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Você se lembra qual foi a última vez que visitou uma oficina mecânica para verificar o estado do seu carro? Alguma vez já precisou fazer a troca da correia dentada ou até mesmo do tensionador?
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essas peças do carro, mas acredite: sem elas, você não conseguiria tirar seu carro da garagem.
Diariamente, atendemos a diversos carros das mais variadas marcas e modelos nas duas unidades da Mix Auto Center. E teve um caso em particular que nos chamou a atenção: Um cliente procurou a Mix Auto para fazer a troca da correia dentada em seu Kia Picanto 1.0 ano 2011.
Nossos mecânicos rapidamente entenderam o motivo: Conforme Manual do Fabricante, nesse caso a Kia, a Troca da Correia Dentada e Tensionador devem ser feitas a cada 50 mil km rodados ou 2 anos de uso. E chegou o momento de realizar essa manutenção no Kia Picanto.
O fabricante coloca esse tipo de informação de quando deve ser feita a troca da correia dentada para ser uma manutenção preventiva, que ajuda a prolongar a vida útil do motor e evita danos ou até a perda total do motor, dependendo do problema.
Primeiro, precisamos entender o que são todos esses componentes e quais problemas eles podem causar, para dar sequência ao trabalho que foi feito nesse carro.
O que é Correia Dentada e Tensionador?
A Correia Dentada, Correia de Sincronismo ou Correia Sincronizadora, é o componente que irá fazer a ligação entre a árvore do comando de válvulas ao virabrequim. Isso faz com que as válvulas abram e fechem no tempo correto, conforme a posição dos pistões, durante o funcionamento do motor. Por isso “correia de sincronismo”.
Já o Tensionador, Rolamento Tensionador ou Esticador da Correia é uma peça que garante a tensão ideal de trabalho para a correia dentada, evitando que se solte das engrenagens ou polias enquanto estiverem trabalhando.
Quais cuidados devemos tomar com o Tensionador?
Um cuidado a se tomar com o Rolamento Tensionador é evitar que ele deixe a correia muito tensionada, a ponto de fazer com que ela force muito as árvores do comando de válvulas e virabrequim.
Caso isso aconteça, pode acabar quebrando a correia.
Qual o prazo de validade da Correia Dentada?
Conforme o Manual das Montadoras, uma Correia Dentada possui uma vida útil de 50 mil km rodados ou no máximo 3 anos de uso.
Em alguns casos, é preciso fazer a troca antes do prazo determinado pelo fabricante, por isso é importante sempre incluir essa peça ao fazer a revisão na oficina.
Como saber se está na hora de fazer a Troca da Correia Dentada e do Tensionador?
É possível descobrir o problema na correia antes mesmo de desmontar o carro.
Caso perceba que, quando o carro atinge uma velocidade mais alta ou está com muita carga, está com problemas na direção, a folga da correia do motor pode ser o motivo.
Além disso, se a correia do motor não estiver tensionada corretamente, ela não manterá as válvulas temporizadas e isso causará falha de ignição, afogamento, motor engasgando e o carro pode nem dar partida.
Agora, se o carro funcionar, atente-se ao barulho. Fique parado ao lado dele e tente distinguir de onde o som está vindo. Caso ouça o barulho vindo da frente do motor, pode ser o som da correia batendo devido a perda de tensão.
Por que a correia dentada faz barulho?
A Correia Dentada pode fazer barulho devido a falta de lubrificação no componente e também devido a perda de tensão.
Por isso, ao notar um barulho no carro nesse sentido, mesmo que ainda seja baixo, o ideal é procurar um mecânico para fazer a inspeção e caso necessário, a troca dessas peças.
Quando estoura a correia dentada o que acontece?
Na maioria dos casos, quando a correia dentada rompe, os pistões acabam se chocando e provocando o empenamento das válvulas. Quando isso acontece, é preciso fazer a retífica do cabeçote.
Em outras situações, quando o rompimento da correia acontece em alta velocidade, por exemplo, o impacto é tão grande que acaba quebrando os pistões. Caso isso aconteça, o prejuízo será ainda maior, pois será necessário fazer uma retífica completa do motor.
Procedimentos realizados pela Mix Auto Center para Troca da Correia Dentada e Tensionador do Kia Picanto
Agora que entendemos o que é Correia Dentada, Tensionador de Correia e a importância que essas peças tem em nosso carro, vamos à ação!
Para ter acesso a correia dentada do Kia Picanto é necessário remover uma capa de plástico que protege o conjunto de correias e polias. Essa capa fica localizada embaixo do carro e, por isso, foi necessário usar o elevador.
Carro levantado, chegou a hora de tirar a roda dianteira direita, permitindo um melhor acesso a capa.
Após remover a capa de proteção das polias, nosso mecânico afrouxou e retirou a correia do compressor de ar condicionado.
Assim que a polia do ar condicionado foi retirada, partimos então para a parte de cima do motor, já que lá encontrava-se o acesso para a bomba d’água.
Foi preciso afrouxar os parafusos da bomba d’água para poder então afrouxar a correia que passa por ela e pelo alternador.
Retiramos a Correia da Bomba d’água e fomos para o próximo passo: apoiar o motor para poder retirar o coxim superior direito dele.
Depois, foi removida a polia que vai presa a árvore de manivelas, para poder retirar a capa de proteção e, finalmente, chegar à correia dentada e ao tensionador de correia.
No eixo virabrequim fica acoplada uma polia de alumínio, que serve para o sensor de rotação do motor identificar a rotação em que ele se encontra. Nosso mecânico retirou essa polia e o sensor de rotação do motor.
É preciso girar o motor e verificar as marcas de sincronismo (deixar o motor no ponto). Da mesma forma que o motor é desmontado, ele precisa ser montado de volta, para que mantenha um funcionamento perfeito, igual quando sai de fábrica.
Um motor fora do ponto pode consumir mais, emitir mais poluentes e até mesmo ficar falhando ou, dependendo do quão fora do ponto estiver, fazer com que os pistões batam nas válvulas e acabe quebrando o motor”, explica nosso mecânico, Erick Albuquerque.
O motor do Kia Picanto tem marcas nas engrenagens que facilitam a visualização do ponto correto, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado”, completa Erick.
Como o motor ainda estava no carro, a visualização pode ser difícil e pode gerar erros de paralax, por isso o mecânico realizou a marca com um corretivo para tornar a visualização mais fácil.
Após deixar o motor no ponto, o parafuso do tensionador foi afrouxado e a tensão da mola que faz com que ele mantenha a correia tensionada foi tirada.
Depois de todas essas etapas, o mecânico pode retirar a correia dentada e trocar pela nova.
Como é feita a montagem da Correia Dentada
Para montar a nova correia é preciso garantir que o sentido de giro será respeitado, já que a correia tem lado certo para ser montada, trabalhando em apenas um sentido durante o funcionamento do motor. Além do sentido de giro da correia, é preciso se atentar:
- Se a correia tem marcas que batem com as marcas das engrenagens, respeite-as!
- A montagem deve ser feita com a correia dentada já pré-esticada, pois os dentes não podem ficar “encavalados” um no outro, precisam se conectar uniformemente.
Montar a correia de sincronismo de maneira errada pode fazer com que ela pule os dentes e que o motor saia do ponto certo.
Depois de montar a correia dentada no lugar, nosso mecânico realizou o ajuste da mola do rolamento tensionador, fazendo com que o rolamento tencione a correia de forma ideal a correia dentada.
Feito esse processo, voltamos para os passos iniciais, no sentido inverso do que foi feito anteriormente. Ao invés de afrouxar e retirar os parafusos, prendemos e colocamos tudo no lugar para que o carro ficasse pronto para rodar novamente.
Quanto tempo demora em média para fazer a Troca de Correia Dentada e qual o valor?
É aconselhável sempre procurar um profissional qualificado para a perfeita execução do trabalho.
Em uma oficina especializada, esse tipo de serviço pode demorar em torno de duas a três horas.
Já o valor, pode variar de acordo com o modelo do seu carro (se é 8 ou 16 válvulas) e também onde a oficina está localizada. Calcula-se que em média, a mão de obra seja a partir de R$ 450,00.
Onde fazer a Troca de Correia Dentada e Tensionador?
Temos mais de 10 anos de atuação no mercado automotivo, prezando sempre pelo melhor atendimento e serviços prestados por nossas equipes de especialistas em mecânica automotiva, estética automotiva e instalação de acessórios automotivos.
Além de possuir ferramental adequado e maquinário próprio para realização de serviços específicos, a Mix Auto conta com uma ampla gama de acessórios automotivos com o mesmo padrão de qualidade dos originais de fábrica, a um preço muito mais em conta e até 2 anos de garantia quando adquiridos e instalados em nossas unidades: Bosch Mix Auto Center Jabaquara e Mix Auto Center Ipiranga.
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Oficina Jabaquara / Centro Automotivo Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Oficina Ipiranga / Centro Automotivo Ipiranga
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – Próximo ao Terminal Sacomã – São Paulo
Telefone: (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436 / 11 97503-9098
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br
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