Índice de Conteúdo
Indispensáveis para os automóveis, as lâmpadas automotivas exigem atenção na hora da compra.
É preciso levar em conta a questão da compatibilidade com o modelo do carro, mas também outros aspectos, como a necessidade de cada motorista.
Quem dirige muito a noite, por exemplo, pode precisar de um sistema melhor de iluminação para os faróis, assim como quem costuma usar rodovias com frequência. É notório que, no Brasil, nem sempre temos à nossa disposição vias em boas condições de visibilidade.
Ter em mãos um sistema de iluminação automotiva de boa qualidade significa mais segurança para o motorista, que não vai ficar em apuros quando precisar de mais luz.
O consumidor, porém, deve ficar atento. Não basta optar por uma lâmpada de maior voltagem. As originais têm potência de 60W e são altos os riscos para quem investe em lâmpadas de voltagem superior, sem verificar as especificações técnicas. Apenas para citar os riscos mais comuns, um equipamento mal instalado pode queimar o espelho do farol e derreter plugues e fiações.
Como escolher lâmpadas automotivas
Mais usadas no dia a dia, as lâmpadas do farol baixo queimam com mais facilidade, assim como as do freio. A recomendação é que a troca seja feita por produtos originais, mas o consumidor pode optar por produtos que oferecem mais visibilidade e, claro, preço mais acessível, desde que privilegie produtos de qualidade e verifique as questões técnicas.
A primeira preocupação do motorista deve ser com o encaixe. É necessário verificar o modelo de lâmpada instalado em seu carro. Há faróis que utilizam duas lâmpadas – uma para a luz alta e outra para a baixa, geralmente uma H1 e H7, respectivamente.
Alógenas, Super Branca e Xenon
Além do encaixe, o consumidor precisa escolher se vai optar pelas halógena, super branca ou xenon.
As alógenas (incandescentes) emitem a luz através do aquecimento do filamento metálico e têm uma tonalidade mais próxima do amarelo. A maior parte dos carros que circula no país conta com esse tipo de lâmpada.
As super brancas também funcionam através do aquecimento do filamento metálico, como nas halógenas. A diferença é a cor da luz emitida, um facho de luz branca. Ela simula o resultado obtido com as lâmpadas Xenon, mas é aprovada pelo Detran e foi homologada pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Para quem optar por esse tipo, a recomendação é escolher marcas confiáveis e modelos com a mesma potência das lâmpadas originais. Clique aqui para ver as opções de super brancas encontradas na Mixauto.
No caso das lâmpadas Xenon, a vantagem é a luz branca de maior intensidade. A emissão de luz é produzida através da descarga elétrica no gás xenônio, por isso o nome. No Brasil, durante muito tempo elas foram motivo de polêmica, mas atualmente seu uso é permitido, mas apenas nos veículos que possuem essa fonte luminosa originalmente de fábrica. Como essas lâmpadas possuem um brilho elevado, o entendimento das autoridades é que sua instalação demanda faróis projetados especificamente para este fim.
Kit Xenon
Como o consumidor também pode precisar de substituições, lojas especializadas como a MixAuto trabalham com Kits Xenon, que incluem lâmpadas e reatores. É o acessório ideal para quem quer tunar o veículo, personalizando seus faróis, além, claro, de ganhar muito em luminosidade, o que é uma vantagem importante, principalmente em locais de iluminação precária ou com nebulosidade.
Fique atento: o sistema de iluminação do carro deve seguir as padronizações oficiais. Na parte traseira devem emitir luz vermelha, enquanto que as frontais devem ter tonalidade branca, âmbar ou amarela.
Na Mixauto você encontra lâmpadas automotivas dos principais fabricantes do país, como Osram e Philips, podendo optar pelas halógenas, super brancas ou Xenon.