Índice de Conteúdo
Todos nós motoristas sabemos o quão importante o sistema de câmbio/transmissão é para o carro não é mesmo?! Mas você sabe como funciona o sistema de transmissão? Quais são os tipos de câmbios? Quais os principais componentes do câmbio? Quais os principais problemas no sistema de transmissão? Quando realizar a revisão do sistema de câmbio do meu carro? Saiba como funciona e onde levar o seu carro para deixa-lo novo de novo!
Como funciona a transmissão automotiva de maneira simples?
Primeiramente vamos falar sobre câmbio de maneira geral para que você leitor de nosso blog aprenda de maneira definitiva a ideia das trocas de marchas.
O câmbio funciona através do movimento de um conjunto de engrenagens que “regulam” a velocidade e o torque para qualquer situação, seja ela descida, subida, reta e etc… Tem como função “passar” o potência do motor para as rodas do veículo.
Em carros comuns ou seja em motores dianteiros o movimento se inicia no volante do motor e passa pela embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e o diferencial que passa o movimento para as rodas traseiras do veículo.
Quais são os 3 principais componentes do sistema de transmissão?
1 – Diferencial
O diferencial tem como principal função transformar o torque em movimento para as rodas. É encontrado na parte dianteira caso a tração seja dianteira e na parte traseira se a tração do veículo for traseira.
Observação: Em veículos com tração nas 4 rodas o diferencial trabalha diretamente em seus 2 eixos.
2 – Embreagem
Tem como principal função interromper o torque do motor e harmonizar a passagem de velocidade entre motor e caixa de câmbio através da desaceleração de engrenagens, possibilitando assim uma acoplagem de marchas sutil, gerando conforto a quem dirige.
3 – Caixa de marchas
Sua função principal é multiplicar a força ou velocidade vinda do motor do motor de seu carro, permitindo assim que o veículo passe por qualquer situação no dia a dia, seja ela subida, descida ou então uma reta.
A cada troca de marchas a rotação do motor varia, quanto menor a marcha maior a força e rotação do motor e no caso contrário quanto maior a marcha maior a velocidade e menor a rotação do veículo.
Quais são os tipos de sistema de transmissão e como funcionam?
Existem diversos tipos de sistemas de transmissão pelo mundo, no universo automotivo 4 modelos são os principais, que são eles: o câmbio manual, automático, automatizado e o CVT. Vamos como funcionam:
Transmissão manual
O sistema de transmissão manual possui uma embreagem e uma caixa de marchas. O controle do sistema é feito pelo pedal de embreagem e pela alavanca de câmbio. Já seu acionamento é feito por um pequeno sistema hidráulico e a alavanca do câmbio se liga a um trambulador de acionamento que ativa os engates que estão dentro da caixa de marchas e engatam as marchas selecionadas.
Transmissão automática
Esse sistema conta com a troca de marchas de forma autônoma. O diferencial do sistema de transmissão automática trabalha sob carga, não interrompendo a propulsão do veículo no momento da troca. Além disso, a embreagem tradicional é substituída pela embreagem hidráulica ou pelo Conversor Hidrodinâmico de Torque.
Transmissão automatizada
O câmbio automatizado aciona a embreagem e muda de marcha através de um sistema eletrônico de eletroválvulas e bombas hidráulicas controladas por uma ECU. (Módulo)
Esse item recebe informações de velocidade, pressão do óleo (da caixa), rotação da árvore primária, posição da alavanca de câmbio e interruptor de freio e da porta do motorista e com base nelas comanda as eletroválvulas que conduzem o óleo para os atuadores de embreagem e seleção de marchas.
Transmissão CVT
O cambio CVT (Transmissão continuamente variável) tem como principal característica a rotação continua durante o deslocamento do veículo. Assim o motor não sofre nenhum tipo de interrupção fazendo com que as trocas seja realizadas de maneira bem mais suave.
Possui conversor de torque e comando eletro-hidráulico na caixa de marchas e tem como princípio básico diferenciar o diâmetro das polias, o resultado é um número infinito de relações de marchas obtidas.
Quais são os principais defeitos dos câmbios automotivos?
O câmbio é fundamenta para o funcionamento do veículo certo?! E é por isso que temos que deixa-lo sempre em perfeitas condições de uso, realizando as principais revisões e trocando peças assim que começam a dar algum tipo de defeito pois o conserto deste sistema não tem uma mão de obra barata além de ser um dos mais complexos.
Listamos abaixo alguns tipos de defeitos e dicas sobre o sistema de transmissão:
Ruídos metálicos
Fique sempre atento com barulhos diferentes em seu veículo em relação ao câmbio, principalmente se um barulho metálico continuar com o veículo em “ponto morto”.
Esse tipo de defeito pode estar ocorrendo por falta de viscosidade do óleo de câmbio ou então alguma falha no próprio motor, fazendo assim com que o mesmo fique fraco e não tenha força para manter o câmbio girando em perfeita condição.
Para resolver visite com seu veículo qualquer MixAuto Center, por lá os mecânicos especializados conseguirão realizar a revisão e a troca de óleo caso necessário.
Marchas sem encaixe
Normalmente indicam um dos principais problemas que ocorrem no sistema de transmissão, a falta de óleo de câmbio.
a falta de óleo no câmbio faz com que o contato entre cada uma de suas engrenagens seja bem mais desgastante do que o normal, se não for levado ao centro automotivo da MixAuto mais próximo você poderá ter que acabar até realizando a troca do sistema inteiro de câmbio.
Marchas desencaixam sozinhas
Para esse defeito existe mais de uma causa, sendo desde a embreagem até o trambulador, o ideal como todo outro problema do sistema é levar até o centro automotivo MixAuto mais próximo de você!
Muitos motoristas não dão importância assim que esse tipo de problema acontece, simplesmente dão uma “forcinha” a mais para que a marcha fique no lugar.
O que muitos não sabem é que algumas peças juntamente com o trambulador muitas vezes são de plástico e podem acabar sendo danificada com esse descuido, assim além de trocar apenas uma peça terá que arcar com os custos das outras danificadas.
Trancos na troca de marcha (Carros automáticos)
Os famosos trancos na troca de marchas podem ser causados pela falta de óleo de câmbio. Este problema pode ser até irreversível em alguns casos e tem como prejuízo a troca do sistema por inteiro.
Leve imediatamente ao centro automotivo da MixAuto para averiguarmos e deixa-lo novo de novo!
Vazamento de óleo do câmbio
Esse tipo de problema pode ser causado por alguma batida leve em alguma valeta ou algo do tipo ou até excesso de óleo na hora da revisão.
Caso seja por alguma batida o centro automotivo deve ser visitado para que o problema seja resolvido. Se o problema for o excesso de óleo vá até onde completou para que deixem na medida correta do sistema.
Cheiro de queimado
Este tipo de problema caso esteja ocorrendo em marcha lenta principalmente indica baixo nível de óleo de câmbio e para que você não perca o sistema todo (Rapidamente) leve o quanto antes no seu centro automotivo de confiança.
No centro automotivo além de realizarem toda a revisão do sistema deixarão seu carro pronto novamente para rodar pela cidade!
Quando devo realizar a revisão dos sistema de câmbio?
Assim como diversos outros sistemas do carro o câmbio também deve ser revisado para que não venha a lhe deixar na mão em tempo algum de sua vida útil.
É ele quem faz com que seu veículo consiga se deslocar para diversos lugares e por isso é muito importante manter uma revisão periódico no sistema.
Normalmente deve ser feita essa revisão periódica comum do veículo de 6 em 6 meses ou então de 10 em 10 mil km, porém o sistema de câmbio é feito para durar cerca de 70 mil km! Mas fique sempre muito atento pois a manutenção deste sistema é uma das mais caras e complicadas em relação a procura de peças reparadoras.
Bônus MixAuto!
Como em todas as nossas postagens deixamos sempre um bônus para você leitor que nos acompanhou até o fim e hoje não será diferente!
O bônus será: As principais vantagens de se ter um carro com sistema mecânico de transmissão ao invés do automático, muitos lugares listam apenas ao contrário não é mesmo? Mas nós da MixAuto somos diferentes! Vamos lá!
Vantagens :
– Custo da manutenção cerca de 2 x menor ou até mais!
Nos dias de hoje o câmbio automático por ser mais avançado e muito mais complexo do que os câmbios manuais,por esse fato o custo de um conserto de um carro manual chega a ser 2 x mais barato se comparado ao veículo automático, tudo irá depender de sua marca ou modelo.
– Valor do próprio veículo é mais em conta
Não é segredo para ninguém, carros com o sistema de transmissão automático custam mais do que os veículos com o sistema manual
– Consumo de combustível
O consumo de combustível de um carro manual é bem inferior ao do automático, em um carro manual você tem todo o controle da rotação do mesmo, e quanto menor a rotação menos combustível está sendo injetado no motor.
Já nos carros automáticos você condutor não consegue ter o mesmo controle, já que quem faz a troca é o próprio sistema com os dados vindos da ECU do veículo.
Recomendamos sempre a todos os leitores a estarem realizando as revisões do sistema de transmissão de seus veículos em um centro automotivo MixAuto Center, lá com toda a certeza você irá encontrar conforto para você e seu carro com um preço justo! Ligue para nós e agende já a sua visita!
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga (Próximo ao Terminal Sacomã) – São Paulo, SP – 04203-003
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp Comercial: (11) 94805-0436 / (11) 97503-9098
E-mail: autocenter@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
Gostou do post? Deixe nos comentários a sua opinião.
Veja também nosso Post sobre os MOTORES TSI DA VOLKSWAGEN
Não perca nossas promoções da semana:
– Kit de Vidro Elétrico
– Espelhamento de Tela
– Travas Elétricas
– Segurança Automotiva com Alarmes e Antifurtos para Rodas
– Módulos de Conforto