Índice de Conteúdo
Imagine o seguinte cenário: Os dias são de sol e muito calor. Você pega seu carro para ir ao trabalho ou fazer um “bate e volta” até a praia. Sai de casa, dirige por alguns minutos e só então percebe que o ar-condicionado do carro parou de funcionar.
Quem possui e já está habituado com o ar-condicionado no carro, sabe que de tempos em tempos é preciso trocar os filtros.
A manutenção periódica e higienização do ar-condicionado automotivo é questão de saúde. Por isso, o período indicado para realizar a troca dos filtros do ar-condicionado do carro é a cada 6 meses.
Veja abaixo a diferença entre um filtro novo e um filtro usado (nem precisamos dizer qual é qual, certo?):
Quando o assunto é saúde, não é só a prevenção contra o coronavírus que merece nossa atenção. O caso que despertou grande preocupação mundial também serve de alerta para questões de higiene que fazem toda a diferença na prevenção de doenças.
Em relação ao sistema de ar-condicionado do carro não é diferente. Não trocar os filtros do ar-condicionado automotivo implica no acúmulo de bactérias disseminadas no ambiente quando o aparelho é ligado, o que pode acarretar em alergias e até doenças respiratórias.
Para quem tem filhos pequenos, a preocupação deve ser ainda maior. Então preste muita atenção a este cuidado: Entenda a importância de fazer a higienização do ar-condicionado automotivo.
Embora realizar a troca dos filtros do ar-condicionado automotivo seja parte essencial da manutenção do aparelho, o caso não chega a configurar um problema de fato. Ainda assim, muitas pessoas se enganam com os sintomas.
.
O ar-condicionado do meu carro parou de funcionar. O que pode ser? Será que só dar uma carga resolve?
.
Então, vamos falar sobre este item indispensável para quem deseja enfrentar o trânsito em dias quentes com o merecido conforto. A começar pelos problemas.
Quais são os principais problemas com Ar-Condicionado Automotivo?
Quando o ar-condicionado não resfria o suficiente ou simplesmente para de funcionar, a primeira coisa que vem à mente é realizar uma recarga de gás de resfriamento.
Porém, o ideal é levar o carro para uma avaliação, pois o problema pode configurar uma falha técnica, como as listadas abaixo:
1 – Defeito na ventoinha do condensador do ar-condicionado automotivo
O condensador é a peça responsável por receber o vento e retirar o calor do gás, que é comprimido com o auxílio da ventoinha (ventilador).
Os problemas ocorrem quando o condensador está sujo devido a poeiras, folhas ou impurezas do ar. Desse modo, o fluxo de ar não circula livremente e impede o arrefecimento no interior do carro.
2 – Defeito no compressor automotivo
Para que o ar-condicionado esteja em perfeito funcionamento, o compressor do ar-condicionado precisa estar lubrificado a todo momento.
Se essa lubrificação para de acontecer, o ar-condicionado não irá resfriar seu ambiente. Isso acontece por um defeito, desgaste ou má manutenção.
Caso isso aconteça, vá até uma oficina automotiva especializada para que o reparo no compressor seja feito o mais rápido possível!
3 – Vazamento de gás do ar-condicionado automotivo
Se o ar-condicionado não está gelando o suficiente, o problema pode estar diretamente ligado à fuga do gás refrigerante.
Esse problema é um pouco difícil de ser identificado, mas simples de ser resolvido. Geralmente, este acontece porque alguma das conexões do equipamento está pouco apertada.
A identificação desse problema pode ser feita com um pouco de água e sabão, assim como nos botijões de gás de cozinha. Ao passar essa mistura em torno do botijão, ligue o ar-condicionado. Onde houver falhas ou pouca pressão, algumas bolhas começarão a se formar.
No caso de ser apenas uma conexão pouco apertada, basta rosqueá-la com mais força. Agora, se houver furos ou outros danos, será necessário realizar a troca.
No entanto, esse rompimento só pode ser ajustado por profissionais, que dispõem de materiais e ferramentas adequadas. O rompimento precisará ser reparado com uma solda e, posteriormente, farão uma nova recarga de gás.
4 – Fusível do compressor queimado
Esse é um item fundamental para o funcionamento do ar-condicionado do seu carro. Sem o compressor de gás automotivo, isso não é possível.
Se o mesmo não estiver funcionando em plena eficiência, o restante do sistema de ar também não funcionará.
Ruídos (parecidos com um choque, só que mais alto), ar que não esfria e vazamentos nas mangueiras do ar-condicionado são sinais de que podem estar ocorrendo defeitos no compressor. Fique atento(a).
Manutenção do ar-condicionado automotivo na prática (CASO REAL na MixAuto Center)
Quando um cliente trouxe o problema de que o ar-condicionado do carro não estava gelando, a equipe de profissionais da MixAuto avaliou a situação do veículo e constatou que havia um problema no evaporador.
Para isso, foi preciso:
1. Remover todo o painel do carro;
2. Remover a caixa do ar-condicionado automotivo;
3. Desmontar a caixa para realizar a troca do evaporador.
Lembramos que os serviços de manutenção do ar-condicionado automotivo devem ser realizados somente por profissionais capacitados.
Segundo Erick Albuquerque, Mecânico Especialista em Sistema de Ar-Condicionado Automotivo da MixAuto, a maioria das pessoas que possuem ar-condicionado no carro “acham que uma simples carga de gás seja a solução quando o aparelho para de refrigerar”. Mas não é bem assim.
Na tentativa de economizar, quem enfrenta problemas com o ar-condicionado automotivo costuma levar o veículo até a mecânica mais próxima, sem saber dos riscos e prejuízos que a manutenção indevida pode causar.
Não é todo mecânico que entende de ar-condicionado automotivo, mas eles ainda vão tentar resolver só pra não perder o cliente, comenta Erick.
Também há muitos casos de quem não quer deixar o carro parado na oficina e tenta resolver o problema por si próprio, o que não é recomendável de jeito nenhum.
O problema relatado por Erick é bem comum. Segundo o mecânico, muitas pessoas chegam até ele porque tentaram consertar o ar-condicionado do carro por conta própria a partir de um tutorial que assistiram no YouTube, mas acabaram só piorando a situação.
Atendo muitas pessoas que tentam resolver o problema elas mesmas e acabam danificando o aparelho, conta Erick.
Para Erick, quando o ar-condicionado do carro para de funcionar, o ideal é realizar uma inspeção mais a fundo para identificar se o problema não configura uma falha técnica, evitando maiores riscos para a saúde do carro e também do motorista e passageiros.
Dicas para aumentar a durabilidade do Ar-Condicionado Automotivo
Ficou fácil identificar o problema pelo qual o seu ar-condicionado pode estar passando, não é? Mas, que tal evitar esses transtornos e tomar alguns cuidados diários para aumentar a durabilidade desse item?
Então, vamos às dicas:
- Ligue o ar-condicionado automotivo diariamente. Isso ajuda na lubrificação do sistema. E falando em lubrificação automotiva, aproveite o embalo e saiba tudo sobre os 3 diferentes tipos de óleos automotivos disponíveis no mercado e qual é o melhor para seu carro.
- Faça a manutenção a cada seis meses e evite o acúmulo de bactérias e outras impurezas;
- Nunca ligue o ar-condicionado do veículo após deixar seu carro no sol. Isso pode causar um choque de temperatura, demorando excessivamente para concluir a refrigeração.
Essas são atitudes que parecem simples, mas que influenciam diretamente no seu perfeito funcionamento do ar-condicionado do seu automóvel.
Para garantir que a manutenção seja feita corretamente, faça as revisões nos períodos indicados com profissionais de confiança. Entenda os benefícios e por que é imprescindível manter a manutenção do seu carro em dia.
Onde encontrar Especialistas em Manutenção de Ar-Condicionado Automotivo na Zona Leste SP?
A MixAuto possui mais de 10 anos de atuação no mercado automotivo, oferecendo produtos e serviços de qualidade.
Além de uma grande variedade de acessórios, na MixAuto você ainda encontra profissionais altamente capacitados, que podem realizar a manutenção e higienização do ar-condicionado, e outros serviços como troca de óleo, cristalização dos vidros, conserto de vidro elétrico e o que mais você precisar!
Confira todos os produtos no site, lembrando que todos têm garantia e preços especiais! Acesse agora: www.mixauto.com.br/
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a MixAuto Center.
Visite a unidade mais próxima e realize a manutenção completa do ar-condicionado do seu carro!
UNIDADES:
BOSCH MIX AUTO JABAQUARA
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 296 – Jabaquara – Próximo ao Metrô Conceição
WhatsApp: 11 94708-8459 / 11 3807-6054
sac@mixauto.com.br /vendas@mixauto.com.br
MIX AUTO CENTER IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2810 – Ipiranga – São Paulo (Próximo ao Terminal Sacomã)
Telefone: (11) 3197-8503 / (11) 5061-0106
WhatsApp: (11) 94805-0436
E-mail: sac@mixauto.com.br / vendas@mixauto.com.br