O valor do conserto pode sair muito mais caro do que o esperado. E, acredite, muitas vezes é simplesmente pela falta da manutenção preventiva.
A manutenção preventiva, ao contrário da manutenção corretiva, é uma medida que requer planejamento. Ou seja, como o próprio nome já diz, é feita de tempos em tempos, com o intuito de reduzir ou evitar falhas no automóvel. Independentemente das condições em que seu veículo se encontra, a manutenção preventiva serve, justamente, para evitar maiores danos e até prevenir acidentes.
Por isso, é indispensável realizar a revisão antes de pegar a estrada. Um simples alinhamento pode corrigir puxadas de volante e aumentar o controle de estabilidade, e garantindo mais segurança da direção. Além do mais, o alinhamento das quatro rodas também reduz o desgaste dos pneus, o que aumenta a vida útil e o desempenho dos pneus e garante mais economia de combustível.
Lembrando que a Mix Auto oferece não apenas o Alinhamento comum, mas também o Alinhamento 3D – serviço com tenologia de ponta que garante 100% de precisão para o serviço!
Além de proprietários que utilizam o carro no dia-a-dia, as empresas ligadas ao mercado de mobilidade e que dependem do bom funcionamento de seus veículos, devem adotar ainda mais estratégias para prolongar a vida útil de ativos, como um bom sistema de gestão de frotas e um bom plano de manutenção, já que assim é possível evitar problemas no futuro e identificar falhas rapidamente.
4 razões para realizar a manutenção preventiva no seu carro
Se você deixa para fazer a manutenção do seu carro apenas quando algo quebra, saiba que pode estar correndo riscos sérios de se envolver em acidentes e até jogando dinheiro fora! Existe uma série de vantagens em realizar a manutenção preventiva do seu automóvel, como você vê abaixo:
#1. Com a manutenção preventiva você não tem surpresas desagradáveis
Com a manutenção preventiva, diversas questões relacionadas aos veículos, equipamentos e maquinários podem ser monitoradas e resolvidas antes mesmo de se tornarem problemas. Toda peça tem vida útil (como um prazo de validade). E como, infelizmente, nada dura para sempre, ao começarem a sofrer desgastes, as peças costumam apresentar sintomas.
Dessa maneira, ao fazer a manutenção preventiva e a substituição das peças necessárias no tempo adequado, é possível evitar o risco dos componentes pararem ou estragarem de vez, resultando numa pane mecânica. Na melhor das hipóteses, uma pane mecânica faz com que o carro te deixe na mão. Na pior, o cenário é de acidentes graves.
A ausência de manutenção representa perigo não apenas para o motorista, mas também para os passageiros e os outros veículos no trânsito. Imagine, por exemplo, estar na estrada e perceber que o freio não está funcionando corretamente. Por isso, estar de olho na manutenção é fundamental para garantir uma direção segura.
#2. Manutenção preventiva aumenta o tempo de vida útil do carro
Uma peça com problema pode danificar muitas outras, fazendo com que haja um desgaste maior do veículo.
Assim, com a manutenção preventiva, será mais fácil verificar quais são as peças que apresentam defeitos antes que todo o mecanismo ao seu entorno também fique prejudicado.
As resistências dos componentes do carro podem ser solucionados de forma rápida, desde que sejam encontrados, prolongando sua durabilidade.
#3. Manutenção preventiva evita maiores prejuízos financeiros
De uma maneira geral, a manutenção preventiva é considerada a melhor alternativa quando se trata de economia e redução de custos. Isso porque sua programação garante que veículos, equipamentos e maquinários operem sempre com máximo de desempenho.
Na prática, o que acontece é que, se uma peça que chega ao fim de sua vida útil não é trocada, pode acabar prejudicando outras peças e até o sistema todo, implicando gastos muito maiores. E isso explica por que as manutenções corretivas sempre serão mais caras do que as preventivas.
#4. Manutenção preventiva garante mais segurança
Quando a manutenção preventiva não é feita no automóvel, os problemas podem surgir a qualquer momento, principalmente durante uma viagem. Por isso, para que nada ocorra, visitar seu mecânico periodicamente pode ajudar a evitar diversos acidentes e problemas na pista.
Existem alguns indicativos de que há adversidades no seu carro, como por exemplo o consumo excessivo de combustível, freio com ruídos ou trepidações do volante.
Quando realizar a manutenção preventiva no meu carro?
Não existe uma data específica para fazer a manutenção preventiva no automóvel, isso porque dependerá do uso do carro, marca e modelo. Em geral, a manutenção preventiva deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que vier primeiro), no máximo, a cada 1 ano.
Como acabamos de dizer, uma condição que altera o tempo das manutenções é o tipo de uso. Ou seja, o modo e a frequência com a qual você dirige e também o local por onde o carro roda. Por exemplo, caso haja muita poeira, pedras ou buracos, o veículo deve manter uma rotina maior na oficina.
É importante ficar atento a qualquer sinal que o automóvel apresente, evitando o desgaste desnecessário das peças ou mecanismos. Alguns check-ups não duram nem uma hora. É só o tempo de manobrar o carro na oficina, colocá-lo no elevador e realizar a revisão completa. Por isso, não há desculpa para evitar a manutenção preventiva do carro.
O que é checado na Revisão Automotiva?
Existem algumas peças mais sensíveis, que merecem mais atenção e devem ser checadas com maior frequência. Cumprir os prazos indicados da manutenção preventiva pode ajudar a manter seu carro com bom funcionamento por muito mais tempo, além de evitar sustos e gastos excessivos.
Aqui vão alguns exemplos de prazos médios que algumas peças e a
- Filtro de ar: uma vez ao ano;
- Fluido de freios: uma vez ao ano;
- Óleo lubrificante e filtro de óleo: a cada 10 mil km ou a cada 6 meses;
- Discos, pastilhas e demais peças do freio: a cada 10 mil km ou a cada 6 meses;
- Alinhamento e balanceamento: a cada 10 mil km ou a cada 6 meses;
- Filtro de combustível: a cada 10 km ou a cada 6 meses;
- Sistema de arrefecimento: a cada 30 mil km ou a cada 6 meses.
Além destes, existem outros componentes que devem ser verificados em um período específico.
Qualquer barulho já causa temor nos motoristas, e não é para menos. Os freios do carro são uma das peças mais importantes do veículo. Não espere o total desgaste das pastilhas de freio ou disco para que a troca seja feita. Ter os freios do carro sempre verificados mantêm todos seguros. Outros componentes do freio que deve ser incluindo na manutenção preventiva são fluidos, sistema ABS, sistema eletrônico e sensores.
Manutenção preventiva da direção hidráulica
O fluido da direção hidráulica deve ser verificado com regularidade. Sem ele, a direção pode falhar, deixando mais difícil o controle do carro.
Manutenção preventiva dos arranhões e rachaduras da pintura do carro
Os arranhões e rachaduras na pintura podem parecer apenas um problema estético, mas as falhas podem tornar-se uma dor de cabeça maior, evoluindo para uma ferrugem e deixando a lataria exposta.
Manutenção preventiva do ar-condicionado automotivo
O filtro do ar impede que diversos fluidos cheguem até o interior do carro. O mesmo acontece com vírus e bactérias, por isso, fazer a troca e higienização do filtro do ar-condicionado é tão importante.
Se mesmo com a troca do filtro, o ar-condicionado automotivo ainda exalar um cheiro forte, o ideal é realizar a oxi-sanitização – limpeza com ozônio capaz de eliminar cheiros fortes (como até o de cigarro), além de possuir uma tecnologia limpa e 100% segura.
Manutenção preventiva dos fluidos de transmissão
Ninguém quer que o carro apresente falhas durante a condução. Para que nada ocorra, verifique se o fluido de transmissão esteja em um bom nível. Além disso, troque-o periodicamente, para garantir seu melhor desempenho.
Manutenção preventiva do sistema elétrico
O sistema elétrico deve estar funcionando em 100%. Além da questão legal, os itens de iluminação do carro podem impedir um acidente. Verifique o pisca-alerta, faróis, as luzes de freio e de ré com frequência.
Manutenção preventiva do motor
O motor precisa de uma manutenção periódica uma vez ao ano ou a cada 10 mil km. Além da troca de óleo e dos filtros de ar, óleo e combustível, existem outros itens que devem ser observados, como a correia dentada, cabos e velas de ignição.
Onde realizar a manutenção preventiva do carro?
A maioria das concessionárias coloca como condição, para manter a garantia, que a revisão seja feita por eles. Assim, as montadoras garantem que todos os itens foram verificados corretamente.
Os proprietários de carro zero devem saber que a manutenção preventiva pode ser feita nas concessionárias, durante alguns períodos, sem o medo da perda de garantia por instalação de acessórios.
Além disso, é possível realizar as revisões em centros automotivos, desde que seja comprovado, é importante ressaltar que, aceitar ou não esta comprovação irá depender da concessionária.
Possuímos mais de 10 anos de atuação no mercado automotivo, prezando sempre pelo melhor atendimento e serviços prestados por nossas equipes de especialistas em mecânica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios automotivos.
Além de possuir ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos, a Mix Auto conta com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, com um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades: Bosch Mix Auto Jabaquara e Mix Auto Ipiranga.
Dirija-se até nossa unidade mais próxima e solicite sua revisão automotiva totalmente grátis!
Vem pra Mix Auto!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br