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O que é a Correia Dentada
A correia dentada tem a função de sincronizar o giro do virabrequim junto com o comando de válvulas, mantendo o carro no giro perfeito e evitando que o pistão se choque com as válvulas do carro.
Como funciona a correia dentada
Ela é conectada através de dentes demarcados por toda a correia que se fixam as polias do comando(s) de válvula e a polia do virabrequim. Além da demarcação, ela possui um tensionador que faz com que a correia fique firme e tensionada, dando aderência tanto para a correia quanto para as polias. Alguns carros possuem polias de apoio para que a correia fique melhor tensionada.
Quando trocar a correia dentada
As fabricantes costumam sugerir a troca da correia quando o veículo chega aos 50.000 km rodados, ou após o período de 3 anos. O ideal é seguir a orientação do fabricante e substituir na quilometragem correta, evitando problemas com o motor.
É extremamente importante a substituição da correia dentada no tempo correto. Não fazer a troca no período correto, pode fazer com que a correia dentada quebre com o motor em movimento. Se isso acontecer, é quase certo que você terá um sério problema com o seu carro e com o seu motor.
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Quando a correia dentada quebra
Quando o motor está em movimento, o sincronismo da correia impede que as válvulas se choquem com o pistão. Quando a correia quebra com o carro em movimento, o comando de válvula trava, perdendo o sincronismo com o virabrequim.
Quando isso acontece, os pistões se chocam com as válvulas travadas, o que acaba danificando as válvulas e, dependendo da força, danificando até mesmo os pistões do veículo.
Se isso acontecer, prepare o seu bolso, pois será necessário uma retífica no cabeçote do motor, que custa aproximadamente R$ 1.800 a R$ 2.000. Caso os pistões e peças que ficam no bloco do motor também sejam danificadas, o conserto pode subir para R$ 3.500 a R$ 4.000.
Como evitar problemas com a correia de dentada
A maneira de evitar esse tipo de problemas com a correia dentada e fazer a manutenção periodicamente como sugere o manual do proprietário. Alguns cuidados que você pode levar em consideração também é a aceleração gradual e suave do veículo, trocas de marchas suaves, sem forçar de mais o motor, afim de evitar a tensão exagerada da correia.
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Veículos com corrente de comando
Alguns veículos utilizam corrente ao invés de correias, o que prolonga o período de troca, e também tem mais resistência que a própria correias. Com maior resistência e vida útil, vem um valor maior, tanto da peça quanto da manutenção.
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