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Existem três tipos de óleo para lubrificar o motor do seu carro: óleos sintéticos, minerais e semissintéticos. Sabendo disso, qual o mais adequado para o motor do seu veículo?
Trazemos aqui para vocês as especificações dos três modelos disponíveis no mercado, para auxiliá-los na melhor escolha.
A próxima vez que efetuar a troca, não terá a necessidade de deixar na mão do frentista, ou seguir a indicação de alguém, porque a má escolha, poderá influenciar no desempenho, consumo, e baixa durabilidade, já que, o óleo serve justamente para lubrificar os componentes móveis, evitar o contato entre as peças e o calor gerado por elas.
O que classifica os óleos em mineral, sintético ou semissintético, é a diferença no processo de obtenção dos óleos básicos.
Os Óleos Minerais:
Os óleos básicos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, no seu processo de refino, é o mais simples, e também o mais barato, caracterizando-se por uma mistura de hidrocarbonetos.
Os Óleos Sintéticos:
Os óleos básicos sintéticos são obtidos por reação química, em processos petroquímicas, tendo assim, maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de produtos, com diferentes propriedades e, por isso, são produtos mais estáveis, possuem maior resistência ao envelhecimento, promete manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor.
Os Óleos Semissintéticos:
Os óleos, semissintéticos são de base sintética.
É uma síntese das melhores propriedades dos dois tipos anteriores (mineral e sintético), em questão de preço e qualidade, é bem indicado.
Analisando os três tipos, podemos observar que o óleo sintético acaba sendo melhor, até pela resistência ao envelhecimento, mas isso não quer dizer que o óleo mineral é ruim, por exemplo, porque isso vai depender, para que tipo de lubrificação o seu motor foi feito, por isso, sempre é indicado a leitura do manual do proprietário.
A nomenclatura dos óleos:
A nomenclatura é dada de acordo com o nível de viscosidade!
São divididos em dois grupos, verão e inverno, identificados pela letra W, de acordo com sua resistência a temperaturas altas e baixas, respectivamente.
Na sequência da letra, vem o número que categoriza o nível de viscosidade do óleo, quanto maior o número, mais viscoso:
0W-30 – Viscosidade “0” em baixas temperaturas – Viscosidade “30” em altas temperaturas.
Veja o exemplo no vídeo abaixo:
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