Índice de Conteúdo
O distribuidor é uma peça essencial no sistema de ignição dos carros mais antigos. Recentemente falamos sobre o Sistema de ignição e de como ele funciona, mas não falamos muito sobre o distribuidor. Vamos falar sobre o seu funcionamento e qual a sua importância para os veículos.
O que é o Distribuidor
É a peça responsável por transferir a tensão produzida pela bobina de ignição, para as velas gerarem a faísca, necessária para que haja a combustão no motor.
Como funciona o distribuidor
Existe uma peça chamada platinado, e outra peça chamada de rotor. Elas são as maiores responsáveis por enviar a tensão para as velas.
A bobina de ignição manda a tensão para o distribuidor, que a recebe, porém o platinado é quem permite a passagem dessa tensão, através do eixo de rotação do distribuidor.
O eixo possui um excêntrico, com a quantidade de pontas iguais a quantidade de cilindros que o motor possui. Quando um dos lados do excêntrico empurra o platinado, fechando o contato, ele transfere a tensão para o rotor, que por sua vez irá direcionar a tensão para o cilindro que irá entrar em combustão.
Conforme o carro acelera, a faísca deve ser antecipada, para que seja possível aproveitar melhor a queima do motor. Para isso existe 2 tipos de avanço: o avanço centrifugo e o avanço a vácuo.
O avanço centrifugo consiste num para de contrapesos, com eixo, que se mantêm junto ao eixo do distribuidor por ação de molas. A força centrífuga atuando nos contrapesos afasta-os progressivamente do eixo, à medida que a velocidade do motor aumenta. Os contrapesos estão ligados ao excêntrico de tal maneira que, quanto mais afastados estão do eixo, mais cedo abre o platinado.
O avanço por vácuo funciona por meio de vácuo parcial criado no coletor de admissão. Ao abrir-se a borboleta, a sucção atua sobre um diafragma, o que faz antecipar o momento em que salta a faísca, modificando a posição do platinado em relação ao excêntrico. Com a borboleta completamente aberta, a força exercida sobre o diafragma é reduzida e verifica-se um menor avanço por vácuo.
Problemas mais comuns no distribuidor
Como todas as peças do motor, o desgaste do distribuidor é inevitável também. As peças que mais sofrem com isso são: o rotor, o platinado e a tampa.
Os principais sintomas de falhas são: perda de potência repentina, dificuldade de dar a partida no veículo.
Quando substituir o distribuidor?
É possível substituir apenas os componentes. Porém, dependendo do desgaste das peças, é necessário fazer a substituição da peça por completo.
Onde comprar distribuidor?
Na MixAuto você encontra o que o seu carro precisa, além de diversas outras peças, produtos e acessórios automotivos. Venha conferir: www.mixauto.com.br .
Onde trocar o distribuidor?
Na MixAuto Center temos uma equipe de profissionais especializados em manutenção automotiva, instalação de acessórios entre outros serviços. Venha nos fazer uma visita!
NOSSAS UNIDADES:
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 3197-8503 / (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 99275-7483
E-mail: sac@mixauto.com.br /vendas@mixauto.com.br
Você já se imaginou no GP de Interlagos da Formula 1? Confira a promoção Pit Stop MixAuto Center e veja como participar!
Gostou do Post? Deixe nos comentários a sua opinião.