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Se você se animou com o Gol GT exibido no Salão do Automóvel, saiba que o novo Gol de verdade deve passar por uma grande revolução em menos de dois anos. Com lançamento previsto para até o primeiro semestre de 2018, o novo Gol vai representar a maior mudança estrutural do hatch. O modelo usará uma arquitetura encurtada e simplificada da MQB A1 presente no Golf e família, batizada de A0. A base dará origem ainda ao Voyage, Saveiro e o T-Cross, crossover compacto que ainda é chamado pelo nome do conceito T-Cross Breeze e deve manter a denominação na versão de produção.
Será a quarta geração do carro – considerando que o “bolinha” e o G5 de 2008 foram as duas mudanças totais pelas quais passou o modelo, sem contar os facelifts. O acabamento será simplificado em relação ao Polo europeu, marcado para ser revelado até o primeiro semestre de 2017. Contudo, isso significará ainda uma grande evolução diante do patamar do Gol atual, que conviverá com o novo.
Novo visual do Gol – Confira como ficou e quais as principais mudanças
Embora a Volkswagen dificilmente provoque uma ruptura total de estilo, podemos notar pela projeção inicial que o Gol terá uma característica diferente do modelo atual: ele voltará a ter uma terceira janela junto à terceira coluna, ao estilo do Polo europeu. Será um desenho mais alongado e elegante, com alguns pontos de semelhança com o facelift da sétima geração do Golf.
O peso permanecerá na faixa de uma tonelada, talvez um pouco menos nas versões de acesso. A aplicação maior de aços de alta e ultraresistência permitirá ao Gol MQB manter-se leve mesmo com a alteração de dimensões. O comprimento deve ficar na faixa dos 4 metros e o entre-eixos será na faixa dos 2,55 metros. Na prática, isso permitirá ao sedã Voyage ganhar porte do Santana chinês, cuja geração atual foi descartada para o Brasil.
Gol com up no motor
Graças ao peso relativamente contido, o motor 1.0 de três cilindros aspirado ainda fará parte do pacote de opções. O 1.0 TSI será uma outra opção e terá rendimento mais forte que no up! (105 cv e 16,8 kgfm de torque) e pode ser a saída para uma versão mais esportiva ao estilo do Gol GT do Salão do Automóvel em um ajuste parecido com o do Golf e seus 125 cv. Além disso, segundo apuramos, o câmbio automatizado i-Motion deve dar lugar a outro automático convencional, talvez a mesma caixa usada pelo Golf nacional.
Fonte: Auto Esporte