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Seu carro não pega de manhã? O que antes era um problema recorrente do clima frio, passou a se tornar uma dor de cabeça ainda maior para quem deixa o carro parado por muito tempo.
Antigamente, era bem comum que os automóveis a álcool não pegassem de primeira durante a chegada do inverno. E, apesar de muitos acharem que não, assim como os veículos movidos a álcool, os carros flex exigem ainda mais cuidados no frio.
Essa semana tivemos um caso em que uma de nossas clientes veio até nossa oficina mecânica (unidade Bosch Mix Auto Jabaquara) com seu veículo, um Fiat Grand Siena, queixando-se da dificuldade do carro pegar pela manhã.
Descobrir o que, de fato, está acontecendo no seu automóvel nem sempre é uma tarefa fácil. O veículo que não liga de primeira pode estar com uma série de possíveis problemas mecânicos.
Então resolvemos trazer um pouco da experiência real dentro de nossas oficinas para que você entenda melhor qual ou quais causas seu carro podem levar seu carro ao problema de partida a frio. Confira!
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O carro não pega de manhã. O que pode ser?
Muitas pessoas provavelmente já passaram por isso, e quando o carro não pega de manhã, é comum associar o problema a bateria. Mas, existem algumas outras falhas que podem influenciar na dificuldade de partida deixando-o na mão. Confira:
- Curto-circuito ou bateria descarregada;
- Velas de ignição encharcadas;
- Cabos ou bobina;
- Bicos injetores entupidos;
- Partida a frio;
- Combustível;
- Pressão da bomba;
- Sensores de pressão do ar e outros que compõem o sistema.
Carro não pega de manhã: Bateria com prazo de validade vencido
Os problemas para ligar o carro de manhã podem estar relacionado à bateria. O curto-circuito é um dos mais comuns, além da descarga.
Deixar o carro ligado durante um longo período, pode acarretar na falha no alternador automotivo. Essa peça é responsável por abastecer o sistema elétrico, recarregando a bateria quando o veículo está ligado.
Normalmente, a carga da bateria dura cerca de 2 a 3 anos, porém, a troca antecessora a essa data é decorrente de um mau uso ou qualidade do produto.
É possível fazer uma carga de emergência, mas será necessário levar o carro até uma oficina ou auto center especializado para verificar a condição da peça.
Carro não pega de manhã: Falha nas velas de ignição
As velas de ignição também podem apresentar falhas e, consequentemente, prejudicar o motor, fazendo com que o carro não pegue pela manhã.
Mas, quando há problemas nas velas, o veículo apresenta outros defeitos, dando sinais do mau funcionamento, como o motor engasgado e pouca potência.
O excesso de resíduos pode ocasionar o entupimento, impossibilitando o funcionamento apropriado do sistema.
Além disso, pode haver uma corrosão dos eletrodos, problema comum quando o combustível não é de qualidade.
Carro não pega de manhã: Cabos ou bobinas danificados
Os cabos são responsáveis por conduzir a corrente elétrica até a vela e, por fazerem parte do sistema de ignição, merecem atenção.
Por ser uma peça delicada, qualquer dano causa o quebramento nas torres, principalmente nos pontos que ligam os cabos. Isso pode provocar a fuga da corrente, prejudicando a bobina.
Além disso, outras causas podem estar ligadas ao uso incorreto. Por exemplo, produtos químicos para lavar o motor ou outros que danificam a borracha do cabo.
O ideal é realizar a troca a cada 60 mil quilômetros. Mas, com a manutenção preventiva, o cabo pode durar por mais tempo.
Carro não pega de manhã: Entupimento dos bicos injetores
Os bicos injetores levam o combustível até a câmara de combustão do motor, caso apresentem problemas, o desempenho do motor diminui, causando falhas de ignição, perda de potência ou alteração da eficiência do combustível.
Além disso, em casos mais graves, problemas com os bicos injetores levam a paradas do motor. Outros sintomas para os problemas nos bicos injetores são o gasto maior do combustível ou ruídos agudos.
Por ser uma peça delicada, qualquer dano, especialmente nos pontos de conexão, prejudicam a bobina.
Carro não pega de manhã: partida a frio
O sistema de partida a frio auxilia os veículos movidos a etanol para que não haja dificuldades na partida em baixas temperaturas.
Para que a queima do combustível ocorra de maneira homogênea, o sistema de injeção vaporiza o combustível (etanol ou gasolina), assim, o ar entra junto ao cilindro, de maneira uniforme.
O sistema de partida a frio age para que o motor não apresenta dificuldades durante a queima do combustível.
Mas, como esse sistema é movido a gasolina, esquecer de abastecê-lo pode gerar problemas.
Normalmente, quando encontramos um nível de gasolina baixo, uma luz amarela, com símbolo de bomba, é acionada no painel.
Carro não pega de manhã: Combustível de baixa qualidade
Uma assombração de qualquer motorista: combustível adulterado! Quando vamos a um posto desconhecido, sentimos aquela desconfiança. Mas, a parte positiva, é que o carro sempre dá sinais quando o combustível é bom ou não.
Infelizmente, mesmo com filtros de demonstração ou teste, dificilmente é possível saber a procedência da gasolina, etanol ou diesel. É importante ficar atento ao preço e movimentação do posto, para ter um alerta sobre a qualidade dos produtos utilizados.
Ao abastecer com um combustível de má qualidade, o carro irá oscilar a rotação, falhar no funcionamento e no desempenho. Com o passar do tempo, o motor irá perder potência e torque, além de outros danos que se estendem aos seus componentes, como o catalisador. Além disso, a dificuldade para ligar pela manhã também está associada ao uso do combustível adulterado.
Carro não pega de manhã: Baixa pressão na bomba de combustível
A bomba de combustível é um componente do sistema de alimentação do motor, transferindo o combustível até os bicos injetores ou carburadores.
Para que isso ocorra, a pressão deve ser constante, e maior que 1 atm (pressão atmosférica).
Quando há problemas na bomba, é comum que o motor apresente falhas, esses distúrbios podem estar ligados a pressão muito alta ou muito baixa.
Além disso, o excesso de resíduos de combustível no motor pode impedir a movimentação adequada do êmbolo da válvula que regula a pressão.
Carro não pega de manhã: sensores de pressão do ar e outros que compõem o sistema
O sistema de pressão de ar, ou pressão absoluta do coletor de admissão, é um componente do sistema de injeção eletrônica. Essa pressão é responsável por transformar informar a ECU a unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão.
Quando o sistema de ar não funciona, afeta diretamente na quantidade de combustível injetada. Ou seja, pode atrapalhar o funcionamento da aceleração e consumo de combustível.
5 Cuidados com o carro flex:
Para que a queima do combustível ocorra de maneira homogênea, o sistema de injeção vaporiza o combustível, assim o ar entra de maneira homogênea ao cilindro. O sistema de partida a frio age para que o motor não apresente dificuldades durante a queima do combustível independentemente da temperatura.
Mesmo que a gasolina se mantenha em estado vaporizado em temperaturas mais baixas, os carros flex exigem alguns cuidados:
- Fique atento os filtros do veículo;
- Perda de performance é normal;
- Opte pela gasolina aditivada;
- Abasteça o tanque de partida a frio;
- Troque o óleo periodicamente.
1. Fique atento os filtros do veículo:
Os filtros do de óleo e combustível dos carros flex devem ser verificados a cada revisão. O tempo dependerá de cada carro, mas, em média, as revisões devem ser feitas no mínimo 1 vez ao ano ou a cada 1 mil km rodados.
Filtros velhos, ou com algum problema, permitem que impurezas cheguem ao motor, o que diminui sua potência, prejudicando o rendimento e aumentando o consumo de combustível.
2. Perda de performance é normal:
Os carros flex podem receber mais de um tipo de combustível, como etanol, álcool ou gasolina. Quando ocorre a troca do combustível, seja de álcool para gasolina ou outro, é normal que o carro perca um pouco sua performance.
O processo de queima varia dependendo do líquido, por isso, o sistema do carro demora um pouco para reconhecer e adaptar-se às mudanças.
3. Opte pela gasolina aditivada:
A gasolina aditivada possui componentes extras que retiram as impurezas do motor, desta forma, optar por esse combustível pode prolongar a vida útil da peça.
Além disso, a gasolina possui maior poder lubrificante, por ser a base de óleo, o que gera menos atrito entre os componentes do motor, causando menos ruídos e vibrações durante sua movimentação.
4. Abasteça o tanque de partida a frio:
Os veículos flex possuem um tanque de partida a frio, que auxilia na combustão, tornando-a mais rápida.
Mas, para que isso ocorra de maneira eficaz, é necessário ficar atento ao reservatório, mantendo-o sempre cheio e com gasolina nova.
5. Troque o óleo periodicamente:
A troca de óleo periodicamente ajuda a prolongar o tempo de vida das peças do veículo. Sua lubrificação interna evita desgastes na estrutura, melhorando sua eficiência.
Testes realizados para identificar problemas do carro
Orientamos à cliente que seria melhor deixar o veículo na Mix Auto por pelo menos um dia. Assim, ao realizar os testes, o problema seria identificado.
Após verificar todo o sistema de ignição do Grand Siena, nossos mecânicos identificaram que os componentes estavam em perfeito estado.
Passamos também o scanner automotivo e verificamos que não havia apontamento de falhas no sistema. Além disso, medimos a pressão da bomba de combustível, que estava em ótimas condições, o combustível também foi testado para verificar sua qualidade.
Mas, ao realizar outros procedimentos, observamos que este modelo do Grand Siena possui um bico próprio de partida frio que encontrava-se entupido.
Como a Mix Auto solucionou o problema?
Nossos mecânicos especialistas em manutenção automotiva retiraram o bico injetor e fizeram a limpeza. Assim, conseguimos recuperar o bico que estava entupido. No dia seguinte, o veículo funcionou perfeitamente e pegou logo na primeira partida.
Utilizamos as seguintes ferramentas para analisar o caso:
- Chave de fenda;
- Alicate universal;
- Máquina de limpeza de bico;
- Produtos para limpeza;
- Scanner Automotivo OBD-II utilizado para realizar o mapeamento de todo o sistema do veículo.
Onde resolver quando o carro não pega de manhã?
A Mix Auto é uma rede de centros automotivos especializados e referência, com mais de 10 anos de atuação, pelos serviços de Estética Automotiva, Mecânica em Geral e Instalação de Acessórios para carros de alto padrão.
Entre em contato agora mesmo e agende a revisão do seu carro na Mix Auto Center mais próxima de você e evite problemas como esse!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
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