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Introdução
O corpo de borboleta foi mais uma das grandes evoluções dos automóveis. Ele substituiu o carburador dos carros e ajudou e muito no desempenho dos automóveis atuais. Neste post iremos falar o que é o corpo de borboleta, como ele funciona, quais os defeitos, como é feito a manutenção, e onde fazer a manutenção, caso haja a necessidade.
O que é o corpo de Borboleta?
O corpo de borboleta, é o componente responsável pela admissão de ar, controlada eletronicamente nos veículos, de acordo com a aceleração do pedal.
Antigamente quem era responsável por isso e outras coisas mais, era o carburador.
Os primeiros carros a injeção eletrônica, no caso os que tinham injeção monoponto (apenas 1 bico injetor), o corpo de borboleta era chamado de TBI, por conter outras funções.
Como funciona o corpo de borboleta?
Os primeiro corpos de borboleta funcionavam através do cabo do acelerador e do atuador de marcha lenta. O cabo do acelerador controlava a quantidade de ar que seria admita e o sensor de posição da borboleta monitorava o ângulo de abertura da borboleta. Essa informação era enviada para a ECU que calculava a quantidade de combustível a ser injetada, baseada na quantidade de ar admitido. Enquanto que o atuador de marcha lenta controla a abertura pelo motor de passo (by-pass), por onde passa uma quantidade suficiente de ar, mesmo com o corpo de borboleta fechado.
Com as evoluções automotivas, o corpo de borboleta deixou de ser controlado pelo cabo do acelerador, ao invés disso, ele é controlado pela ECU, que também faz o controle da marcha lenta. No pedal do acelerador, há um potenciômetro que quando acionado, o potenciômetro envia uma resistência em PWM para a ECU. Ela por sua vez, mapeia e transforma essa resistência em tensão para a abertura do corpo de borboleta. A velocidade de ar admitido é controlada por diversos sensores do motor, como o sensor de fluxo de ar (MAF), sensor de temperatura do ar, entre outros, dos quais a sonda lambda é a mais importante. Ela avisa para a ECU se a mistura ar + combustível está “rica” ou “pobre”. A ECU recebe essa informação e injeta a quantidade correta de combustível.
Problemas mais comuns no corpo de borboleta
Vamos falar dos problemas mais simples primeiro. O mais comum é o acumulo de sujeira nas paredes do corpo de borboleta.
Esse problema se deve a falta de manutenção do filtro de ar, e ao respiro do óleo, que contem gases que são reaproveitados na queima de combustível. A manutenção é simples, mas deve ser feita por alguém com experiência. Caso a limpeza seja feita de maneira errada, é provável que o problema se alastre para o restante do corpo danificando os componentes, obrigando a se fazer a troca do corpo de borboleta por completo. Temos uma matéria explicando sobre algumas dicas de manutenção para o seu carro aqui.
Outro problema comum é quando as engrenagens que controlam a abertura do corpo de borboleta ficam gastas. Quando esse problema é diagnosticado, a única solução é a troca do corpo de borboleta antigo, por um novo. Não é recomendado a troca dos componentes, pois isso pode acarretar na desregulagem dos outros componentes, o que só resultaria em mais dor de cabeça.
Pode acontecer também de o corpo de borboleta ficar desprogramado, por algum outro problema. Caso isso aconteça, é possível reprograma-lo.
Onde Comprar corpo de borboleta
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Os 10 corpos de borboleta mais procurados
Listamos aqui os 10 corpos de borboletas mais buscados na internet. Colocarei aqui da mesma maneira que a busca é feita, afim de ajudar a sua busca pelo produto.
1-corpo de borboleta gol
2-corpo de borboleta palio
3-corpo de borboleta peugeot 206
4-corpo de borboleta gol 1.0 16v
5-corpo de borboleta peugeot 207
6-corpo borboleta uno vivace
7-corpo de borboleta fox
8-corpo de borboleta gol g3
9-corpo borboleta clio 1.0 16v
10-corpo borboleta uno way
Onde fazer a manutenção do corpo de borboleta?
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Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
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